[quote=andre_salvati][quote=Jesuino Master]Não estou entendendo essas coisas de liberdade não.
As especificações do JavaEE são todas montadas por processos da comunidade. Na empresa onde trabalho tem várias pessoas envolvidas no JCP e outras empresas também.
[/quote]
Jesuíno,
a verdade é que o MELHOR sempre veio de fora e foi sendo incorporado com muito atraso na Java EE.
Vamos a alguns exemplos q vc mesmo citou:
-
Hibernate virou JPA na Java EE
-
Spring virou CDI na Java EE
-
Rest virou JAX-RS na Java EE
-
Bean Validation…
-
Que dizer da Red Hat que usa GWT nas consoles das suas ferramentas?? Pq não usa JSF ou Java FX?? Casa de ferreiro, espeto de pau??
A História tem mostrado é MELHOR esquecer a receitinha de bolo e ter opinião própria (liberdade??).
Think Different.
[/quote]
Oi, O JAX-RS não, aquela forma de programar saiu no JavaEE, direto na spec.
Eu sei que muita coisa vem de fora, eu nunca neguei isso e inclusive isso é espetacular no JavaEE, ele vai padronizando e melhorando. Ninguém te mata se usar alternativas e, inclusive, as alternativas são algumas das bases de evolução do próprio JEE! Minha dúvida nesse post é: Além de gosto, qual aspecto técnico te faria escolher framework X e não JEE?
Sobre JBoss usar GWT. A parte WEB é sempre tensa e divide opiniões e é nela que se encontra a maior diversidade. Hoje já é possível usar GWT com JEE com o Errai:
http://www.jboss.org/errai
Onde a parte de gerar telinha e pegar as ações do usuário ficam em GWT, mas você ainda tem acesso a serviões JEE. É uma abordagem diferente, mas que pega a parte WEB, que é onde se dividem opiniões. Eu mesmo não gosto de JSF, prefiro página com JS na mão, se não GWT, senão daí sim penso em JSF.
Sobre a RH usar JavaFX, quando o AS estava no começo, sequer o JavaFX 2 estava planejado, nem alpha tinha. Sobre não usar JSF, talvez Jakiran, Jason ou qq outro desenvolvedor do JBoss não era fã do JSF assim como eu não sou tão fã.
O JAX-RS saiu na sua listagem de forma muito infeliz, pq é, até onde aprendi, um dos maiores cases de sucesso do JEE.
Sobre Spring virar CDI, ok, Spring é o primeiro frame de DI, mas CDI vai além do Spring, isso é vísivel! Mas certeza que o Spring influenciou o CDI.
-JavaFX também não entra na nossa discussão, nem está na stack JEE!
Agora, você falou tudo no passado: “virou”. E hoje, onde o JavaEE perde? E se o JEE perder, como eu posso fazer para melhorar?
Eu não vejo mais muitas opções superiores, sim, superiores, por que iguais tem. Só não pode ter falácia de TI, onde o cara mostra um CRUD, mas não responde como a aplicação irá resolver outros problemas do mundo real. O Java EE prevê quase tudo.
Por que o MELHOR já não nasce no JavaEE?
Mais uma vez, não é flame, é só uma forma de ver as coisas. EU estou vendo que JEE resolve quase tudo, se você não vê isso e acha que framework X é melhor que Java EE para aplicações enterprise, me diga o por que?
vlwwsss