Por que Java tem duas IDE's Bacanas, e C, C++ e outras linguagens nao?

Um tempo atrás, estava fuçando com C, C++ e só tinha aquele DevC/C+ … Não achei legal!

Eu sei que da pra fazer o Netbeans aceitar plug-in pra trabalhar com C++, o problema é que , a ultima vez que tentei fazer isso, o netbeans não abria mais kkkk

Mas mesmo assim… o netbeans foi feito diretamente pra java… Por que ninguém fez um “Netbeans ou Eclipse” diretamente pra C++ ???

Bom atualmente estou usando o Eclipse pra trabalhar com C/C++ não tenho nada a reclamar dele…
Da uma olhada no Code Blocks gosto muito deste também…

eu gostava bastante da Visual C++, mas é paga.

[EDIT: Trolling]

Para manter o Java no mercado tinha que ter uma IDE ponta firme, o pessoal da Sun tinha que liberar uma IDE boa. E depois veio o Eclipse (ou sei lá qual a ordem).

Eu vejo mais sendo como concorrência mas foi para sobrevivência do Java. Um detalhe é que o Java cresceu junto com esse ideal “Free”.O povo não iria pagar por uma IDE sendo que a SUN estava vendendo a idéia do Free.

[quote=Andre Lopes]Um tempo atrás, estava fuçando com C, C++ e só tinha aquele DevC/C+ … Não achei legal!

Eu sei que da pra fazer o Netbeans aceitar plug-in pra trabalhar com C++, o problema é que , a ultima vez que tentei fazer isso, o netbeans não abria mais kkkk

Mas mesmo assim… o netbeans foi feito diretamente pra java… Por que ninguém fez um “Netbeans ou Eclipse” diretamente pra C++ ???

[/quote]

O que você tem contra o Microsoft Visual Studio (no caso do Windows), o QtCreator (multiplataforma), o Solaris Studio (no caso do Solaris) etc?

[quote=jakefrog]Para manter o Java no mercado tinha que ter uma IDE ponta firme, o pessoal da Sun tinha que liberar uma IDE boa. E depois veio o Eclipse (ou sei lá qual a ordem).
[/quote]

O Eclipse foi designado pela IBM com a idéia de “eclipsar o Visual Studio”. Obviamente que ele conseguiu :slight_smile:
O NetBeans era bem amador até que a Sun (e depois a Oracle) jogou um caminhão de dinheiro nele.

isso aí não procede não. Existem várias ides muito boas para desenvolvimento como o kdevelop, qt creator, anjuta…

http://doc.qt.nokia.com/qtcreator-2.4/index.html

qtcreator

kdevelop

anjuta

Rapaz, pra mim Visual Studio é extremamente produtivo, assim como o Qt Creator. Uma outra boa opção é o codeblocks. Sem querer começar flamewar, mas acho o Visual Studio mais produtivo do que o Eclipse com seus zilhões de plugins.

eu utilizava o codeblocks constatemente. Depois que a nokia adquiriu a trolltech e começou a insvestir, o qt creator possui atualizações a cada mês.

como é possível ver isso ainda!

ridículo!

Falta de IDE, só se for gratuita, por que o Visual C++ é matador

eu utilizava o codeblocks constatemente. Depois que a nokia adquiriu a trolltech e começou a insvestir, o qt creator possui atualizações a cada mês.[/quote]
Pois é, o problema do Codeblocks é a lentidão pra atualizar. Mas até que o codeblocks tem uns recursos legais, como uma ferramenta estilo RAD pra desenvolver com WxWidgets, profile integrado e outras coisas. Mas o fato de o Qt Creator ser atualizado mais rápido é mesmo uma senhora vantagem.

para Windows eu acho o Visual Studio Express bacana, e é free

para *nix, pessoalmente prefiro o vim

já usei o Eclipse em projetos C++, e desde que você não deixe que ele gerencie o Makefile para vc, tudo bem

não sou contra o uso de IDEs, desde que vc saiba o que está fazendo, tem muita gente que programa em C/C++ com IDE e não sabe o que é o GDB

eu utilizava o codeblocks constatemente. Depois que a nokia adquiriu a trolltech e começou a insvestir, o qt creator possui atualizações a cada mês.[/quote]
Pois é, o problema do Codeblocks é a lentidão pra atualizar. Mas até que o codeblocks tem uns recursos legais, como uma ferramenta estilo RAD pra desenvolver com WxWidgets, profile integrado e outras coisas. Mas o fato de o Qt Creator ser atualizado mais rápido é mesmo uma senhora vantagem.[/quote]

E para gui agora ele está imbatível. Você consegue criar aplicações somente utilizando javascript. Não precisa usar c++, mas pode se quiser.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=k5gMAMSz77Q[/youtube]

como é possível ver isso ainda!

ridículo![/quote]

Não alimente os trolls.

Só existe um tipo de sujeito que generaliza dessa forma chamando programadores de determinada linguagem de medíocres e não preciso nem dizer qual é, ceto?

Talk is cheap. Show me the code.

Aliás, eu acho incrível ainda falarem em DevCpp.

Não sei nem pq os desenvolvedores daquela porcaria ainda mantém o site ativo.

By the way, o Visual Studio Express não é pago e é bastante completo. Seja para C++ ou C#.

Respondendo essa pergunta. C e C++ não são linguagens “IDE Friendly”. Um dos objetivos do Java, quando foi criado, foi dar suporte a IDEs.
Essas linguagens possuem comandos difíceis de se implementar como compilação condicional, typedefs e macros. Também possuem muitas formas de burlar estruturas pré-definidas, seja em casts extremamente inseguros, manipulação direta de memória, etc.

De qualquer forma, como o pessoal mostrou, há várias e várias IDEs excelentes no mercado. Inclusive, acho que também faltou falar do X-Code, que é uma ótima opção para os fãs da Apple.

Tópico movido para o fórum de Ferramentas, Frameworks e Utilitários.

Meu, Visual Studio. Pra que complicar?!?

//Daniel