Sou cliente do Bradesco e recentemente ele já vinha anunciando que estavam reformulando seu site.
O interessante é que a versão antiga era feita em ASP.NET e a atual em JSF. Pra quem é fã de Java, um bom case de sucesso em cima do maior concorrente.
O resultado final pro usuário é independente da tecnologia utilizada, é óbvio. Mas fiquei curioso dos motivos que levaram eles a migrar toda a tecnologia de um portal desse tamanho.
[quote=josenaldo]Não sei se isso ainda vale hoje, mas na época da migração do Orkut de .Net para Java, eles alegaram problemas de escalabilidade do .Net.
E aí, isso ainda rola?
Uma possível razão pode ser simplesmente um acordo comercial mais vantajoso com a Oracle em detrimento de um antigo com a Microsoft. [/quote]
Ótima observação, na certa é escalabilidade , mesmo porque já ouvi falar que a propria Microsoft vai adora Java como sua linguagem principal.
Isso com certeza não é verdade. Por diversos motivos:
O C# é uma linguagem mais poderosa que o Java, representa um enorme investimento da MS, e é largamente adotado;
O problema de escalabilidade certamente não estará na linguagem (provavelmente no framework);
Representaria um enorme prejuízo de marca;
Não sei em que o portal do Bradesco estava implementado. Mas se for em Windows Forms, fizeram bem em migrar tudo, aquilo era um lixo mesmo.
O MSMVC, usado atualmente, não apresenta os problemas do Windows Forms de escalabilidade, e não deixa nada a desejar para os frameworks java atuais, como o portal do Bradesco não é exatamente novo, não creio que tenha sido desenvolvido nessa tecnologia.
Faz 2 anos e meio que trabalho com java na área financeira, vendo vários
projetos de vários bancos da europa.
Sinceramente nunca vi nenhum banco utilizando .Net no backend,
no máximo já vi algumas coisas apenas do front-end em asp.net,
mas coisas bem simples.
Gerentes, administradores da área financeira preferem algo bem estavel,
como JEE, pois é algo que tem uma maturidade no mercado. Também preferem
o JEE porque normalmente o banco deles é em oracle e desejam um sistema
mais coeso, do que um sistema fragmentado com diversos frameworks. Claro
que existe outros motivos, mas na área financeira o framework padrão mesmo
é o JEE.
Um banco que usava .net no backend era o Banco Santos, do Edemar Sid Ferreira. A MS inclusive anunciava isso nas suas palestras como a prova cabal de que o .NET atende perfeitamente esse segmento.
[quote=ViniGodoy]
O MSMVC, usado atualmente, não apresenta os problemas do Windows Forms de escalabilidade, e não deixa nada a desejar para os frameworks java atuais, como o portal do Bradesco não é exatamente novo, não creio que tenha sido desenvolvido nessa tecnologia.[/quote]
Mas ainda assim seria mais fácil e barato migrar pra msmvc em .NET do que redesenvolver totalmente o portal.
Trabelhei durante muitos anos como Arquiteto em um grande banco, e 80% de nossos projetos eram desenvolvidos em Java, outros 20% ficavam entre C, C# e VB.
Já os sistemas em Cobol são um caso a parte, não preciso nem citar os motivos.
[quote=josenaldo]Não sei se isso ainda vale hoje, mas na época da migração do Orkut de .Net para Java, eles alegaram problemas de escalabilidade do .Net.
E aí, isso ainda rola?
Uma possível razão pode ser simplesmente um acordo comercial mais vantajoso com a Oracle em detrimento de um antigo com a Microsoft. [/quote]
esse é um assunto recorrente aqui, em uma das vezes encontrei uma entrevista do próprio orkut, ele disse que teve que migrar pq os servidores do google não suportavam .Net e devido ao sucesso que estava tendo na época, o orkut deveria ir para os servidores oficiais do google. Antes deveria estar em um “caseiro”
Vale lembrar que hoje Java é muito mais popular que .NET e muito mais fácil arrumar profissionais… Essa idéia de migrar pra Java é muito vaga, por acaso eles não adotaram alguma solução de portal de mercado? Tipo Webcenter ou algo do genero?
[quote=DaviPiala]Que foi migrado é fato, resta saber porque…
Vale lembrar que hoje Java é muito mais popular que .NET e muito mais fácil arrumar profissionais… Essa idéia de migrar pra Java é muito vaga, por acaso eles não adotaram alguma solução de portal de mercado? Tipo Webcenter ou algo do genero?[/quote]
No Brasil…vem pra Europa pra vc ver qual é mais popular…
Realmente queria entender o porque?, o C# tem alguns poucos recursos a mais na linguagem, porém a plataforma java enterprise é muito superior… eu trabalho com desenvolvimento de sistemas de um banco gigante e nen da para imaginar sendo em .net.
para começar ter que usar windows server ja é zuado.
mais só queria saber os motivos ja que o vinni é um cara bem experiente, so lembrando que estamos falando de algo enterprise e não de programas desktop.
Todos os bancos utilizam UNIX nos servers remotos,
mas eu sempre quis saber se um sistema feito em .net
consegue rodar perfeitamente em tal Sistema Operacional,
se alguém de .net me responder fico agradecido. (dúvida mesmo )
Um amigo meu de .net me disse que o Itaú tem várias partes feitas em .net,
e que a Resource contratou 60 pessoas para desenvolver para o Itau em .net.
Ele não disse se é desenvolvimento de Back-end ou front-end.
Se .net ainda não conseguiu se consolidar nos bancos não é porque
ela seja inferior à Java, mas sim porque os gerentes, o pessoal de mais
idade na administração dos bancos aindam não confiam na microsoft
a ponto de investir milhões e ficarem dependentes de outra empresa.