Sempre ouvi que o NetBeans não tem muita utilidade pro mercado de trabalho, então eu uso o IntelliJ. Porém, hj eu faço algumas aplicaçõezinhas no backend e tals, e nunca precisei de interface gráfica. Agora eu tenho essa demanda, e NÃO FAÇO IDEIA de como criar interfaces gráficas. Quer dizer, eu sei a teoria e tudo mais, mas eu nunca montei nada.
Quero começar com algo simples, tipo uma login screen e tal, mas eu não encontro nenhum material realmente bom pra isso… Ainda mais usando o IntelliJ…
Depende da oportunidade que recebeu. Se for aplicação nova e onde realmente tenha que ser desktop, esquece Java, estude C# se o cliente usa Windows.
Se for para manutencao de legados, estude a tecnolgia que já for usada. Maioria dos legados desktop Java são Swing. JavaFx é fora de cogitação, poucos adotam, pois entrou numa época que desktop morreu para a maioria dos sistemas de informações. Ideial seria avaliar partir pra web e mobile.
Então, na verdade eu precisava fazer meio que um mediaplayer, e tem que ser em Java. Me falaram de usar Jframe (que é Swing, né?) e tal. O MediaPlayer está pronto (outro cara já fez), e eu só tenho que fazer a login screen e tal… E eu to com uma dificuldade imeeeensa de entender o SceneBuilder da Gluon…
Eu meio que preciso do Java nesse projeto, e tô meio chateado pq eu “entendo” de Java, estudo todo dia, em especial a orientação a objetos e tal… (fora que eu n sei C#, mas dependendo do meu andamento na empresa vou procurar estudar sim, obg pela dica)
Eu não sei nada de FXML, o mais longe que cheguei em questão de “gráfico” foi JOptionPane… :c
@javaflex, só para eu entender, quando a galera tinha que usar interface gráfica com o Java, eles usavam o que? Não é possível ter tão pouco conteúdo disso, unico curso que achei bacana foi da Udemy e a ultima vez que ele foi atualizado foi em 2016… eu to começando a ficar preocupada UHSAUHUSA
Respondendo pelo javaflex (se me permite), a maioria usava Swing mesmo.
Existe sim um bocado de conteúdo de Swing (e de JavaFX, mas bem menos). Mas o problema é que Swing não é tão produtivo e bom quanto as alternativas (C#, Delphi, Qt), além de estar bem defasado em comparação e, como hoje em dia muita coisa foi pra web, raramente faz sentido construir algo desktop em Java. Existe, inclusive, a possibilidade do Swing ser removido do Java, virando uma biblioteca a parte (um jar separado) que você vai precisar mandar junto com a sua aplicação.
Ah, entendo. No meu caso, eu só preciso fazer uma login screen. Eu fucei, fucei, fucei, e consegui usar o GluonFX pra fazer (pelo menos) o design da minha login screen, o problema é que eu não sei usar as funcionalidades, ou como vou jogar isso no código e tudo mais. Cara, que complexo…
E obrigado pela explicação! Agora faz bastante sentido.