Por onde começar

Colegas,
Estou preste a fazer um software. Tenho todos os requisistos e o sistema será bem simples.
Estavo pensando em começar pelo E.R (Entidade de Relacionamento).O que acham? Pos a base de dados na minha visão antecede qualquer liguagem de aplicação. E, uma vez estando tudo certinho, posso implementar em qualquer liguagem.
Vejo muito por aí Diagramas de Classe, mas creio que Modelo Entidade de Relacionamento tenha que inspirar o D.C, e não o contrário. Minha opinião.

Começa pelo protótipo de tela pro seu cliente aprovar a solução.

Sobre modelagem, pode ser orientada a banco de dados sim, sempre trabalhei dessa forma. Geralmente para grandes corporações é mais importante o banco de dados do que a estrutura das aplicações, até porque nem todas as aplicações podem ser OO, como você mesmo lembrou. No banco de dados a empresa consegue ter a visão e controle do todo através da equipe de ADs.

Único problema é ser criticado por OO puristas.

Se por acaso precisar ter uma visão gráfica de classes basta gerar o diagrama a partir do código com alguma ferramenta.

[quote=javaflex]Começa pelo protótipo de tela pro seu cliente aprovar a solução.

Sobre modelagem, pode ser orientada a banco de dados sim, sempre trabalhei dessa forma. Geralmente para grandes corporações é mais importante o banco de dados do que a estrutura das aplicações, até porque nem todas as aplicações podem ser OO, como você mesmo lembrou. No banco de dados a empresa consegue ter a visão e controle do todo através da equipe de ADs.

Único problema é ser criticado por OO puristas.

Se por acaso precisar ter uma visão gráfica de classes basta gerar o diagrama a partir do código com alguma ferramenta.[/quote]
Grato,
acontece que o paradigma OO no mundo corporativo não é Lei no mundo REAL. Irei pensar

Eu não acho que repetir o processo de grandes corporações no seu projeto simples é uma boa idéia. Não apenas porque são projetos com características diferentes, mas tb pq 99% do software criado no ambiente corporativo é, na melhor das hipóteses, medíocre.