Quero estudar para me tornar um profissional na área de programação, mas eu não tive nenhuma experiência com isso. Eu não consigo entender como que ver como fazer uma matriz 3x3, por exemplo, vai fazer eu arranjar um emprego ou construir um aplicativo.
Pra quem já trabalha na área, se puderem me ajudar com essas questões eu agradeço:
1- Estou estudando java, POO, mas após aprender a sintaxe básica, o que eu faço?
2 - O que e como vc estudou para conseguir seu primeiro emprego na área?
3 - Estou estagiando num lugar como suporte, mas basicamente fico 80% do tempo sem fazer nada, o que me dá oportunidade de estudar, mas não posso instalar nada e nem ver vídeos no trabalho, alguma dica para utilizar esse tempo a meu favor?
Obrigado desde já, peço humildemente uma ajudinha pq realmente é um negócio muito turvo pra mim.
Se existisse um canal no Youtube pra ajudar pessoas como você a seguir esses passos de forma bem detalhada e dando as opções explicando todos os fundamentos, você consumiria?
Pergunto porque há uns 2 anos que eu penso em fazer isso, cheguei a criar 10 vídeos, mas a coragem nunca me deixou começar.
Eu sei que esse é um problema bem grande pra quem está na facul ou até alguns que já saíram e quando chegam no mercado desistem por não terem uma ponte de passagem dos algoritmos dos estudos para o mercado da vida real. Eu mesmo fui um desses, por isso pensei nesse canal, mas nunca o comecei por conta da falta de coragem mesmo por achar que não haveria quem consumisse, mesmo eu sabendo que o perfil existe.
Enfim, eu tenho que deixar de ser frouxo mesmo e lançar na cara e na coragem…
Aguarde novidades em breve
EDIT: Se estiver interessado me manda um PV aqui com o teu e-mail… Assim que eu preparar o vídeo 1 e upar eu lhe mando diretamente pra colher o seu feedback…
1- Estou estudando java, POO, mas após aprender a sintaxe básica, o que eu faço?
R: Você pode começar a fazer conceitos básicos, como uma calculadora, ou se quiser aperfeiçoar, fazer um sistema via web de consultoria, agendamento algo parecido
2 - O que e como vc estudou para conseguir seu primeiro emprego na área?
R: No momento atuo como programador, estudei Java Desktop e Java Web, porém atuo na área de Visual Basic, se você pega uma programação para valer, as demais linguagens fica mais fácil.
3 - Estou estagiando num lugar como suporte, mas basicamente fico 80% do tempo sem fazer nada, o que me dá oportunidade de estudar, mas não posso instalar nada e nem ver vídeos no trabalho, alguma dica para utilizar esse tempo a meu favor?
R: Fica observando o forum para ajudar as pessoas, neste caso você irá pesquisar algo para ajudar a pessoa, uma das melhores metas para aprender é ensinar outras pessoas, também vejo algumas bibliotecas em Java neste link: http://www.java2s.com/Code/Java/CatalogJava.htm
POO não faz parte da sintaxe básica do Java. É bom aprender POO como algo além do Java e até ver como isso é feito em outras linguagens, etc.
Dai você pode estudar alguns Design Patterns de OO, dá pra começar pelo livro do GoF.
Quando você chegar por aqui, um livro bom é: The Pragmatic Programmer. É simplesmente excelente. Cheio de dicas sobre como trabalhar com desenvolvimento de software, coisas que eu li muitos anos depois de trabalhar na área, mas que queria ter lido no comecinho.
Depois da pra partir pra ver como problemas são resolvidos com outros paradigmas, que fogem do que seria considerado ortodoxo em OO pelos entusiastas dessa área. Por exemplo, alguns design patterns de OO existem porque OO não consegue resolver algumas coisas de forma simples, mas outras alternativas existem. Dai tu pode começar a ler algo de Alexander Stepanov por exemplo, e estudar linguagens mistas como Clojure ou Ocaml, ou até os próprios streams do Java, e até mesmo se aventurar a estudar linguagens propriamente funcionais tipo Haskel.
Cara isso é um negocio trivial, você pode até nunca usar, mas tem que conseguir fazer. É como dizer, “ah pra que preciso saber que 2 + 2 = 4 se eu vou ter calculadora”, não precisa, mas se tu não conseguir fazer essa conta ridícula é porque o buraco no seu conhecimento é bem mais embaixo.
Sem contar que pra trabalhar com gráficos, jogos e computação cientifica você precisa entender coisas bem mais complexas que matrizes.