Por que Swing?

Vamos combinar: uma aplicação sem interface gráfica, pra ser executado via Crontab ou por administradores de sistemas não é Desktop, é BATCH.

Tirando esses casos, eu uso tanto Web quanto Desktop para… cadastro e relatório!

Desculpa, mas as duas palavras “cadastro” e “relatório” servem pra classificar tudo aquilo que aplicações gráficas fazem. Posso até mesmo dizer que jogos também são aplicações de “cadastro” e “relatório”: “cadastro” são todos os movimentos que eu desejo que o personagem do jogo faça, e “relatório”, todas as movimentações dos meus inimigos e do meu personagem.

Enfim, não leve tão ao pé-da-letra. É só pra dizer que isso não invalida minha argumentação.[/quote]

Ta bom! Nossa não precisa ficar tão nervoso,da uma olhadinha la no meu probleminha e se puder me ajudar ,ficarei grata…

Pessoal, eu só estou mostrando meus argumentos. Não quero convencer ninguém a mudar aquilo que preferem e gostam de fazer só porque eu estou dizendo.

Porém, como aqui tem muita gente que “puxa a sardinha” pro Swing, também quero “puxar a sardinha” pra Web. Coisa normal. Minha intenção é manter uma discussão saudável, e não “trollar”. Não é porque discordo que tenho que, necessáriamente, ter mágua no coração ou qualquer viadagem que o valha. Eu, por mim, estou bem tranquilo.

Pessoal, eu só estou mostrando meus argumentos. Não quero convencer ninguém a mudar aquilo que preferem e gostam de fazer só porque eu estou dizendo.

Porém, como aqui tem muita gente que “puxa a sardinha” pro Swing, também quero “puxar a sardinha” pra Web. Coisa normal. Minha intenção é manter uma discussão saudável, e não “trollar”. Não é porque discordo que tenho que, necessáriamente, ter mágua no coração ou qualquer viadagem que o valha. Eu, por mim, estou bem tranquilo.
[/quote]

Que bom que está traquilo!

Vamos combinar: uma aplicação sem interface gráfica, pra ser executado via Crontab ou por administradores de sistemas não é Desktop, é BATCH.

Tirando esses casos, eu uso tanto Web quanto Desktop para… cadastro e relatório!

Desculpa, mas as duas palavras “cadastro” e “relatório” servem pra classificar tudo aquilo que aplicações gráficas fazem. Posso até mesmo dizer que jogos também são aplicações de “cadastro” e “relatório”: “cadastro” são todos os movimentos que eu desejo que o personagem do jogo faça, e “relatório”, todas as movimentações dos meus inimigos e do meu personagem.

Enfim, não leve tão ao pé-da-letra. É só pra dizer que isso não invalida minha argumentação.[/quote]

Bem, um jogo envolve bem mais que isso para ser chamado de simples cadastro/relatorio, eu quis chamar assim aplicações web por que normalmente é simplesmente o que elas fazem.

E tem outra, voce pode rodar um BATCH por uma aplicação Desktop sem problemas, mas não consegue fazer isso da Web sem usar recursos Desktop.

Anyway… web ou desktop, voce usa qual for melhor para seu caso.

E difente de voce(por opnião propria assim como voce tem a sua), se eu tiver a oportunidade de escolher entre fazer em desktop ou web eu prefiro desktop.

[quote=“leonardo3001”]Desculpa, mas as duas palavras “cadastro” e “relatório” servem pra classificar tudo aquilo que aplicações gráficas fazem. Posso até mesmo dizer que jogos também são aplicações de “cadastro” e “relatório”: “cadastro” são todos os movimentos que eu desejo que o personagem do jogo faça, e “relatório”, todas as movimentações dos meus inimigos e do meu personagem.
[/quote]

Acho que todo mundo nessa discussão é suficientemente inteligente para entender o tipo de sistemas que nos referimos quando falamos em “cadastro/relatório”. São os sistemas mais tradicionais, onde as telas são cadastros simples de dados, alimentam um BD, e depois tiramos relatórios com totais. E 90% dos sistemas comerciais são basicamente isso ou variantes disso.

Um jogo está bem longe disso. A informação toda tem que ser processada em tempo real, a criação e desenho dos gráficos também. Some isso a IA dos personagens e um possível tráfego de rede, e você vai ver que eles estão há anos luz de distância de um sistema de escritório convencional. Além disso, muito pouca informação é salva, tanto que são poucos os jogos que possuem algum tipo de banco de dados.

Olá

A velha discussão de sempre e causada por mais uma idiotice da Sun que chamava de desktop aplicações confinadas em uma rede local.

Swing é só a camada de apresentação. É como a aplicação que mais uso no dia a dia que é uma aplicação desktop (*).

E é perfeitamente possível usar JEE em uma aplicação em que a camada de apresentação é Swing. Conheço um monte assim e já trabalhei com algumas.

Só jogo pedras nas aplicações desktop em que o cara programa em Clipper usando Java e acessa ao bando de dados diretamente na tela. De vez em quando um fantasma dos anos 90 pergunta sobre isto aqui no GUJ.

