[quote=Elizeu_Santos]Site é uma coisa, sistema corporativo é outra.
ultimamente tenho visto no RJ que PHP ainda existe, e que linguagens dinâmicas estão sendo cada vez mais utilizadas quando se trata de front-end. JSF é uma maravilha, mas… e ai soma o “mas” anterior com o “mas” do custo de hospedagem…
não sei se é este o motivo, porém tenho visto algumas oportunidades ruby, python e php.[/quote]
Boa análise Elizeu, você não está completamente errado em sua observação, porém, JSF não é Java.
É plenamente plausível colocar um sistema Java WEB no ar sem encostar no JSF e seu ciclo de vida “corporativo” (heuehueheuehue).
No mais, ao amigo criador do tópico, Java necessita de uma máquina virtual que funciona como Interpretador do bytecode que você compilou e jogou no servidor de aplicações. Seu Servidor de aplicações, sobe pool de conexões, gerencia suas threads, gerencia o ciclo de vida dos Servlets, etc. Tudo isso tem um custo de manutenção muito maior para os servidores, não somente recursos de máquinas, mas humanos tbm, tendo em vista que otimizar a JVM é algo bom quando sua aplicação escala.
Facebook é em PHP, mas (alguém me corrija se eu estiver errado) parece utiliza um Framework que otimiza o código em PHP para C++, Rip-rop se não me engano. Twitter recentemente teve que ir pra dentro da JVM por conta de escalabilidade.
O enem, foi realizado há uns anos atrás pela Red Hat. Foi todo feito sobre JBoss utilizando o Seam, alcançando picos de 150.000 acessos simultâneos.
Enfim, há Ns cenários para Ns situações específicas e sentenciar que Java não presta para Sistemas com milhares de acessos é precipitado. Linguagens de scripts estão crescendo a rodo devido à facilidade e produtividade do código, porém ainda há muito o que se fazer por algumas delas, para sequer encostar no que a JVM é capaz de fazer a nível de processamento.
Não a toa, a maioria delas, hoje são suportadas dentro da JVM.
Resta ao amigo do tópico estudar um pouco mais sobre o assunto, dar uma olhada em assuntos como Cloud por exemplo, que já jogou o desenvolvimento de Softwares Web para outros patamares.
No mais é isso, espero ter deixado minha pequena contribuição para a discussão.
Desculpem qualquer coisa.
Abs []