Porque nao trabalhar em consultorias

Desenvolvimento é o mínimo. Saber o que desenvolver (análise) e garantir que será entregue no prazo (gerenciamento) é o grosso.

Eu vejo da seguinte maneira, tudo tem seus prós e contras. Minha opinião:

Consultoria de 3 letrinhas, pagam mal, te sugam a alma, mas te dão um bom conhecimento, principalmente para quem é iniciante. Dependendo de como anda sua carreira é uma oportunidade interessante.

Empresas que não possuem TI como negócio próprio: Menos trabalho, maior salário, mas com certeza, você vai trabalhar com código legado e terá MUITA dificuldade para melhorar afinal é difícil convencer a empresa a mudar algo que funciona. Refatoração, bom design e essas coisas não valem de nada para empresas assim. Se o sistema em VB6 atende, dificilmente ela vai querer pagar uma migração para .NET ou java.

Empresas de TI, médio - porte: Aqui eu vejo mais vantagem, equipes menores, maiores salários, mais liberdade de inovar e mudar. Grande oportunidade para aprender também. Mas também exigem mais conhecimento.

É a forma que eu vejo o mercado…

voce ta certo amigo porém se fosse facil assim pra gente escolher né.
muitas vezes tem que se ferrar mesmo pra poder chegar nesses lugares onde voce citou. tem que pegar experiencia nessas pedreiras ai. :lol:

A coisa é abrir uma empresa de 3 letrinhas. Dai sim vc nada no dinheiro…

?

Muita gente fala como se consultorias tivessem enormes margens de lucro porque te pagam 40 reais a hora e cobram 100 do cliente. Esquecem que o valor precisa pagar a equipe de vendas, de marketing, a infra da empresa e seus encargos também. Ou é o programador que ficou meses tentando vender a solução pro cliente? Ou o cliente ficou sabendo que a empresa existe porque sonhou com voce? hehehehe

Concordo. Acho que todos que reclamam da margem de lucro da empresa deveriam tentar montar uma. Sou contra qualquer empresa sem ética ou que não respeite as leis, mas agora é complicado sair falando de margem de lucro sem conhecer bem a questão.

A empresa ao nascer já tem um sócio chamado Brasil. Em grandes empresas que tem que trabalhar com Lucro Real ou Lucro Presumido, o imposto é de mais ou menos 15% ou 25% de IRPJ e 9% da CSLL, além de pagar 105% em média do valor do salário de cada funcionário de encargos trabalhistas, manutenção de toda a equipe administrativa, infraestrutura, depreciação das máquinas e equipamentos, além das contas básicas de água, luz, telefone e etc. Normalmente para conseguir se manter num mercado com grande concorrência a margem de lucro tem que ser baixa e ganhar no volume.

Tenho esperança que com uma mentalidade SaaS, ITIL consigamos transformar de fato o software em um serviço com alto valor agregado, hoje vejo muito mais como indústria manufatureira (até daí vem a famosa fábrica de software).

Concordo. Acho que todos que reclamam da margem de lucro da empresa deveriam tentar montar uma. Sou contra qualquer empresa sem ética ou que não respeite as leis, mas agora é complicado sair falando de margem de lucro sem conhecer bem a questão.

A empresa ao nascer já tem um sócio chamado Brasil. Em grandes empresas que tem que trabalhar com Lucro Real ou Lucro Presumido, o imposto é de mais ou menos 15% ou 25% de IRPJ e 9% da CSLL, além de pagar 105% em média do valor do salário de cada funcionário de encargos trabalhistas, manutenção de toda a equipe administrativa, infraestrutura, depreciação das máquinas e equipamentos, além das contas básicas de água, luz, telefone e etc. Normalmente para conseguir se manter num mercado com grande concorrência a margem de lucro tem que ser baixa e ganhar no volume.