(*) A aplicação desktop que mais uso se chama Firefox.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

A velha discussão de sempre e causada por mais uma idiotice da Sun que chamava de desktop aplicações confinadas em uma rede local.

Swing é só a camada de apresentação. É como a aplicação que mais uso no dia a dia que é uma aplicação desktop (*).

E é perfeitamente possível usar JEE em uma aplicação em que a camada de apresentação é Swing. Conheço um monte assim e já trabalhei com algumas.

Só jogo pedras nas aplicações desktop em que o cara programa em Clipper usando Java e acessa ao bando de dados diretamente na tela. De vez em quando um fantasma dos anos 90 pergunta sobre isto aqui no GUJ.

[]s
Luca[/quote]

A afirmação do luca tanto é verdadeira que hoje temos api’s específicas para trabalhar com http que podem ser incorporadas sem problemas em aplicações swing (nesse caso o swing é uma legitima camada de visão e nada mais).

Concordo com o comentário da faculdade…
Aprendemos primeiro Swing e JDBC e agora estamos trabalhando com Java Web.

E usar Swing + JRuby por exemplo ( insira aqui outra linguagem com J :lol: ) , o que vocês acham disso?

qualquer sistema bem desenvolvido em Java como back-end,
pode ter Flex, Swing, JSP, etc. como seu front-end.

o front-end é adaptado de acordo com oq o cliente/sistema quer.

e se o back-end da sua aplicação está travado com algum front especifico,
é pq muito provavelmente vc esta misturando as camadas de negocio e apresentação.

é simples assim,
não sei por que tanto discussão sem sentido nesse topico…

Concordo com o alucardeck.

Também não entendi o porque da dicussão.

Não gostar de desenvolvimento desktop ou web não é novidade e nem é um problema. É normal prefirir uma coisa ou outra, acontece com tudo e com todos.

Na ponta do lápis as duas (desktop e web) é um pé no s@#o!

Outro dia utilizei um recurso bacana em uma página web e tive que retirar pois não executava na versão do browser do cliente. Você vai pedir para o cliente trocar os browsers das estações (as vezes mais de 1000) por causa do teu software? Vc pode até pedir, ser atendido vai ser outro problema.

Software para desktop tem que ficar super atento a arquitetura aplicada e nem sempre tem um padrão geral bem definido para as soluções que aparecem; e nesta parte o que não falta é desafio para te testar.

Resumindo…tem que gostar do que faz senão é stress na certa.

flws

Dê uma olhada no WPF:
http://www.tanguay.info/web/index.php?pg=howtos&id=5
http://windowsclient.net/default.aspx

API para desktop.

Realmente, as tecnologias estão convergindo.

:smiley: :!:

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

A pouco tempo eu tava estudando JRuby implementando um jogo 2D com os pacotes do Swing.

Programar em JRuby é bem legal, tem umas coisas dinamicas excelentes.

Entretanto, a aplicação ficou mais lenta, não sei o motivo disso talvez seja a propria arquitetura do JRuby.

Mas vale o teste estudar um pouco dessas JLinguagens por ai.

[quote=fantomas]Concordo com o alucardeck.

Também não entendi o porque da dicussão.

Não gostar de desenvolvimento desktop ou web não é novidade e nem é um problema. É normal prefirir uma coisa ou outra, acontece com tudo e com todos.

Na ponta do lápis as duas (desktop e web) é um pé no s@#o!

Outro dia utilizei um recurso bacana em uma página web e tive que retirar pois não executava na versão do browser do cliente. Você vai pedir para o cliente trocar os browsers das estações (as vezes mais de 1000) por causa do teu software? Vc pode até pedir, ser atendido vai ser outro problema.

Software para desktop tem que ficar super atento a arquitetura aplicada e nem sempre tem um padrão geral bem definido para as soluções que aparecem; e nesta parte o que não falta é desafio para te testar.

Resumindo…tem que gostar do que faz senão é stress na certa.

flws[/quote]

Concordo plenamente com suas palavras…mas não gostei o seu avatar,rsrs,desculpe…

[quote=renzonuccitelli]Trabalhei 3 anos com Swing. Realmente é muito ruim, nada funciona por default e vc precisa saber como implementar muita coisa, utilizando muito Padrão de Projeto, o que dificulta a vida do iniciante. Estou trabalhando há um ano e meio com AIR (Desktop do Adobe Flex) e nunca mais quero saber de Swing. Java só como backend mesmo. O único problema foi que fiz curso de Flex em SP, pois não tinha em São José dos Campos. Mas isso agora até é uma coisa boa, pois estou abrindo meu próprio curso de Flex/Java em sjc…hehe.
Fora que o Swing é feio demais.
Só gostaria de deixar claro que essa opinião é pessoa, nada contra os amantes de Swing…rs.

[]s[/quote]
O Swing não é feio, vc é que não sabe implementar um look’n feel melhor :roll:
hehehe

Eu sei de bancos que utilizam Swing nas agências.