Moro em Lisboa há cerca de 3 anos.
No meu caso, já vim a trabalho: recebi indicação de vaga para uma empresa Holandesa (com escritório em Lisboa), fiz o processo seletivo remoto, fui aprovado, me mandaram o contrato por correio e entrei em Portugal com o visto de trabalho.
O que vou opinar aqui é baseado em minha experiência e convívio com outras pessoas que passaram pelo mesmo processo. Não é uma verdade absoluta!
Método ortodoxo
É bom espreitar algumas vagas de trabalho em Portugal, ficar de olho em sites de empregos, como o Landing Jobs, SAPO Emprego e não menos importante, Linkedin.
Protip: Atualize o Linkedin, troque a cidade para Lisboa (ou outra de sua preferência), e na descrição coloque de forma destacada que mora no Brasil e está up para mudar para Portugal. Atualize sua experiência, detalhe bem e seja sucinto. Recrutadores europeus geralmente dizem que nós brasileiros escrevemos bons currículos, portanto, capriche. E TUDO em inglês, obviamente. Tudo isso aumenta exponencialmente a chance de ser contactado por recruiters na Europa.
Após ser aprovado em algum processo seletivo, é provável que a empresa te envie o contrato de trabalho. Com isto, você vai no consulado Português de sua cidade, pede o visto e embarca pra Portugal. Chegando lá, você dá entrada no cartão de residência, que é renovado no primeiro ano, depois no terceiro ano, e ao fim no sexto ano. Depois da terceira renovação (6 anos completos), já pode dar entrada na cidadania Portuguesa.
Método não-ortodoxo
Comprar passagem de ida-e-volta pra Portugal, onde pode ficar como turista até 4 meses (sua carteira de habilitação brasileira também é válida nesse período). Nesse tempo, é sair à procura de jobs, mas esse método é mais difícil, porque dificilmente uma empresa vai querer se responsabilizar em contratar alguém que não está “legal”.
Isso não é regra, mas caso alguma empresa acabe te contratando, vai tentar jogar teu salário bem lá pra baixo, pois o “desesperado” na história é você. Vi esse cenário acontecer duas vezes nesse tempo em que estou em Lisboa, portanto, tome cuidado!
Após ser contratado, duas decisões precisam ser pensadas:
-
Você combina com a empresa em voltar pro Brasil com o contrato em mãos e trabalha remoto de lá até sair o visto. Embarca pra Portugal novamente e daí inicia todo aquele processo de residência de forma “legal” como no método ortodoxo. Ou;
-
Fica em Portugal, e depois de 6 meses de salário (com contribuições à segurança social, ou INSS português), dá entrada na residência. Mas neste caso em particular, é muito arriscado, pois quando for dar entrada na residência, o governo Português saberá que você está de forma ilegal, pois teu visto de turista te dava direito de ficar apenas 4 meses. Eles irão te cobrar uma multa (pesada, creio que na faixa de 800 euros) pelos meses em que você está ilegal: do 4º mês até o mês em que estiver dando entrada na residência. Outra coisa, mesmo antes de completar 6 meses de salário, existe o risco, mesmo que remoto, de baterem na porta de sua casa e te deportarem pro Brasil, não podendo então nunca mais entrar em território Português.
Pense bem tua decisão. Eu iria de método ortodoxo, é muito mais safe e pagam melhor.
Salários
Nas consultorias e corporate, geralmente pagam na faixa de €1300 ao mês. Algumas podem oferecer mais, de acordo com a experiência, mas sendo sênior é capaz de encontrar por €1800 e já vi até por €2000 (casos raros). Alguns oferecem abaixo de mil euros, já vi developer dizer que ganhava €700 em consultorias 3 letrinhas. Na maior parte dos casos, vão te dar bonificação depois de “tempos” de casa.
Já startups Portuguesas querem pagar na faixa de €1800 também para senior.
De novo, existem exceções, mas esta é a média.
IMHO e experiência, empresas estrangeiras com escritório em Portugal pagam melhor, pois acabam por pagar acima da média Portuguesa e um pouco abaixo da média do país de origem. Tipo, “unir o útil ao agradável”.