Por que Swing?

Gente, na verdade é uma curiosidade minha

Por que tantos novatos fazem perguntas aqui no fórum que se referem a programas com Swing? Vejo um monte de perguntas sobre JTextLabel, JFrame etc etc.

A questão é que, no mercado, eu não vejo NUNCA esse maldito Swing sendo usado! Eu mesmo nunca me vi numa situação em que tive que implementar algo em Swing.

Java é usado majoritariamente em Web. 100% dos empregos de Java anunciados procuram alguém para trabalhar com Struts, JSF e congêneres. Então, só posso supor que essa demanda de respostas aqui no fórum se dê porque as pessoas estão aprendendo Java através de Swing. Procede isso?

Sim senhor.

Se você verificar, muita gente tenta aprender Java através de aplicações desktop, e logo de cara querem fazer coisas com aplicações interativas (eu, em particular, quando preciso fazer algo em Java SE, uso arquivos para entrada e arquivos para saída, em vez de telas, que são uma coisa dos infernos.)

Acontece de eu atualmente estar fazendo uma aplicação em Swing a contragosto, mas normalmente sistemas desktop não são feitos em Swing exceto se o cliente demandou que eles sejam multiplataforma e esteja disposto a pagar o preço desse requisito. Alguém sabe se o Bradesco Expresso roda em Linux e é em Swing?

Bem… eu aprendi Swing por que eu precisei criar um sistema em Swing.

Mas a empresa que fiz o software era uma exceção, realmente quase todas as vagas que tem por ai é para web ou para sistemas de integração que rodam apenas em batch.

Mesmo assim, eu continuei estudando Swing por que gosto mais de Desktop do que Web.

no meu caso,

eu uso swing para servidores de jogos…
mostrar de forma ‘pratica’ informações e manipular funções do servidor que são atualizadas em tempo real na minha tela…
mesmo que o client seja em qqer outra linguagem

Oi,

Em todas as minhas aplicação ‘não web’ utilizo swing. Melhor dizendo, o swing é minha vida :oops: (Não levem para o outro lado, por favor!)

Tchauzin!

Caro thiagobaptista,

É normal mesmo que o iniciante em Java comece em Swing, até porque em tudo que se começa deve ser do básico para que se aprofunde em novas tecnologias, comigo mesmo foi assim, e continuo nesse aprendizado, afinal, todo conhecimento adquirido nunca é demais.

A maioria das aplicações java são em web? Sim, mas vai que o cliente quer…acho até interessante terem aplicações web e desktop.

No momento estou iniciando os meus estudos para web, visando esse mercado, já que esse é o maior nicho das aplicações Java.

Espero ter ajudado.

Também tem o fato das faculdades inicialmente ensinarem desenvolvimento desktop…

Eu desenvolvo aplicações com Swing e acho uma solução muito boa.

Acho que o pessoal não gosta de usar java em Desktop, porque é mais difícil que alguns concorrentes ( Delphi e outros ). Mas apenas para apimentar o tópico, deem uma olhada no OpenSwing.
Já tenho experiência em Java para web, e comecei a desenvolver um software para Desktop com o OpenSwing, puxa, parece que estou dentro de Delphi.

Bem aqui no Rj tem empresas que pedem o SWING. Veja uma vaga q tem no meu email

Grupo Método RH em TI está com a seguinte oportunidade:

ANALISTA PROGRAMADOR JAVA PLENO

Superior Completo em Informática;

3 anos de experiência em Java, J2EE, JSP, JPA, JDBC, JSTL, Hibernate, Swing, Struts, Spring, Servlets;
Orientação Objetos, Java Script, UML e SQL Server.

Salário + Benefícios
Contratação CLT
Local de Trabalho: Zona Sul do Rio de Janeiro.

Entre outras

[quote]3 anos de experiência em Java, J2EE, JSP, JPA, JDBC, JSTL, Hibernate, Swing, Struts, Spring, Servlets;
Orientação Objetos, Java Script, UML e SQL Server. [/quote]

faltou pedir “saber fazer cafezinho” :lol:

É Analista Pleno né =P
Ainda deu sorte de só estár pedindo 3 Anos de experiência

rsrsrs…já vi muitos anúncios desses no mural da facul, só não vi ainda obrigarem certificação Java…

tópico corrente relacionado com o assunto

http://www.guj.com.br/posts/list/214037.java#1093211

Eu só sei Java SE,foi o que me ensinaram .Para web era php.Olha o que vejo no mercado é que se vc sabe uma coisa eles sempre estão precisando de alguém que sabe outra.
Realmente é bem mais dificil fazer um aplicativo em java do que em VB,por exemplo,estou fazendo um ha 3 semanas ,se fosse em VB,tinha terminado em uma.Sei la quando fazia o curso era só VB e JavaSE e muito Banco de Dados ,quando terminou só via anuncio para programador Delphi. :?:Mas eu adoro sofrer com Java rsrsrs…

[quote=thiagobaptista]Por que tantos novatos fazem perguntas aqui no fórum que se referem a programas com Swing? Vejo um monte de perguntas sobre JTextLabel, JFrame etc etc.

