Por onde começar no Sping Boot

Pessoa, Decidi aprender Spring boot, assisti construção de alguns projetos e gostei muito, porém me deparei com um problema, não entendi quase nada… Queria saber o que devo aprender antes de entrar em Spring boot, digo isso no sentido de que: Tinha um capítulo de JDBC no curso de java que fiz a um tempo, não entendi muito pois não sabia MYsql, fiz um curso de MYsql e então JDBC ficou bem claro pra mim, então queria saber quais as “linguagens” devo aprender para que as anotações e bibliotecas que são usadas em Spring Boot comecem a fazer sentindo, obrigado desde ja!

Tô começando no Spring agora, mas vc sabe trabalhar DAO, Bean, JSP e Servlets? Eu aprendi esses primeiro, pq meio que o papel do Spring é realizar esses trabalhos de uma forma mais simplificada, tipo a ideia é perder menos tempo configurando e mais tempo programando.

1 curtida

Enão Alysson, confesso que estou extremamente confuso, pois terminei meu curso de Java POO mês passado, então fiz um curso de MYsql e fui convidado por um amigo a me juntar a ele em sua agência de construção de sites onde eu faria o Back-end e ele o Front-end, fui pesquisar sobre como eu poderia fornecer meu código para ele usar, e aqui no guj descobri que para isso se usa o Spring Boot para construir uma API Rest, porém não entendi nada das aulas de Spring Boot. Quanto a isso que você mencionou só conheço um pouco de DAO… Mas a minha questão é em qual conceito se encontra Bean, JSP, Servlets e etc? Como eu deveria pesquisar sobre isso? Ex: Para entender sobre Polimorfismo devemos procurar sobre java orientado a objetos, então o que devo estudar a partir de POO para conseguir ingressa em Java Web?

Então, isso ai já faz parte do java web. Ingressar Java web não precisa ser direto no Spring, já que ele é só um framework que ajuda nisso, vc primeiro tem que aprender a fzr algumas coisas sem o Spring, pra entender como funciona.
Se vc já tem uma base de manipulação de banco de dados e sabe fazer um DAO, eu recomendo vc aprender a usar tomcat, servlets e jsp. A apostila da caelum fj21, vc aprende isso, além de uma introdução ao JPA e ao Spring. https://www.caelum.com.br/apostila/apostila-java-web.pdf.

1 curtida

Alguns tópicos que podem te ajudar:

• TCP/IP
  • Web (HTTP/HTML)
  • padrão MVC
  • Threads e I/O
  • Injeção de dependências

Uma coisa que pode te ajudar é entender como funciona um servidor Web e o protocolo HTTP.

Basicamente, o que um servidor HTTP faz é receber uma requisição do navegador por um recurso (uma página HTML, uma image, um pdf, etc.), encontrar esse recurso no seus diretórios e devolver o recurso para o navegador.

Uma aplicação Web é praticamente a mesma coisa. A diferença é que ao invés de mapear para um recurso, o servidor vai invocar a execução de algum trecho de código que pode acessar BD, chamar outros serviços, etc. e no final vai retornar um resultado dentro do protocolo HTTP.