Por onde começar

Olá colegas,

tdo bem? estou começando agora no mundo Java, pois meu foco é desenvolver aplicativos para celular, só que estou perdido e não sei por onde começar. Eu comprei de um colega de profissão nosso o livro “Java como Programar :: 6ª edição”, mas pelo que vi, o livro não aborda aplicativos mobile. Alguém poderia me indicar um tutorial, apostila, livros ou qualquer material para que eu possa estudar?

Abraços e obrigado!

[quote=Marcos Tavares]Olá colegas,

tdo bem? estou começando agora no mundo Java, pois meu foco é desenvolver aplicativos para celular, só que estou perdido e não sei por onde começar. Eu comprei de um colega de profissão nosso o livro “Java como Programar :: 6ª edição”, mas pelo que vi, o livro não aborda aplicativos mobile. Alguém poderia me indicar um tutorial, apostila, livros ou qualquer material para que eu possa estudar?

Abraços e obrigado!

[/quote]

Pode começar pesquisando! Há inumeros tópicos igual ao seu aqui no GUJ, e mais ainda se pesquisar no Google.

Dê uma passada nesse link: http://www.loiane.com/2011/01/como-comecar-a-aprender-java/

O caminho básico é começar com esse livro mesmo, ou outro que aborde JSE. Depois estude JME.

Não tem muitos atalhos, aprender java é complicado no início mesmo.

Se não consegui te convencer, leia isso:

http://pihisall.wordpress.com/2007/03/15/aprenda-a-programar-em-dez-anos/

E bons estudos!

Olá colegas,

uma pergunta… a estrutura de linguagem é a mesma web, desktop e mobile em Java? não sei se estou sendo claro, mas é eu já desenvolvo aplicações web com C# e PHP, porém qdo tentei migrar para o windows mobile vi uma diferença entre o C# que estou acostumado a trabalhar para web com aplicações mobile e isso se repetiu para desktop, tanto que eu trabalho com Delphi… posso estar enganado qto a essas comparações… com Java seria a mesma coisa? pq a minha pergunta, pois quero agora migrar para aplicações mobile, posso estar enganado, mas vejo isso como o futuro… baixei o SDK Android, o Net Beans e o Wireless ToolKit. Se a estrutura for a mesma, não sei se é bem “estrutura” que quero me referir, perfeito, vou fazer o que vc indicou, cair dentro desse livro que por sinal tem mais de 1100 páginas…rsrsrsrs…acho que deu pra entender aonde quero chegar…rsrsrsrs

abraços e obrigado

Olá Marcos!

O mesmo acontece com Java.
Quando vc programa pra desktop, as telas se comportam de uma certa maneira.
Ao migrar para Web, vc tem que ter em mente que essas telas não servirão, e vc terá que usar HTML para a parte visual e usar Servlets (ou outra coisa) para fazer o Java conversar com o browser.
Já na parte Mobile, tudo é diferente: as telas são chatas, porque os dispositivos são limitados, sem falar que, se vc for partir pra J2ME, vc vai ter problemas com a enorme diversidade de dispositivos e compatibilidade de uma JVM pra outra. Por isso vou te aconselhar a aprender a programar pra Android.

Estuda um pouco de Java e OO. Depois aprende bem a parte de Threads pra programar pra Android.

Espero ter ajudado.

Oi eliangela,

obrigado pela sua resposta… perdoe-me a ignorância, pois como sou leigo ainda dentro da plataforma mobile, algumas perguntas sem sentido aparecerão…rsrsrs… qdo vc disse programar para Android, isso se faz com Java ou o Android tem uma linguagem própria?

Obrigado

Marcos, para o Android você programa em JAVA mesmo.
Pode fazer isso no netBeans por exemplo, só precisará baixar e instalar alguns complementos. :wink:

Marcos começe pela base.
aprenda java primeiro depois passe a estudar para mobile.
apostila da caelum é otima para iniciantes assim como o livro que você comprou.

Olá colegas,

me perdoem pela demora na resposta, pois eu estava envolvido em um projeto do qual tomou quase todo o meu tempo. Desde já quero agradecer a dica de todos vcs e claro, vou terminar de estudar o Java para mais tarde migrar para a plataforma mobile.

abraços à todos e obrigado!