Por que o Netbeans? Parte 2

Segunda parte do artigo mostrando as novas (ou melhoradas) features do Netbeans 5.5 que esta saindo em breve, como já de costume, o artigo contém um video demostrativo com audio do autor explicando o que esta fazendo.

Essa segunda parte cobre as seguintes features:
:arrow: Java EE 5
:arrow: Mobility Pack
:arrow: SOA Tools
:arrow: Visual Web Pack
:arrow: Open Source Community

http://www.netbeans.org/download/flash/why-netbeans-part2/player.html

Boa diversão!
:smiley:

esse Visual Web Pack é a integração do Java Studio Creator com o Netbomba?

Parece que foi chupado do JSC sim esse módulo.

Devem ter reimplementado algumas coisas que eram proprietárias e não podiam ter seu fonte liberado como Open-Source (mesmo que fosse uma simples alteração de licença no código-fonte :P, que acredito que tenha sido a maior parte das alterações ), e outras que são incompatíveis com o NB 5.0 (note que o JSC roda sob o NetBeans 4.1 se não me engano). É por isso que não liberaram tudo logo de cara no NB 5.0.

É. Tem algumas features beeeem impressionantes! Os plugins são bem legais mesmo… o de JSF e o de EBJ, só é chato o código que ele gera dos métodos dos managed beans.

Agora, o que é simplesmente insuportavel é quando o autor do cast pressiona CONTROL ESPACO e aparecer “waiting”… e aposto que o micro dele tem no minimo 2 processadores…

[quote=Paulo Silveira]É. Tem algumas features beeeem impressionantes! Os plugins são bem legais mesmo… o de JSF e o de EBJ, só é chato o código que ele gera dos métodos dos managed beans.

Agora, o que é simplesmente insuportavel é quando o autor do cast pressiona CONTROL ESPACO e aparecer “waiting”… e aposto que o micro dele tem no minimo 2 processadores…

[/quote]

O codigo gerado segue a filosofia do .Net , ou seja , cada pagina tem eu .java e seu .jps ligados de forma que TODO e qualquer componente da pagina tem um representante na classe java , até um simples label vai ter um componente no .java +/- assim:

private com.sun.rave.Label lbl;

pois bem… esta eh a forma encontrada pelo pessoal da Sun e da propria MS para tornar as coisas mais Swing-like possivel…

Quanto o waiting… é praticamente instantaneo… quem usa NetBeans sabe que ele ocorre somente quando vc starta a IDE ( afinal ele faz caching até das classes que não estao importadas… coisa que até hoje o eclipse não faz… tente digitar JFrame j = new JFrame(); e na outra linha digite j. e se voce nao importar… o eclipse nao mostra , o netbeans sim. )

Digamos que o NetBeans 6 vai melhorar bastante isso ( quem já testou o M3 viu isso. )

[quote=chun][quote=Paulo Silveira]É. Tem algumas features beeeem impressionantes! Os plugins são bem legais mesmo… o de JSF e o de EBJ, só é chato o código que ele gera dos métodos dos managed beans.

[/quote]

O codigo gerado segue a filosofia do .Net , ou seja , cada pagina tem eu .java e seu .jps ligados de forma que TODO e qualquer componente da pagina tem um representante na classe java , até um simples label vai ter um componente no .java +/- assim:

pois bem… esta eh a forma encontrada pelo pessoal da Sun e da propria MS para tornar as coisas mais Swing-like possivel…

[/quote]

E você vê isso como algo ruim? Ou você pefere que exista 10 jsps com somente 1 managed bean?

Eu achei interessante esse esquema, eu já mexia com o Studio Creator desde os primórdios e acho muito legal a produtividade que ele faz o desenvolver ter. Além disso, não achei o código gerado por ele inútil, pelo contrário, você fazer um jsp em xml é muito mais prático, não tem mistura de HTML loko em código. Outra coisa interessante é que ele gera os componentes na página “bindados” :slight_smile: não tem nada criado direto no jsp.xml :stuck_out_tongue:

Na verdade o novo editor só vai ser incorporado no M5, no M4 vai sair o merge da parte EE 5 da versão final 5.5 para o 6.0, mesmo assim não espere maravilhas até um dois M pra frente, pois deve ficar instável por um tempinho né.

[quote=Leozin][quote=chun][quote=Paulo Silveira]É. Tem algumas features beeeem impressionantes! Os plugins são bem legais mesmo… o de JSF e o de EBJ, só é chato o código que ele gera dos métodos dos managed beans.