Tenho esperança que com uma mentalidade SaaS, ITIL consigamos transformar de fato o software em um serviço com alto valor agregado, hoje vejo muito mais como indústria manufatureira (até daí vem a famosa fábrica de software).[/quote]

Depende, se a consultoria é uma fabrica de software terá certamente estes gastos. Porem aquelas consultorias que alugam os profissionais tem 100% de lucro… pois contratam o cara pagando uns 40 a hora e alugam para uma empresa cobrando 150 a hora dai é só lucro. Hoje em dia muitas estão fazendo estes esquemas…

luistiagos, é exatamente isso que eu penso.
Quando a empresa terceiriza todo o processo de desenvolvimento, sim, ela tem um custo gigante e deve mesmo ser remunerada por isso. Agora quando ela é contratada simplesmente para alocar um “consultor” dela (que é um funcionário com nome mais bonito) na outra empresa, é bagunça. É o mesmo esquema das empresas de vigilância e limpeza, exatamente igual.
A grande sacada é: o cara fica doente, falta um dia, quem assume o prejuízo é a consultoria; essas horas serão pagas, pelo funcionário ou por outro, mas não pelo tomador do serviço. Se não entrega no prazo, ele não arca com a demissão do cidadão.
É só uma maneira de escapar da legislação e dos custos trabalhistas…

e que de nada adianta, não funciona. O tomador do serviço é responsável solidariamente à consultoria no caso de uma ação trabalhista.
Abraço!

Não faz diferença se o cliente é fábrica, consultoria, banco ou a padaria da esquina. Tudo conversa fiada. Software é software. Não ta gostando do seu emprego procura outro, Java é a linguagem que tem mais vagas nos sites de emprego, não venha denegrir toda uma categoria de empresas só porque sua experiência foi ruim.

Desculpe mas é que só estou vendo um monte de acomodados reclamando que sua linguagem preferida não garante boas oportunidades.

Porque vc acha que as consultorias estão incomodadas?

[quote=Maracuja]
So para o caso de estarem. (o que duvido hehehe)[/quote]

O pessoal não reclama de consultoria, mas sim de consultoria Java.

Isto porque profissional Java não tem respeito nenhum no mercado.

Porra, nem mesmo a Oracle respeita desenvolvedores Java!

link

[quote=luistiagos]
Depende, se a consultoria é uma fabrica de software terá certamente estes gastos. Porem aquelas consultorias que alugam os profissionais tem 100% de lucro… pois contratam o cara pagando uns 40 a hora e alugam para uma empresa cobrando 150 a hora dai é só lucro. Hoje em dia muitas estão fazendo estes esquemas…[/quote]

Não, não tem margem assim. Elas gastam em marketing, em venda, em pós venda, contador, assessoria jurídica e pagam impostos também.

Satisfação é momentânea, ou seja, tem prazo de validade dependendo da empresa.

[quote=drsmachado]Embora eu concorde com muito do que se diz a respeito de empresas de consultoria de 3 letras, acho muito difícil alguém que está começando ir direto para um “cliente”.
Aliás, vou um pouco além.
Estas empresas são conhecidas pela exploração da mão de obra, mas, é fato que é possível aprender muito nelas.
De todas as pessoas que conheci desde que ingressei na faculdade em 2006, a grande maioria tem seus primeiros passos gravados nesse tipo de consultoria, com CLT “alternativo” (ou gambiarra).
Poucos são os casos de PJ, mesmo por que, para um jr negociar valores é uma questão bem complicada, afinal, qualquer oportunidade será aceita ou, segundo a crença da consultoria e do pobre iniciante, outros 300 estão ali esperando aquela vaga.

Eu comecei em uma consultoria de 3 letras (que tinha mais, mas é mero detalhe).
Aprendi muito, claro que já possuía uma boa base, mas, aprimorei meu conhecimento. Nesse ponto, acho válido.
Mas, da mesma forma que eu fiz, sugiro que a partir de 1 ano de vínculo, procure negociação de salário, se chegarem a um patamar que agrade, aguente um pouco mais. Senão, o mercado tá aberto. Sempre existem vagas.[/quote]

Consultorias são como agências de talento pra TV.

Você conhece os bastidores e pode até ganhar um cache como figurante, mas provavelmente nunca vai estrelar uma novela das 8.

