Por que adoções de Agile falham?

No InfoQ uma matéria lista 11 maneiras de sua adoção a Agile falhar.
segue a lista:

Jean Tabaka detalha melhor essa lista: aqui
Quem usa efetivamente Agile poderia comentar mais sobre essa lista…??
E que outros pontos poderia fazer um projeto que adota Agile falhar??

Olá

Ótimo link. Tanto acho isto que até já tinha colocado em outro tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/30/68401.java#360111

[]s
Luca

Valeu Luca, mas pelo que vi aquele tópico foi totalmente desviado do focu da pergunta inicial.
Tanto que nem comentaram sobre os links. :confused:

Falando em desviar o topico, a que peh anda a adocao de metodologias ageis no Brasil?

Está acontecendo, mas tem muita resistência. SCRUM está começando a aparecer em vários lugares. Nesse ano 3 empresas oferecem cursos no mercado aqui em São Paulo. Mas sabe como é que é, mexer na gestão sem mexer na engenharia é bem difícil. Os problema que vejo em inúmeros clientes e treinamentos (muitos são de fábricas, mas tem bastante gente de empresas também) estão abaixo:

Na engenharia:

1. Muito BRUF e BDUF (logicamente… é cascata)

2. Os processos de desenvolvimento são muito Use-Case Driven, usa-se caso de uso pra tudo, desde modelar dados até descrever regras de negócio.

3. Uso da UML completamente errado. Falando em Design, as arquiteturas são fracas na maioria das vezes.

4. Muita divisão do trabalho e pouco foco em objetivo. Se todo mundo só cuida do seu não sobra ninguém pra cuidar do todo. Há muito pouca comunicação.

5. Poucas equipes trabalham com integração contínua e builds rápidos.

6. Os testes ficam pro final mesmo, muitas equipes ví pouca ou nenhuma automação.

Na gestão:

1. Usa-se gantt chart. Canso de dizer que gantt chart não serve para projetos de software, mas os gestores não escutam. Estou até lançando uma campanha… vou até dar camisetas com esse logo “no gantt, yes ROI”…

2. Como não se foca em objetivos vira corre-corre no fim do projeto e a qualidade vai pras picas. Foco em tarefas é uma péssima idéia, sempre dá errado, nunca deu certo, mas os tupiniquins continuam errando. (acham que PMBOK vai resolver a questão)

3. Falha miseravelmente em agregar valor de negócio. Estão cagando e andando pro investimento dos sponsors.

4. Ainda estão se questionando porque projeto de custo fechado, prazo fechado e escopo fechado não dá certo.

Vou te falar uma frase que uma aluna minha disse essa semana:

“- Os caras que cuidavam dos processos lá na minha empresa eram muito fechados. Eles não aceitavam a opinião das equipes. A visão que eles tinham do processo é que qualquer pessoa poderia pegar qualquer papel, mesmo sem conhecimento, e as coisas funcionariam mecanicamente. Segundo eles, AS PESSOAS NEM PRECISARIAM CONVERSAR, as tarefas chegariam pela ferramenta de gestão, o artefato é preenchido e encaminhado para o próximo responsável…”

Outra frase que ouvi do PMO numa grande empresa daqui que estava implantando SCRUM:

“- Por que vcs não trabalham do jeito que todos os outros projetos trabalham? Nos já fizemos mais de mil IMPLANTAÇÕES de software e deu certo! Por que no desenvolvimento de software não podemos aplicar os mesmos conceitos?? É igualzinho!!! Tudo é fase!”

Outra frase que ouvi dum arquiteto megalomaníaco:
"- A minha estratégia não é consultar o mercado. Acho que é melhor fazer o produto e depois tentar mudar a cabeça do mercado…"

Num dos cursos de SCRUM:
"- Se você tirar os papéis e a divisão do trabalho do processo de desenvolvimento de software vira uma anarquia…"

Tudo isso foi só no último mês… estou me sentindo que nem o João Batista… é, aquele da Bíblia… tenho falado para as empresas “Endireitai as suas veredas”. Lucas 3:4