[/quote]

[/quote]

E você vê isso como algo ruim? Ou você pefere que exista 10 jsps com somente 1 managed bean?

Eu achei interessante esse esquema, eu já mexia com o Studio Creator desde os primórdios e acho muito legal a produtividade que ele faz o desenvolver ter. Além disso, não achei o código gerado por ele inútil, pelo contrário, você fazer um jsp em xml é muito mais prático, não tem mistura de HTML loko em código. Outra coisa interessante é que ele gera os componentes na página “bindados” :slight_smile: não tem nada criado direto no jsp.xml :P[/quote]

Digamos que eu nao uso dessa “forma” , esse negocio de arrastar e soltar componente em uma pagina web nunca fez a minha cabeça… porem o pessoal do Visual Studio vende isso como “produtividade” , fazer o q né ?

[quote=chun][quote=Leozin][quote=chun][quote=Paulo Silveira]É. Tem algumas features beeeem impressionantes! Os plugins são bem legais mesmo… o de JSF e o de EBJ, só é chato o código que ele gera dos métodos dos managed beans.

[/quote]

[/quote]

Eu achei interessante esse esquema, eu já mexia com o Studio Creator desde os primórdios e acho muito legal a produtividade que ele faz o desenvolver ter. Além disso, não achei o código gerado por ele inútil, pelo contrário, você fazer um jsp em xml é muito mais prático, não tem mistura de HTML loko em código. Outra coisa interessante é que ele gera os componentes na página “bindados” :slight_smile: não tem nada criado direto no jsp.xml :P[/quote]

Digamos que eu nao uso dessa “forma” , esse negocio de arrastar e soltar componente em uma pagina web nunca fez a minha cabeça… porem o pessoal do Visual Studio vende isso como “produtividade” , fazer o q né ?[/quote]

Pô cara, é que você tem que entender, que não é todo mundo que:
-> Cria um projeto novo
-> Cria todas as configurações no web.xml
-> Configura todo navigation-case no faces-config.xml
-> Gera todo JSP/XML e Backing Beans
-> Configura temas do rave
-> Configura o classpath pro jstl, jsf-api/impl entre outros
-> Coloca as diretivas taglib na jsp
-> Dá deploy, start/stop server
-> entre outras coisas…

em um minuto! Você, por exemplo, que faz tudo isso em menos de um minuto, não faz diferença né? Mas para os meros mortais, isso é útil, já que eles não são tão ágeis como você. Espero um dia chegar nos seus pés :slight_smile:

Ah e por favor, se alguém fizer isso em menos de um minuto também como o chun, por favor, me ensine como, porque eu não faço idéia de como fazer isso :frowning: acho que isso se deve a anos e anos de experiência…

Se você não acha isso produtivo, acha que é propaganda da m$, por que tu utiliza netbeans? Por que tu não cria tudo no braço mesmo, só com arquivos de texto, sem nenhuma ferramenta auxiliadora? :slight_smile:

[quote=Leozin][quote=chun][quote=Leozin][quote=chun][quote=Paulo Silveira]É. Tem algumas features beeeem impressionantes! Os plugins são bem legais mesmo… o de JSF e o de EBJ, só é chato o código que ele gera dos métodos dos managed beans.

[/quote]

[/quote]

Digamos que eu nao uso dessa “forma” , esse negocio de arrastar e soltar componente em uma pagina web nunca fez a minha cabeça… porem o pessoal do Visual Studio vende isso como “produtividade” , fazer o q né ?[/quote]

Pô cara, é que você tem que entender, que não é todo mundo que:
-> Cria um projeto novo
-> Cria todas as configurações no web.xml
-> Configura todo navigation-case no faces-config.xml
-> Gera todo JSP/XML e Backing Beans
-> Configura temas do rave
-> Configura o classpath pro jstl, jsf-api/impl entre outros
-> Coloca as diretivas taglib na jsp
-> Dá deploy, start/stop server
-> entre outras coisas…

em um minuto! Você, por exemplo, que faz tudo isso em menos de um minuto, não faz diferença né? Mas para os meros mortais, isso é útil, já que eles não são tão ágeis como você. Espero um dia chegar nos seus pés :slight_smile:

Ah e por favor, se alguém fizer isso em menos de um minuto também como o chun, por favor, me ensine como, porque eu não faço idéia de como fazer isso :frowning: acho que isso se deve a anos e anos de experiência…

