Porgrama utilizando data "atualizada"

Estou fazendo um programa em java e mysql de uma locadora de filmes (para a faculdade) e como toda locadora tem a data de locação e de entrega de filmes eu gostaria que o meu programa tivesse a data pré definida com a do computador. Ex.: a data de hoje é de 25/05/2011, o programa abriria com a mesma data(onde fica o campo de Data de Locação) e amanhã quando o programa for aberto novamente, o programa terá a data do dia 26!
como fazer isso?tem algum modelo?

Agradecido desde já,
Adam Paulo

new Date();

Date d = new Date();
       SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
       String s = sdf.format(d);
       //seta no label ou na textfield

[quote=drsmachado] Date d = new Date(); SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); String s = sdf.format(d); //seta no label ou na textfield [/quote]

uma dúvida esse “DATE” vem da biblioteca java.util ou java.sql?

Abraços

java.util
a classe java.sql.Date deve ser utilizada apenas em ações relacionadas à bancos de dados.

util

Eu importei as duas bibliotecas (Pro Date e pro SimpleDateFromat) e mesmo assim não tá indo! o programa compila sem erros, porém na hora da execução o campo fica em branco!
Será que é por que eu estou usando jFormatterTextField?
P.S : Estou usando o Netbeans e estou implemetando o codigo do JFormatterTextField no “Código de pós-criação”

Aí já não sei, mas não vejo necessidade de usar um formatterTextField, sendo que está formatando a data antes…

Coloquei os codigos num JTextField comum, porém mesmo assim quando inicia o programa o Campo fica em branco, nenhuma mudança

Posta o código aí pra gente ver e comenta em qual textfield está colocando este valor

jTextField4.setText(resourceMap.getString("jTextField4.text"); jTextField4.setName("jTextField4"); Date d = new Date(); SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); String s = sdf.format(d);

Por essa lógica, em que momento você diz ao jTextField4 qual o valor que ele deve possuir?
Após ter a String com a data, chame o método setText do componente e passe a própria como parâmetro.

Aí me diga se funcionou.

A propósito, o que esta linha faz?

jTextField4.setText(resourceMap.getString("jTextField4.text"); 

você tem que instanciar o date antes hehe… você está preparando a data… e colocando em lugar nenhum…

instancie o date… aí de o set com a string que montou

// linhas de código instanciando e formatando o date
jTextField4.setText(s);   

[quote=digaoneves]você tem que instanciar o date antes hehe… você está preparando a data… e colocando em lugar nenhum…

jTextField4.setText(s);   

[/quote]

Peraí digaoneves, ele instancia o Date aqui

Date d = new Date();

[quote=drsmachado][quote=digaoneves]você tem que instanciar o date antes hehe… você está preparando a data… e colocando em lugar nenhum…

jTextField4.setText(s);   

[/quote]

Peraí digaoneves, ele instancia o Date aqui

Date d = new Date(); [/quote]

Sim, sim… eu digo que ele precisa instanciar o Date e formatá-lo antes de setar o valor do textField… a string ‘s’ que tem o valor da data formatada não está sendo usada…
é só trocar a ordem…

pelo que eu vi acho que isso resolveria

[quote=drsmachado]Por essa lógica, em que momento você diz ao jTextField4 qual o valor que ele deve possuir?
Após ter a String com a data, chame o método setText do componente e passe a própria como parâmetro.

Aí me diga se funcionou.

A propósito, o que esta linha faz?

jTextField4.setText(resourceMap.getString("jTextField4.text"); [/quote]

esse é um código gerado pelo netbeans O.o
vou tentar fazer aqui com essas outras dicas que vcs passaram, logo envio o resultado :slight_smile:

Sugestão, você consegue alterar muito mais coisas clicando com o botão direito do mouse sobre o componente e selecionando algo como Personalizar código.

ainda nao funcionou instanciei o newDate() no começo do código, antes mesmo de qualquer construção de códigos pro swing do java
e depois usei o seguinte código pra formatar e colocar a data no jTextField

jTextField4 = new javax.swing.jTextField(); SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); string s = sdf.format(d); jTextField4.setText(s);

e depois tentei instanciar o Date antes da criação do TextField, ficando assim:

Date d = new Date(); jTextField4 = new javax.swing.jTextField(); SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); string s = sdf.format(d); jTextField4.setText(s);

porém nenhum funcionou

Posta o codigo todo ai, camarada.

Postarei o codigo mas tarde entao, pois estou no trampo e o meu notebook nao tem acesso a internet aqui! tbm nao teria como transcrever o codigo todo aqui
pq sao +de 800 linhas de codigo, criadas pelo netbeans O.o