Acabei de postar isso neste topico;

http://www.guj.com.br/java/84287-trabalhar-na-everis/8

Resolvi abrir este topico pois de vez em quando surge algum topico como esse, especialmente perguntas sobre as empresas de consultoria.

http://www.guj.com.br/java/119794-brqsp-alguem-indica-recebi-uma-proposta-deles

http://www.guj.com.br/java/74733-ainda-sobre-a-accenture

http://www.guj.com.br/java/114525-accenture-alguem-indica

Entao la vai:

Minha pequena contribuicao; Procurem emprego em industrias, bancos, setor de servicos; NAO em CONSULTORIAS; especialmente as 3 letrinhas, se os salarios naquelas empresas nao estao tao bons, imaginem nessas (as consultorias).

Basicamente (grosseiramente pensando) as empresas contratam consultorias por ser mais “barato” (isso e o que elas pensam, mas MUITAS vezes nao e o que acontece, nao vou entrar nesse assunto), ai a tal consultoria tem que pagar um punhado de diretores, e outras pessoas (RH, Marketing, etc) ter o seu ENORME lucro e ai pagar o trabalhador. Geralmente e assim; entao vcs devem trabalhar direto nas empresas (tem muitas vagas abertas) que muito provavelmente serao melhor pagos do que nessas ditas consultorias. Geralmente a propaganda delas e muito grande (elas tem que fazer isso, senao ninguem vai trabalhar nesses lugares) quem ja nao viu um punhado dessas 3 letrinhas com propaganda de ser melhor lugar para trabalhar, de ser isso e aquilo. (CMMI 5, ISO, MPS.BR, “Melhor Empresa”, “Maior Empresa”, “99000 funcionarios”, “10 paises”, bla bla bla bla).

Quase sempre existem opcoes melhores, basta procurar.

Em consultoria, recomendaria no maximo trabalhar como “terceiro, PJ” para estar alocado em um cliente (body shop), para quem gosta de ser PJ; e olha la ainda (uma meia duzia de consultorias). O bom mesmo neste caso e tentar um contrato direto com a empresa; infelizmente, sao poucas as que fazem isso.

Fiquem livres para fazerem mais contribuicoes e/ou debaterem o assunto.

[]`s

[quote=Leozin]bom eu já não concordo com praticamente tudo

o que tenho reparado no mercado é exatamente ao contrário: trabalhar em grandes empresas não parece ser muito legal

bom, consultorias 3 letrinhas nem se fala. Quanto a isso eu concordo contigo.

mas muitas consultorias não-3-letrinhas acabam agregando muito conhecimento profissional e pagando melhor do que alguns bancos, telecom(s) e afins

conheço algumas consultorias parceiras de grandes empresas de TI por ae que são justamente as empresas que pegam os piores trabalhos, os mais difíceis e que são a salvação de muitas grandes empresas de TI. Os salários para os consultores são consideravelmente altos, principalmente comparados com as empresas do setor privado. Claro, estou falando de PJ, porque consultorias que seguem a CLT, são poucas e… aí sim, pagam muito pouco.

nem devemos citar nomes porque senão daqui a pouco o guj vai receber outra liminar e aí já viu[/quote]

Pois, talvez como consultorias podemos entao especificar um pouco mais, diria; as Grandes consultorias que conhecemos muito bem. Acho que pequenas consultorias, e especializadas talvez possa ser interessante tambem (eu estava em uma dessas e la fiquei por 3 anos, estava relativamente satisfeito; e trabalhava alocado em cliente). Mas as tal grandes… essas… sao outra historia.

Concordo tambem, mas deve-se diferenciar essas consultorias que vendem projetos e gente, daquelas que tem algum produto e etc; essas podem ser bons lugares para trabalhar.

No mais, o que vc disse, concordo tambem.

[quote=Leozin][quote=Maracuja]
Pois, talvez como consultorias podemos entao especificar um pouco mais, diria; as Grandes consultorias que conhecemos muito bem. Acho que pequenas consultorias, e especializadas talvez possa ser interessante tambem (eu estava em uma dessas e la fiquei por 3 anos, estava relativamente satisfeito; e trabalhava alocado em cliente). Mas as tal grandes… essas… sao outra historia.[/quote]

Poisé cara, as ditas “grandes”, pra muitos profissionais de TI, são o sonho de lugar para se trabalhar, entretanto quando tu entras nessas empresas, o pesadelo começa.

