Porta paralela - escrever em dois endereços simultaneamente

Olá.
Estou com um problema.

No meu TCC, estou trabalhando com motores de passo. São cinco.

Com os pinos 2 ao 9, consigo trabalhar normalmente. Mas o problema está sendo enviar bits para os pinos de controle.

Achei uma fonte ( http://mecatrons.blogspot.com/2008/12/prototipagem-do-hardware-acesso-porta.html ) que me ensinou algumas coisas, inclusive o endereço (0x37A) e os valores para ativação dos pinos.

Para ativar dois motores, preciso:
Em um, escrever nos pinos 9 e 14 (AutoFeed), simultaneamente
e no outro, preciso escrever nos pinos 1 e 16.

No primeiro motor que citei, o pino 14 é o da direção (0 para esquerda e 1 para a direita) e o pino 9, o Step (que fica variando entre 0 e 1 para movimentar o motor).

No segundo, o pino 16 é o Step e o pino 2 é o que comanda a direção.

O meu problema consiste em saber se, com o java, é possível escrever nos dois endereços (0x378 e 0x37A) simultaneamente para sincronizar o funcionamento destes motores, ou uma solução, em ultimo caso.

Estou utilizando o Parport. Instanciei um ParallelPort para cada uma dos endereços, escrevi em um, e depois no outro, mas não deu certo. Alguém tem alguma idéia, sugestão, solução? :lol:

Conseguiu, no mínimo, para entender do jeito que eu falei, ou é necessário eu explicar mais detalhadamente?

Abraços.

ninguém?? :?

Não entendi o mito em se esccrever dados nos pinos da porta paralela. Você tem 25 pinos, 1 bit para cada pino, ou seja 3 bytes para a comunicação e 1 bit para alguma outra coisa(iniciar e terminar transmissão). O resto é com o datasheet da porta e com você mesmo.

O java vai escrever nos pinos das portas como qualquer outra linguagem(c no caso). O que difere na comunicação é que um byte em java é um valor sinalizado de -128 a 127 enquanto que em c um byte é um dado não sinalizado de 0 a 255. Isso quer dizer que se tiver um microcontrolador rodando um firmware c do outro lado sua comunicação já foi por água abaixo. A solução é converter os valores.

Se seguir esse tutorial vai ver que é até muito fácil. Boa sorte.

http://www.epanorama.net/circuits/parallel_output.html

Já resolvi meu problema.

No site do rogercom (http://www.rogercom.com) tem um tutorial sobre a porta paralela que me tirou todas as dúvidas. Só foi entender a lógica, implementar e funcionar 100%. Utilizei o próprio parport, e escrevo nos dois endereços sem problemas. Qualquer coisa posto aqui a solução certinha.

Agradeço,

abraços.