jaboot: quem puder perder (ou ganhar) 5 minutos, por favor leia
Traduzido: http://elegantcode.com/2011/06/22/why-software-development-will-never-be-engineering/ (e me desculpem a tradução)
Por John Sonmez
Sempre achei interessante quando os acadêmicos tentam quantificar as métricas generalizadas sobre desenvolvimento de software.
Coisas como: por linhas de código, haverão um número X de bugs.
Argumentos como: já foi empiricamente provado que “blah” afeta o desenvolvimento de software de alguma forma “blah”
Todos são pensamentos interessantes, mas desenvolvimento de software nunca irá se conformar em ter rígidos princípios de engenharia, assim como muitas
outras práticas de engenharia. Quanto mais trabalho na área, mais eu percebo que desenvolvimento de software não tem nada a ver com engenharia.
Só temos que assistir a algumas aulas de matemática na faculdade e só.
Contruindo pontes
Um dos principais argumentos que eu ouço as pessas fazendo é que o estado atual de desenvolvimento de software como prática da engenharia, é baseado com a sua relativa maturidade
com outros campos da engenharia.
Existe um enorme problema com essa linha de pensamento.
Esse argumento soa como isso: “Engenharia já existe fazem centenas de anos e alcançou sua maturidade até o ponto que pode ser considerada uma ciência
mensurável, mas o desenvolvimento de software só está aqui fazem poucas décadas, então é relativamente imaturo como uma disciplina da engenharia.”
Lá no fundo, esse argumento parece bacana. E certamente o desenvolvimento de software daqui a 50 anos será diferente de como é hoje.
Poxa, é muito diferente do que era há 10 anos.
Mas existe um problema. Nós construímos muito mais software do que pontes.
Deixe-me dar um exemplo que veio à tona em outra área do meu interesse… poker.
A rapidez do poker
Uma coisa interessante aconteceu na comunidade do poker fazem 10 anos; profissionais do poker com décadas de experiência começaram a serem batidos vezes e vezes por prodígios de 19 anos.