No início é engraçado: promessas de projetos internacionais, você ganha conta bancária em bancos que na tua cabeça, tu acha que é “O CARA”, projetos fodas, pagamento de curso de idiomas e assim por diante. Ah e você vira um cara tipo “lalala softzista, lelele hardwarer, liliano”, tal como certas empresas denominam seus funcionários.

Os processos seletivos são, normalmente, longo e difícieis, mas são cômicos também: a dificuldade foi feita para dar aquele ar de “aqui só trabalha gente foda” e, aí, caso tu passe no teste, a empresa te oferece um salário lá em baixo com uma mensagem subliminar: “oh, estamos te dando uma chancezinha pra tu trabalhar conosco, mas saiba que tu és um nada”

e assim a vida segue :D[/quote]

Pior, e isso ai mesmo, velha mentalidade do “estou te fazendo um favor” em lhe dar um emprego.

[quote=drsmachado]Sabe o que eu acho mais interessante num tópico como este?
Qual o público alvo.
Por que, se uma pessoa já passou por uma dessas consultorias, sabe de cor e salteado o que está escrito aqui.
E, se for um noob, ele tem três opções:

• Ignorar os conselhos e ir por conta e risco;
  • Lamentar e aceitar, pois precisa do emprego;
  • Entrar em desespero, pois, sem experiência, nenhuma empresa “boa” contrata ´;

Esse é o reflexo atual.
Em um mundo onde um estagiário precisa ter o conhecimento quase igual a um sênior, fica difícil esclarecer as cosias assim.
De certa forma, são os funcionários que fazem as empresas ruins, pois, a maioria ainda pensa “ruim com ele, pior sem ele”.
A realidade brasileira não permite que todos tenham o direito a escolher. Não vou entrar nos méritos de capacitação, pois, se a grande maioria não tem um salário digno, como vai se capacitar?

Aí eu vejo iniciativas como o guj, as apostilas da caelum e da k19, por exemplo.
E muita gente não sabe aproveitar isso. Simplesmente desdenha ou prefere trollar.

Claro que é possível começar a carreira já ganhando muito bem. Mas isso é raro. Em cada 100, sei lá, uns 5 conseguem.
A grande maioria precisa ralar e ralar muito.
Veja, por exemplo, o sr. Senor Abravanel. Ou o Steve Jobs. Ralaram muito. Já o Mark Facebook, teve sorte… Quantas redes sociais existem hoje? Quantas deram certo? Quantas deixaram seus fundadores bilionários?

É bom ter objetivos maiores, sonhos, isso move a vida e nos motiva. Mas é importante saber que se dá um passo de cada vez.
Se não houver outras oportunidades, agarre a que se abriu. Faça o melhor, estude, não pare no tempo, não seja presunçoso a ponto de achar que é demais para ser jr, sem nem ao menos ter idéia do que um pleno faz.
E não culpe os outros por seus erros, admita, as pessoas erram.[/quote]

Cara, sei la qual o publico alvo; e tambem sei que a vida e como uma selva (e das bem perigosas); qualquer um que prevaleceu ate hoje ou prevalece, faz isso ralando pra caralho, sem duvida nenhuma;

No entanto lendo esse topico, quem sabe o pessoal para um pouco de ficar postando aquele monte de topico, de empresa XYZ e DRT e tals… pq a realidade e essa, e assim mesmo, acontece; e saibam tambem que existem outras oportunidades por ai. So isso.

Tambem nem sei se vale apena ficar tocando nesse assunto, pq na maioria dos casos (e o velho ver para crer) muitas pessoas vao ter que passar por isso;

Esse post tinha o intuito de talvez, quem sabe, passar para frente uma experiencia nao muito boa que a gente possa ter tido com uma dessas empresas e quem sabe outras pessoas nao terem que passar, sacou?

Eu mesmo nunca tive ninguem que me desse essa tipo de “dica”, eu tive que aprender na “marra”.

Somente isso.

[]`s