Trabalho há algum tempo com Java, usando os frameworks JSF e JBoss Seam, além de Hibernate, JPA, RichFaces, Facelets etc …
Bom, estive estudando Django esses dias e gostei bastante, mas também, plantou uma semente na minha mente. Por que eu usaria java se no Django é tão fácil e produtivo?
Digamos que eu sou um fã do java e o defendo bastante, mas, fiquei realmente pensativo. Por que eu usaria java em um projeto?
Preciso da opinião de vocês, até mesmo pra debater com o meu time rs.
Abraço a todos, feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso.
Opa amigo trabalho também com Java e outras tecnologias, este mês estou estudando Grails e adivinha fiz a mesma pergunta que vc !!! sei que Grails é java porem de uma forma um muito mais simples, cada projeto tem suas particularidades e se possível escolher a linguagem que melhor se encaixa na sua solução, sei que vou ser apedrejado mais imagine que vc tem que fazer uma simples listagem de informações somente isso, eu nao usaria java por exemplo quem sabe o php nao atende melhor a situação ? mas como te falei tudo depende do projeto mas a mensagem que te deixo é nunca se feche em uma unica tecnologia deixe sempre sua cabeça aberta!!
Algo que levo em conta é trabalhar com o tecnologias padrão você sempre adquire experiência que se aplica a muito mais lugares do que usando coisas mais singulares…
Por exemplo estou estudando v-raptor a primeira vista… parece ser bem legal, agora tem 20 projetos usando jsf e 1 em v-raptor.
Para algo pessoal é bem mais fácil escolher você sempre querer usar o melhor, agora no mercado é mais tenso.
Se você vai fazer um software por sua conta, escolhe o que achar mais produtivo. Se a empresa que você trabalhar escolher uma tecnologia, você vai ter de adequar a ela.
Vai de cada um o que preferir, não existe a melhor pra tudo.
Excelente questionamento. Ainda não cheguei a mexer com Django, mas mexi com Java no Google App Engine e depois com Python, e definitivamente não vou mais usar Java, a não ser quando prestando consultoria na tecnologia… :twisted:
Minha opinião:
Por que usar Java:
Tem muito material na net e um excelente fórum (GUJ);
Porque o mercado de trabalho na tecnologia é grande
Porque tem infinitos frameworks (se bem que pra mim, hj em dia, isso é ponto negativo )
Porque não usar:
porque não gosta de linguagem fortemente tipada;
porque é complexa sem ter necessidade;
porque precisa aprender vários frameworks para ficar produtivo e fazer algo real;
porque tem que fazer um bando de getter em setter inútil (quem já viu semântica de propriedades sabe do que estou falando);
porque a Introspeção é muito ruim, se comparar com outras linguagens (as que conheço: Lua e Python);
Antigamente, como o amigo aí em cima, eu era bastante xiita, defendia Java com unhas e dentes. Hj, depois de estudar outras soluções, definitivamente vejo que várias coisas em Java poderiam ser mais fáceis. E todo mundo que conheço que possui conhecimento de Java eu outra tecnologia e linguagem mais dinâmica, acaba preferindo a segunda opção. Mas ainda tem muito sistema legado e o Java é muito forte, por isso para quem quer focar em mercado de trabalho, Java é uma boa.
Já para quem quer fazer suas aplicações ou começar uma startup, eu recomendaria outras tecnologias.
Se for pra ficar no Java, a alternativa mais simples de desenvolvimento que enxergo é usar o Play Framework ou Google App Engine. Saiu disso, já complicou…
Só ressalto ao fim do post que essa opinião é pessoal. Não quero gerar flame.
Varia muito também por região, nas cidades que vejo, a maioria dos projetos novos são feitos em Java ou .NET, ficando Delphi e PHP pra legado. Mesmo saindo linguagens dinâmicas com mais facilidades para alguns tipos de problemas, pelo menos onde passo tem muito desenvolvedor entusiasmado mas pouca empresa empregando de fato.
Mas não posso afirmar que é fato, desconheço uma pesquisa mais ampla.
Quanto aos frameworks excessivos no Java, a própria seleção natural vai fazer eles diminuírem. E no final, a maioria das empresas tem frameworks e arquiteturas padronizadas, ficando mais simples pra desenvolvedores começarem projetos novos.
