Por que usar PASSAGEM DE PARAMETROS POR VALOR E (NÃO)POR REFERENCIA?

[b]Amigos,
Estou estudando os fundamentos da linguagem para a certificação SCJP5 e ainda não consigo dominar esses conceitos
de passagem de parametros por valor e nao por referencia. Não sei quando e por que usá-los…
Alguém poderia lançar uma luz?

Valeu![/b] :roll:

Um breve resumo:

No Java, variáveis de tipo primitivo (int, float, boolean, char, etc…) são passadas por valor. Objetos são passados por referência. Mas qual é a diferença entre elas?

Na passagem por valor, o método recebe uma cópia da variável. Logo, independente do que o método faça, é garantido que a variável original não será alterada. Já na passagem por referência, o método recebe, óbvio, uma referência (ou seja, o endereço de memória) para o objeto. Isto quer dizer que, ao alterar qualquer atributo no objeto passado como parâmetro, o objeto original também será alterado.

[quote=pango]Um breve resumo:

No Java, variáveis de tipo primitivo (int, float, boolean, char, etc…) são passadas por valor. Objetos são passados por referência. Mas qual é a diferença entre elas?

Na passagem por valor, o método recebe uma cópia da variável. Logo, independente do que o método faça, é garantido que a variável original não será alterada. Já na passagem por referência, o método recebe, óbvio, uma referência (ou seja, o endereço de memória) para o objeto. Isto quer dizer que, ao alterar qualquer atributo no objeto passado como parâmetro, o objeto original também será alterado.[/quote]

A rigor, Java passa somente por valor. Quando se passa uma variável de referência para um método, este recebe uma cópia da referência. Consequentemente, você acessa o mesmo objeto, mas se você atribuir um novo objeto para a referência, o novo objeto é acessado somente no escopo do método. Tenho um (único) artigo sobre isso:

http://compmakeart.wordpress.com/2011/01/09/java-passa-por-valor-sempre/

Pango,