Por qual IDE começar?

Olá, eu sou iniciante no Java. Qual seria a melhor IDE para eu começar a aprender Java? :smiley:

Caro amigo, primeiramente, seja bem vindo…

Eu ja usei várias inclusive a aquela IDE fantástica notePadPlusJavac 2.0

Primeiramente eu comecei co netbeans e depois que comecei com java web/EE fui para o eclipse.

Ambas são otimas ferramentas.

Tive um pouco de dificuldade no inicio com o eclipse, mas hj é o meu favorito.

Boa sorte no teu caminho.

Netbeans, a unica IDE que você precisa :wink:

outra dica, nunca se apaixone por uma coisa…
fique aberto para experimentar novas tecnologias ou ferramentas…

Inovação … tudo oque vc precisa…

Boa Noite utilize primeiro o note pad para vce entender a sintaxe depois vce escolhe uma das duas IDE citada acima

Eclipse …

Tem também o netbeans mas todas as empresas que já trabalhei e já ouvi falar usam o eclipse.

Usar notepad não ajuda a aprender… pelo contrário… os auxílios e dicas que a IDE dá são muito instrutivas.

Eu uso o eclipse e acho excelente, mas já usei o netBeans.
experimente cada um e veja qual vc terá mais facilidade.
Abraços…

Eu estou usando o JCreator por enquanto, já usei Eclipse e NetBeans (pouca coisa)… Até agora foi a IDE que eu mais curti, parece ser mais enxuta (mais limpa) e mais rápida (até porque foi programada em C/C++ se não me engano…). Sem falar que é mais parecida com o Visual Studio, que estou mais acostumado a usar =D

O único porém, seria que a versão FREE dela (JCreator LE) não tem auto-complete do código… Mas não deve ser difícil achar a Pro por ai…

Outra opção é usar a combinação Notepad++ e os executáveiis próprios do java… Ajuda a entender o processo que a IDE faz por “debaixo dos panos” rsrs

Valeu

Olha amigo IDE é apenas um programa que te auxilie na sua programação. Eu particulamente gosto do NetBeans mas concordo que o eclipse é uma ótima IDE tanto quanto. Aconselharia você começar usando o NetBeans mas quando comecei a programar minha melhor IDE era uma chamada NotePad. kkkkkkkk

“Com esse papo de IDE e NotePad tive um momento nostálgico onde lembrei o velhos erros do código vistos na hora de compilar o código java pelo DOS e tendo que voltar ao código procurar o erro e adivinhar o que era. Bons tempos…”

Olá eu sou iniciante também em java, realizei alguns testes cara, é sempre bom você tentar fazer seu codigo todo em notepad e depois coloca-lo em uma IDE para verificar os erros de compilação, eu estava fazendo desta forma, as IDE’s que recomendo seriam Eclipse e Netbeans , atualmente estou utilizando o netbeans porém vou migrar para o Eclipse logo logo porque daqui para frente vou trabalhar com ele.

Vai de você experimentar e ver qual gosta mais, mas, para iniciantes, recomendo o JCreator (mesmo a versão LE). É bastante simples de usar, e funciona bem. Mexi um tempo com BlueJ e me pareceu interessante, mas não gostei tanto quanto o Jcreator.

Se puder, perca algum tempo fazendo compilação “na mão” (via linha de comando). Caso avançe mais um pouco e queira uma IDE mais completa, recomendo o Eclipse. É só descompactar e usar. Netbeans eu acho desnecesariamente pesada e avançada para alguém que está começando.

haroflow, o JCreator LE tem autocomplete, mas só para o que você já tiver digitado no arquivo java, ao contrário de outras IDE’s.

Abraços.

Gosto do Netbeans e Eclipse.

O Netbeans é mais completo, o Eclipse é mais leve !
Veja o que lhe atende melhor !

[quote=TerraSkilll]Vai de você experimentar e ver qual gosta mais, mas, para iniciantes, recomendo o JCreator (mesmo a versão LE). É bastante simples de usar, e funciona bem. Mexi um tempo com BlueJ e me pareceu interessante, mas não gostei tanto quanto o Jcreator.

Se puder, perca algum tempo fazendo compilação “na mão” (via linha de comando). Caso avançe mais um pouco e queira uma IDE mais completa, recomendo o Eclipse. É só descompactar e usar. Netbeans eu acho desnecesariamente pesada e avançada para alguém que está começando.

haroflow, o JCreator LE tem autocomplete, mas só para o que você já tiver digitado no arquivo java, ao contrário de outras IDE’s.

Abraços.[/quote]

Opa, obrigado pela observação… Não tinha conhecimento disso rsrs

Valeu

se voce esta começando aconselho o Netbeans, é muito intuitivo. Quando voce tiver dominando vai pro Eclipse, ele é bem mais leve… e te deixa mais livre pra você programar…

Amigo,

Aconselho você a começar fazer as coisas tudo na mão usando o NotePad ou até mesmo o JCreator que não lhe dá nada feito…

Netbeans é bom , mais gera um código pronto e talvez fique dificil de vc entender.

Depois tem o Eclipse que é uma ótima IDE, boa sorte nos estudos.

Comecei a programar em Outubro de 2011, já iniciei em Java, e tentei utilizar o Eclipse, de primeira impressão achei mais complicado, então instalei o NetBeans, achei muito melhor de se trabalhar nele, estou utilizando ele até hoje, mais pretendo utilizar o Eclipse depois que já estiver bem fera no Netbeans.

Minha Opnião: Comece utilizando o que você achar que for agilizar a sua aprendizagem, depois é interessante você experimentar os outros.

Se vc pretende estudar e trabalhar com Java o melhor mesmo é o Eclipse-IDE por que ele traz muitos recursos que traz muita produtividade e é voltado para quem quer aprender a programar HardCode, já o Netbeans é muito parecido com Visual Studio, ou seja, traz o conceito de programação orientada a interface da IDE, resumindo muita coisa vem pronta pra fazer em apenas alguns cliques e configurações, diferente do Eclipse que tem apenas recursos produtivos para facilitar no desenv do código, mas tudo nele é manual e é essa a vantagem principalmente se vc estiver iniciando, pq manualmente vc aprender o q acontece peça por peça

O problema em começar com IDE é que a maioria fica acostumada e não sabe ler API, nem como executar o compilador nem como configurar CLASSPATH entre outras coisas.

Algumas IDE´s tem suporte a documentação com o autocomplete. Se souber conciliar as 2 coisas, melhor ainda. Senão, escrever código no editor de texto e usar o terminal pra executar e configurar ambiente, é o melhor caminho (no começo) e vai ter menos dores de cabeça no futuro.

NOTA: Essa dica é para o começo e aprendizado, pois a medida que se trabalhe num projeto grande fica quase que impraticável tentar ser Jedi no editor de texto.