Pois é gente, bastante controverso o assunto.
Estamos em processo de inicio de 3 projetos e avaliando frameworks. Tenho certa proficiência em java, é mais fácil até treinar pessoal, caso necessário porque, querendo ou não, o pessoal já viu no técnico ou na faculdade Java.
Como já disse, eu realmente gosto de Java, mas, além do fator produtividade, todo dia a gente ouve uma história diferente, é a Apache que sai do JCP, a Oracle que cada vez mais dá passos sombrios.
Enfim, não vou abandonar o java, uma coisa não elimina a outra, mas, a frequencia de uso tende a cair gradativamente.
Considere tbm se voce tem nivel de conhecimento em Django para realizar esses 3 projetos , se o Django é robusto o suficiente para suportar a demanda da aplicação, esses detalhes mais profundos.
Considere tbm se voce tem nivel de conhecimento em Django para realizar esses 3 projetos , se o Django é robusto o suficiente para suportar a demanda da aplicação, esses detalhes mais profundos.
[/quote]
Framework web não tem responsabilidade de suportar demanda. Isso é papel da infraestrutura da sua aplicação (não é o facebook em PHP?). O que importa é se quem vai usar, ou seja, sua equipe, esta confortavel com isso.
[ironia]o problema disso é que essa seleção natural demora quase tanto quanto no caso da biologia, vide o caso das tantas aplicações em java 4 como citaram ai em cima, ou struts 1 por exemplo[/ironia]
respondendo a pergunta inicial do criador do tópico, eu considero mais ou menos o que o marcosalex falou quanto a tecnologia da empresa e a sua tecnologia, se uma empresa pede pra você desenvolver o software, não importa em qual tecnologia, faz a que você for mais produtivo, conhecer melhor, mas empresas que mecham mais com software normalmente impõem qual tecnologia usar, e estão certas quanto a isso devido ao problema relatado pelo jjose, nesses casos java tem um ponto positivo, se adequa a muita coisa, enquanto perl se adequa muito bem a algumas coisas (expressões regulares por exemplo) e outras não por exemplo, java se adequa bem a várias (mas não é a unica com esse lado bom). Ai entra também outras coisas como a cultura da empresa, tem empresa que quer usar somente o que tenha vindo da microsoft, ou da IBM (talves até para conseguir uns descontos), tem empresa que quer usar somente software livre… é complicado.
[quote=jcmaster]Boa tarde pessoal.
Bom, estive estudando Django esses dias e gostei bastante, mas também, plantou uma semente na minha mente. Por que eu usaria java se no Django é tão fácil e produtivo?
[/quote]
As vantagens em se utilizar java pode ser encontrado em qualquer lugar na web, então não vou repeti-las, porém, uma que deveria ser melhor analizada neste caso é o amplo mercado de trabalho para Java. E quanto ao Django existe crescimento de mercado?
Considere tbm se voce tem nivel de conhecimento em Django para realizar esses 3 projetos , se o Django é robusto o suficiente para suportar a demanda da aplicação, esses detalhes mais profundos.
[/quote]
Framework web não tem responsabilidade de suportar demanda. Isso é papel da infraestrutura da sua aplicação (não é o facebook em PHP?). O que importa é se quem vai usar, ou seja, sua equipe, esta confortavel com isso.[/quote]
Muito interessante…
Mas será que o PHP suportaria à demanda de acessos igual a um Facebook? Apenas uma dúvida…
[quote=jjose]Uma empresa vai desenvolver 5 projetos
1º - melhor solucao C
2º - melhor solucao Java
3º - melhor solucao C#
4º - melhor solucao PHP
5º - melhor solucao C++
A empresa vai precisar manter em especialista em cada linguagem ou mandar qualquer um ir fazendo as manutencões
[/quote]
O jjose tem um argumento excelente aqui. Muitas vezes é uma boa escolher a tecnologia não só pela facilidade, mas também pelo seu parque de profissionais e infra-estrutura instalada.
É claro que um bom programador se vira bem em qualquer coisa. Mas daí a conhecer boas práticas, macetes e detalhes, só com alguns anos de cancha.