Se você não acha isso produtivo, acha que é propaganda da m$, por que tu utiliza netbeans? Por que tu não cria tudo no braço mesmo, só com arquivos de texto, sem nenhuma ferramenta auxiliadora? :)[/quote]

Calma cocada :wink:

O que eu disse é que em projetos grandes esse negocio de arrastar e soltar simplesmente não funciona :slight_smile: Voce precisa de regra de navegações bem mais complexas… componentes com integração bem maior… não adianda… quase tudo que está “pronto” segue um padrao de funcionamento… se vc nao o segue , voce terá grandes problemas :slight_smile:

Não só acho balela da grossa , como nao uso… faco toda a parte de integracao com assistentes que AJUDAO e nao fazem da maneira deles…

Utilizo NetBeans prq nao suporto a quantidade de plugins inuteis e imprestaveis que vejo no eclipse… e prq acredito que se eu uso Java quero uma IDE para Java e não uma IDE feita em Java. Simplequente quero baixar a IDE e usar… e nao sair instando 12938712938172 plugins para conseguir desenvolver com dignidade.

Mas isso não cabe a discussao … se vc ficou ofendido pelo fato que mensionei sobre o VisualStudio… me desculpe , mas é a pura realidade :slight_smile:

Detalhe… eu nao acho que as coisas devem durar um minuto , afinal , tudo depende de como é complexo ou não o seu software… para uma padaria… eu acharia nota 10 ficar arrastando e soltando em uma pagina web… mas para um projeto mais serio eu prefiro controle das coisas.

Olá :slight_smile:

Se você sabe exatamente o por que de um código específico ser gerado por uma IDE, qual a sua finalidade e qual alteração deve ser feita para se ter um comportamento X? Teria eu grandes problemas? Se eu implantasse IoC/DI no meu projeto que foi feito com o Studio Creator, ele ficaria ruim se crescesse somente pelo fato de algumas coisas a IDE ter gerado?
Isso vai de programador para programador. Se o cara sabe analisar o que presta ou não, sabendo das consequência que isso pode trazer pra um projeto de grande porte, sabendo o que inserir/retirar, o que há de mais com código gerado pela IDE?

Sem contar, meu caro, se levarmos isso como algo totalmente do mal, então o Hibernate também é ruim para projetos grandes né? Ah, pelo amor de Deus, o iReport também né? Puts! As ferramentas administrativas de banco de dados também, tal como o Enterprise Manager do SQL Server e o pgAdmin do Postgres! Pra que utilizar o Enterprise Architect? Por que não usar o paint? Também devemos salientar que nossos clientes tem a vida inteira para esperar um software! Ah e que nossos patrões também tem a vida inteira pra ficar pagando pra gente R$ 40,00/hora, mesmo que 95% do tempo estamos construindo coisas para poder começar a pensar em solucionar um problema específico e 5% do tempo estamos focando na solução do problema :slight_smile:

Netbeans foi feito em que? Fortran? aiai…

Bom, não sou evangelista de nada, xiita e tal, que digo que somente uma linguagem presta, que somente a IDE que eu uso é boa e que o “concorrente” não presta. Eu prefiro conhecer os dois lados da moeda em vez de ficar falando mal sem conhecer, pior, somente repassando o que falam :slight_smile: Então não tem o porque eu ficar ofendido, se você achar que expressar uma opinião é questão de ficar ofendido, daqui a pouco muita galera do fórum do Geral vai se pegar no soco não concorda?

[quote=Leozin]Olá :slight_smile:
[/quote]

olá :slight_smile:

Eu não disse que o codigo gerado pelo Studio Creator é ruim… porem segue um controle só dele… o dia que voce quiser abdicar do rave :slight_smile: já era :slight_smile: vc chegou a verificar o .jsp ? Algumas coisa serem geradas pela IDE é NORMAL… e sadio… mas a IDE tem o controle interino sobre o codigo eu já não concordo muito…

Esta afirmacao de que Hibernate é ruim para projetos grandes é uma afirmação sua :slight_smile: e não concordo não :slight_smile: Tudo depende de como voce usa.

Voce esta tendo uma crise… eu estou criticando o RAVE utilizado pelo Studio Creator… e nao todas ferramentas com atomação do planeta… por favor… menos choro e mais objetividade…
Se eu quisesse fazer TUDO na mao… usava eclipse de uma vez…

Mais uma vez voce nao leu direito… NetBeans é feito em Java para ser uma IDE Java… e isso deixa ele muito mais pratico para desenvolver , pois todo mundo FOCA em um horizonte apenas… essa estoria de que NetBeans não tem plugin pra nada é pura lorota… afinal… ele já vem BEM completo e tem metade do tamanho do eclipse. Já o eclipse é feito em java e é uma IDE GENERICA… JAVA é apenas mais uma linguagem dentro dela…

Concordo… porem comparações são inevitáveis.