A questão é que, no mercado, eu não vejo NUNCA esse maldito Swing sendo usado! Eu mesmo nunca me vi numa situação em que tive que implementar algo em Swing.[/quote]

Ahem… e de onde você acha que veio a experiência dos “experts” de Swing que respondem esses novatos? Eu trabalhei em aplicações comerciais com Swing por 6 anos. E duvido muito que o local de onde saí tenha deixado de usar. E não era qualquer empresa mequetrefe não.

O Swing era uma ótima escolha primeiro, por que eram aplicações de tempo real. Segundo, por que controlavam um hardware. Duvido muito que isso pudesse ser transportado para web.

O fato é que o nicho onde o Swing atua é diferente. Então, se você está mesmo atuando no mercado web, dificilmente receberá propostas para desenvolver aplicações web e vice-versa. Você encontra muito mais aplicações que demandam interface gráfica na indústria.

Procede também. Ensina-se muito Swing na faculdade.

[quote=Anime]Eu só sei Java SE,foi o que me ensinaram .Para web era php.Olha o que vejo no mercado é que se vc sabe uma coisa eles sempre estão precisando de alguém que sabe outra.
Realmente é bem mais dificil fazer um aplicativo em java do que em VB,por exemplo,estou fazendo um ha 3 semanas ,se fosse em VB,tinha terminado em uma.Sei la quando fazia o curso era só VB e JavaSE e muito Banco de Dados ,quando terminou só via anuncio para programador Delphi. :?:Mas eu adoro sofrer com Java rsrsrs…[/quote]

Espero que você esteja falando do VB.Net. No VB6, o sistema até sairia mais rápido, mas só se fosse simples. E, de qualquer jeito, seria um inferno para se manter.

Mas uma alternativa melhor que o VB.Net é mesmo o C#.net.

[quote=ViniGodoy][quote=Anime]Eu só sei Java SE,foi o que me ensinaram .Para web era php.Olha o que vejo no mercado é que se vc sabe uma coisa eles sempre estão precisando de alguém que sabe outra.
Realmente é bem mais dificil fazer um aplicativo em java do que em VB,por exemplo,estou fazendo um ha 3 semanas ,se fosse em VB,tinha terminado em uma.Sei la quando fazia o curso era só VB e JavaSE e muito Banco de Dados ,quando terminou só via anuncio para programador Delphi. :?:Mas eu adoro sofrer com Java rsrsrs…[/quote]

Espero que você esteja falando do VB.Net. No VB6, o sistema até sairia mais rápido, mas só se fosse simples. E, de qualquer jeito, seria um inferno para se manter.

Mas uma alternativa melhor que o VB.Net é mesmo o C#.net. [/quote]

Você não vai acreditar,mas ensinaram VB.net e no projeto final do curso exigiram que fosse feito no vb6 o “professor” fez a gente andar para trás.

Nossa. É o mesmo que exigir que se programe em Java 1.2… e ainda suportando a MS VM.

Recebi semana passada no meu e-mail:

[quote=“CINQ”]A CINQ TECHNOLOGIES, empresa há 18 anos no mercado de TI especializada no desenvolvimento de projetos e soluções para grandes empresas, está selecionando candidatos para as seguintes oportunidades:

Desenvolvedor Java

Perfil: Inglês fluente (pelo menos escrita/leitura avançada e conversação básica), experiência com desenvolvimento Java, desejável conhecimento de Swing e experiência em aplicações desktop
[/quote]

(Essa mesma empresa contratou dois outros programadores 2 meses antes e 4 meses antes).

Inicio do ano:

[quote=“Siemens”]
VAGA 48: ENGENHEIRO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (contratação via CITS)
Local de trabalho: Fábrica Curitiba
Nº de vagas: 01

Pré-Requisitos
? Graduado em Eng. da Computação, Eng. Eletrônica, Eng. Elétrica, Eng. de Telecomunicações ou Ciência da Computação;
? Lógica de programação;
? Conhecimentos em programação C++;
? Java, Swing, Groovy, C++ SW (orientação a objetos);
? Inglês intermediário.

Requisitos Desejáveis
? Conceitos de redes de computadores;
? Conhecimentos em telefonia TDM e IP;
? Inglês avançado.

Resumo das Responsabilidades / Atividades
? Participar do processo de desenvolvimento, manutenção e teste de aplicações relacionadas a telecomunicações.
? Configurar sistemas de telefonia, redes e aplicações integradas. [/quote]

(Era para o setor onde eu trabalhava)

Mais ou menos a cada 6 meses pinta uma vaga desse tipo no meu e-mail. Outras empresas que já vi pedindo Swing são a Bosh e aqui mesmo, na Positivo.

PS: Não estou dizendo com isso que o Swing é super quente, ou mesmo que as faculdades estão certas em dar tanta ênfase para ele. Até porque, nesses seis meses, você deve ver mais de 500 vagas em web. Só estou falando que o nicho existe e, por sinal, costuma a ser muito bem remunerado.

Aqui onde trabalho, va comecar um projeto thin client com Swing… Modulo que deve ser instalado la nas brenhas dos cafundos do Judas, onde a Internet eh BEEEEEM precaria ou inexistente e sera mudado apenas a camada de apresentacao, pois a Arquitetura esta praticamente pronta, claro que com alguns ajustes"inhos" hehehehe

Abs :wink: