Por onde começar para aprender a Desenvolver Testes

Olá pessoal

Estou cursando Tecnologia em Análises de Sistemas e tenho me interessado por aprender mais sobre a área de testes, gostaria inclusive de ver alguma coisa nesta área para o meu TCC, tenho percebido que esta é uma área muito importante e que muitas vezes tem sido renegada por algumas empresas no mercado.
Bom, mas a minha dúvida é que eu sou novo na área e na realidade não sei muito bem nem por onde começar a aprender sobre a área de testes. Por exemplo, quando busco informações sobre testes de unidades com JUnit aparecem vários tutorias que mostram apenas o trivial, mas quando o sistema é um pouco mais complexo fica um pouco difícil visualizar a maneira correta de implementar testes de unidade.
Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Você normalmente testa uma funcionalidade, não o sistema todo.

Existe um exemplo muito usado que é o de calculadora, vc vai fazer uma soma, para 2 valores de entrada vc tem um de retorno. E para esses 2 valores sempre sera o mesmo retorno.
Normalmente metodos com acesso a base não devem ser testados, pois vc não pode garantir uma entrada especifica para algo que é completamente mutavel.

[quote=feliperoliveira]Olá pessoal

Estou cursando Tecnologia em Análises de Sistemas e tenho me interessado por aprender mais sobre a área de testes, gostaria inclusive de ver alguma coisa nesta área para o meu TCC, tenho percebido que esta é uma área muito importante e que muitas vezes tem sido renegada por algumas empresas no mercado.
Bom, mas a minha dúvida é que eu sou novo na área e na realidade não sei muito bem nem por onde começar a aprender sobre a área de testes. Por exemplo, quando busco informações sobre testes de unidades com JUnit aparecem vários tutorias que mostram apenas o trivial, mas quando o sistema é um pouco mais complexo fica um pouco difícil visualizar a maneira correta de implementar testes de unidade.
Desde já agradeço a todos pela ajuda.[/quote]