Verdade… sorte que não é o meu caso. eu utilizo os dois lados da moeda :slight_smile:

Exato… e volto a dizer… acho que as IDE’s tem que gerar codigo que digamos é… “util e repetitivo” , agora o que o projeto RAVE faz não me agrada… é apenas a MINHA opiniao :slight_smile: nada mais. Já tentou usar o RAVE juntamente com o MyFaces ? h0h0h0h… use e terá uma surpresa :twisted:

isso que eu quis me referir, não importa a ferramenta de automatização que você use, tudo depende de COMO você usa e principalmente, o por que ela faz X coisas. No caso do hibernate eu fui irônico, tal como o resto dos exemplos que citei. :slight_smile:

[quote=chun] Voce esta tendo uma crise… eu estou criticando o RAVE utilizado pelo Studio Creator… e nao todas ferramentas com atomação do planeta… por favor… menos choro e mais objetividade…
Se eu quisesse fazer TUDO na mao… usava eclipse de uma vez… [/quote]

Se fosse falta de objetividade, você teria citado o RAVE antes e não agora :slight_smile:
E, por favor, não venha me falar de choro, porque depois que falaram que não era permitido postar links diretos de blogs, você foi um que quase teve um filho :stuck_out_tongue:

É lorota sim, concordo contigo, conheço os plugins de hibernate, de spring que ele tem e tal e são bem produtivos, já utilizei também o Colaborator várias vezes :slight_smile:
E também concordo que o eclipse é uma “IDE Genérica”, que dá pra desenvolver em C++ também, com AspectJ ou com o Flex Builder, mas o eclipse é focado no java :).
O netbeans também se pode desenvolver em outras linguagens, além de C++, com netbeans tem até aquele esquema de programar em VB no netbeans :stuck_out_tongue: Eu não vejo isso como algo ruim, se elas manterem o foco e os objetivos, não há nada de errado em inserir editores e compiladores de outras linguagens

Coincidência, eu também :slight_smile:

Bom, tomara que isso saia no NetBeans 6, digo, para que você possa optar em querer usar o Rave ou não, porque forçar o desenvolver a usar uma tecnologia é meio cruel não? Porque, se o NetBeans 6 ficar tão bom quanto o pessoal aguarda, vou querer voltar pra ele, pra poder fazer os sistemas em JSF, mas usando tobabo, adf etc e nem sempre rave :slight_smile:

Percebi :slight_smile:

1º RAVE não é um conjunto de plugins e sim a tecnologia que esta ao redor de toda construção do JSC…

2º Nao gostei mesmo :slight_smile: acho besteira nao poder postar link de blogs :frowning:

[quote=Leozin]
Bom, tomara que isso saia no NetBeans 6, digo, para que você possa optar em querer usar o Rave ou não, porque forçar o desenvolver a usar uma tecnologia é meio cruel não? Porque, se o NetBeans 6 ficar tão bom quanto o pessoal aguarda, vou querer voltar pra ele, pra poder fazer os sistemas em JSF, mas usando tobabo, adf etc e nem sempre rave :)[/quote]

Como disse antes… RAVE é o framework do coração do JSC , duvido que deixem isso opcional… acho q eles nem conseguem deixar opcional… senao seria mais uma JSR :frowning: e eu acredito bem mais nos WebBeans do Seam que no RAVE :stuck_out_tongue: MAAAAASSSS , eh o unico que faz desenvolvimento visual hj em dia :stuck_out_tongue: paciencia…

Senhores… retomem o foco do tópico please :!: :smiley:

não consegui utilizar o Visual Web Pack .
Alguma dica ?

NetBeans 5.5 RC2

[quote=pm]não consegui utilizar o Visual Web Pack .
Alguma dica ?

NetBeans 5.5 RC2[/quote]

Ele ainda nao saiu :stuck_out_tongue: sai soh no final de novembro :slight_smile:

[quote=pm]não consegui utilizar o Visual Web Pack .
Alguma dica ?

NetBeans 5.5 RC2[/quote]
já esta disponível?

ups…

desculpem-me pela falta de atenção ou pela ansiedade !!! :oops: