Por onde começar os estudos de Java EE?

Boa tarde,
Estou começando meus estudos de Java EE e gostaria de saber por onde começar. Na verdade, não estou começando agora, já faz um tempinho (1 ano +/-), mas de tudo o que eu sei (Servlets, JSP, Tomcat e JDBC) e tudo o que eu vejo por aqui no GUJ (JPA, EJB, JSF, Struts, Spring, Hibernate etc.) eu não sei por onde começar. Entendo que eles não são “concorrentes” mas sempre que quando eu começo a estudar um assunto, parece que um outro é pré-requisito deste e por aí vai. Então estou querendo a ajuda de vocês: Por onde começar a estudar? Não é material de estudo o que eu quero, e sim o que aprender primeiro.

Obrigado a todos pela ajuda

Recomendo antes de tudo, dominar/saber bem Java SE. Depois ir para Servlet/JSP, JDBC, JSF, JPA, Struts, Hibernate (nesta ordem que coloquei mesmo).

1 curtida

Não sei o pessoal vai concordar comigo mas acho que isso vai depender um pouco de seus objetivos,eu começei com jsp,agora jsf e hibernate, acho que querendo ou não você deveria pegar um material,recomendo muito as apostilas da caelum pois vai te mostrar do 0 e vai te guiando para outras tecnologias e mostrando oque cada uma faz,dai você decide oque quer estudar.Não é porque por exemplo todo mundo usa servlets ou hibernate que você precisa usar[minha opnião].

Verifique se você domina realmente os tópicos sobre SERVLET´S e JSP que são a base.
Também acho que o aprendizado de novas tecnologias vai depender dos seus objetivos. Caso tenha urgência em alguma uma dessas tecnologias, começe por ela.
Caso queira conhecer todas sugiro a sequência do andredecotia (JSF, JPA, Struts, Hibernate).
As apostilas da Caelum são realmente um bom tutorial para iniciar seus estudos. Caso sinta necessidade, procure os livros que as apostilas fazem referencia.
Bons estudos e grande abraço.

Obrigado a todos :smiley:
Realmente não tenho uma tecnologia específica em mente. Quero aprender tudo para estar preparado para o que vier mesmo.

Obrigado

Boa tarde.

Vamos cuidar com as palavras “dominar” e “tudo”. Dominar e saber tudo sobre uma tecnologia é complicado.
“Eu sei tudo sobre Servlet e JSP” ou como o Andre citou, dominar/saber JSE.

Eu concordo que quem tem uma boa base de JSE tem chances muito maiores de aprender o J2EE, mas dominar, complicado.
Bom, sobre a su pergunta, tente estudar o que está mais em evidência, há muitaaa coisa relacionada a J2EE e levaria longos anos para saber muito de tudo, então, prefira apenas ter uma excelente base em algumas tecnologias.

Particularmente, eu diria para estudar Servlet, Java Server Pages (JSP), Java Server Faces (JSF - inclusive o 2.0), Enterprise Java Beans (EJB) e Java Persistence API (JPA). Depois posso sugerir uns frameworks como richfaces, icefaces e primefaces.

Tem os containers Web que são importantes, cito Jetty, Tomcat e JBoss.
Bom, fica a dica, quem quer abraçar o mundo de uma única vez pode acabar ficando sem nada.

Abraços.

[quote=nel]Boa tarde.

Vamos cuidar com as palavras “dominar” e “tudo”. Dominar e saber tudo sobre uma tecnologia é complicado.

Eu concordo que quem tem uma boa base de JSE tem chances muito maiores de aprender o J2EE, mas dominar, complicado.
Bom, sobre a su pergunta, tente estudar o que está mais em evidência, há muitaaa coisa relacionada a J2EE e levaria longos anos para saber muito de tudo, então, prefira apenas ter uma excelente base em algumas tecnologias.

Particularmente, eu diria para estudar Servlet, Java Server Pages (JSP), Java Server Faces (JSF - inclusive o 2.0), Enterprise Java Beans (EJB) e Java Persistence API (JPA). Depois posso sugerir uns frameworks como richfaces, icefaces e primefaces.

Bom, fica a dica, quem quer abraçar o mundo de uma única vez pode acabar ficando sem nada.

Abraços.[/quote]

Obrigado. Mas o que eu quis dizer com o “mas de tudo o que eu sei (Servlets, JSP, Tomcat e JDBC)” foi que isso é tudo o que eu sei de Java EE até agora. Nunca pensei em dizer que eu sei tudo de um assunto. :lol:

Mas obrigado pela dica.

[quote=felipeaqueiroz][quote=nel]Boa tarde.

Abraços.[/quote]

Obrigado. Mas o que eu quis dizer com o “mas de tudo o que eu sei (Servlets, JSP, Tomcat e JDBC)” foi que isso é tudo o que eu sei de Java EE até agora. Nunca pensei em dizer que eu sei tudo de um assunto. :lol:

Mas obrigado pela dica.[/quote]

Ah perfeito. Se você já tem a base, fica muito mais tranquilo de aprender sobre o resto.
Eu praticamente aprende sob demanda, rs. Mas é interessante, as tecnologias que eu citei são aplicadas em grandes corporações, inclusive.

É isso, vamos aos estudos que todos nós temos que aprender e muito! hehe…eu pelo menos, tenho bastante hehe…
Abraços!!!

• Conceitos da linguagen
  • OO
  • JSP (Scriptlets, Standard Actions, Tag File, Simple Tags)
  • Servlets