Porque frameworks Java front-end não são populares?

Usei alguns frameworks web front-end como Vue, e estou estudando React agora. Mas porquê os frameworks que dominam o front-end são em JavaScript?
Conheço 2 frameworks front-end Java bons, Vaadin e Wicket. Fiz um projeto com Wicket e achei interessante, mesmo não sendo processado no lado do cliente, possui um desempenho bom e fluidez na navegação e também é baseado em componentes. Vaadin possui integração com Vue Angular React e outros, componentes ricos e curva de aprendizado baixa.
Trago esta discussão para responder: porque estes frameworks estão a sombra do React, Vue e Angular?
Todos frameworks citados são robustos e atendem a maioria das necessidades web, pequeno médio e grande porte. Porque o front-end com Java é pouco popular?

OBS: Não considero apenas estrelas do github, mas projetos usando essas tecnologias e envolvimento da comunidade, que é pouco. Pesquisei antes a respeito no GUJ e encontrei perguntas similares que tinham respostas como “JSF e Vaadin estão fora de cogitação”, minha pergunta é o por quê disso. (Desconsiderem o JSF porquê este está defasado, considerem Vaadin e Apache Wicket).

Por que você quer processar o front end da sua aplicação no backend?

Isso funcionava quando a web era popular. Hoje a web só tem meia dúzia de site que quase ninguém usa, agora é tudo Apps nativas que demanda que o processamento do frontend seja no cliente.

Desempenho e fluidez não é muito útil se ninguém usa mais o browser para atividades que fluidez e desempenho são importantes.

Por moda. Dependendo do que precisa atender, nao precisa desses frameworks, seria um custo desnecessario. Nao coloque a tecnologia na frente da necessidade.

Poderia citar um exemplo comparando?