Apresentação mostra os motivos que fazem o Netbeans uma boa escolha entre os desenvolvedores.
Apesar de já ter visto alguns videos sobre o matisse, esse motra um recurso de reuso de componetes criados previamente no próprio, e isso me chamou muito a atenção, num sei se já havia esse recurso e eu não sabia, mas é uma opção realmente bem interessante.
Uso o NetBeans pra coisas específicas, onde eu posso utilizar os wizards e ferramentas que ele tem. Mas ainda é o editor de código do eclipse que me faz chegar ao orgasmo.
Quando o NetBeans tiver algo semelhante, mudo pra ele.
O editor de código do eclipse realmente é incrível, e pra mim a renderização de fontes no eclipse é melhor, ha o ponto e vírgula inteligente do eclipse…
Eu baixei o último RC do NB 6 para testar e o editor de código está mais rápido, mas não vi muitas features essenciais que encontro no Eclipse. (ex: CTRL+ALT+H e CTRL+T ou ao menos F4). Como que as pessoas programavam sem o “Call Hierarchy”?
[EDIT] Esqueci de dizer que eu fiquei só umas poucas horas usando o NB 6 e posso ter simplesmente não procurado o suficiente - se alguém souber de features equivalentes por favor me corrija.
[quote=AllMighty]Eu baixei o último RC do NB 6 para testar e o editor de código está mais rápido, mas não vi muitas features essenciais que encontro no Eclipse. (ex: CTRL+ALT+H e CTRL+T ou ao menos F4). Como que as pessoas programavam sem o “Call Hierarchy”?
[EDIT] Esqueci de dizer que eu fiquei só umas poucas horas usando o NB 6 e posso ter simplesmente não procurado o suficiente - se alguém souber de features equivalentes por favor me corrija.[/quote]
Basicamente o NB 6 agora é uma copia do NB 5.5 , as mudanças fortes ainda não foram feitas… o editor de codigo é praticamente o mesmo… o NB 5.5 RC1 recebeu um porção de alterações do NB 6 , entao está tudo muito igual…
Vamos ter que aguardar pelo menos mais um dois meses para poder ter novidades realmente paupáveis…
Não estou gostando muito do netbeans, as facilidades que ele apresenta cria dificuldades para o desenvolvedor que precisa customizar alguma coisa. (coisa tipica de microsoft isso)
As facilidades que a IDE usa para JPA por exemplo tornam a manutenção do código, no minimo, grotesca, e olha que eu estava usando só para projetos pessoais.
Ainda vou continuar com wtp e dali jpa, é bem facil (apesar de integracao 0 com sjsas), mas mesmo assim, acho a melhor opção no momento.
Eu queria usar o Exadel, mas não sei qual foi o idiota que fez aquele instalador que precisa de root para funcionar. Eu trabalho em terminal, não tenho acesso a root.
[quote=jmp]Não estou gostando muito do netbeans, as facilidades que ele apresenta cria dificuldades para o desenvolvedor que precisa customizar alguma coisa. (coisa tipica de microsoft isso)
As facilidades que a IDE usa para JPA por exemplo tornam a manutenção do código, no minimo, grotesca, e olha que eu estava usando só para projetos pessoais.
Ainda vou continuar com wtp e dali jpa, é bem facil (apesar de integracao 0 com sjsas), mas mesmo assim, acho a melhor opção no momento.
Eu queria usar o Exadel, mas não sei qual foi o idiota que fez aquele instalador que precisa de root para funcionar. Eu trabalho em terminal, não tenho acesso a root.[/quote]
Grotesco ? gera um monte de anotacoes… IGUAL o Hibernate Tools… entao tudo esta grotesco…
Gera um monte de POJO com anotacoes… nao tem como fazer algo grotesco em uma coisa tao simples…
que tal citar exemplos ? de COMO ele gera… e COMO deveria ser ?
WTP ?me desculpe… NetBeans eh dezenas de vezes mais pratico e facil.
só nao percebe quem nao usa.
com jpa ele cria schemas especificos do netbeans, altera o banco e voce nao tem como alterar o dbscheme, vai ter q deletar tudo e usar “entity from database” denovo, e se modificou algo, como queries, vai ter que criar todas elas denovo
[quote=jmp]com jpa ele cria schemas especificos do netbeans, altera o banco e voce nao tem como alterar o dbscheme, vai ter q deletar tudo e usar “entity from database” denovo, e se modificou algo, como queries, vai ter que criar todas elas denovo
[/quote]
Voce pirou ? eu NUNCA alterei este arquivo e SEMPRE funcionou tudo… esse arquivo é usado APENAS quando voce quiser que o ENGINE de JPA crie as tabelas automaticamente… ae é obvio que ele precisa saber os tipos dos dados ( ex: campo estado no pojo vai estar como String e for um char(30) ele tem q saber)… e tem outra… isso nao eh do netBeans , isso vem desde o J2EE 1.3 e não é obrigatorio… porem como o NetBeans tem um historico de SEMPRE seguir os padroes… ele cria…
Duvida ? instale o JBuilder e vc vera a mesma coisa…
E tem outra… nao procede isso que voce falou…nao precisa gerar as entidades devolta , apenas acionar a opcao “Read schema from database” e ele a faz o resto SEM alterar as entidades…
No forum do Netbeans tem uma thread cria pelos desenvolvedores, perguntando pra comunidade quais são os recursos que gostariam de ver no novo editor que vai sair com o 6.0, achei isso bem interessante, se conseguirem dar conta de boa parte dessas solicitações, realmente vai ser um avanço gigantesco para o Netbeans.
Já vi um recurso no 6.0M4, que tem no IntelliJ, que é o changelog on the fly, conforme vc edita o codigo, ele disponibiliza isso na lateral esquerda do editor, praticamente um control+c control-v, mas é um recurso bacana.