Portugal: Lisboa x Porto

Pessoal, bom dia!

Estou pensando em sair de São Paulo para Portugal em busca de uma qualidade de vida melhor, não tenho passaporte europeu, sou desenvolvedor Java Senior.

Na opinião de vocês qual a melhor cidade para “chegar” em Portugal, Lisboa ou Porto? Qual lugar será que terei mais chances?

Nossos irmãos portugueses que participam do forum, por favor, opinem também…

Muito obrigado

1 curtida

Acredito que é uma sábia decisão. Morei por 8 meses em Lisboa e visitei o Porto.

É minha opinião mas eu enxerguei a coisa assim:

• Em Lisboa, talvez por ser capital, o povo em geral é mais frio e cada um cuida da sua vida, mas eles são prontos para ajudar em uma situação de necessidade.

• No Porto eu achei o povo mais descontraído e receptivo, a cidade é maravilhosa, misturando o lado antigo e histórico com o lado moderno, de construções novas.

Para morar, ainda mais que você está saindo de São Paulo, eu escolheria Lisboa.

Você deve estar se perguntando porque eu voltei: Simples, porque sou burro. Achava que a diferença entre países nesse mundo globalizado não era tanta, mas é enorme, principalmente no que se refere a acesso a tecnologias. Só fui descobrir isso depois que voltei, o choque de realidade é grande!

Espero ter ajudado!

1 curtida

Primeiramente, muito obrigado pela resposta…

“Segundamente”, diz aí, você trabalhou com TI lá? Como é o ambiente? Você tem passaporte europeu ou foi na loucura mesmo e consegui um trabalho?

Abs,
Danillo

Vou começar explicando como eu fui parar lá que já deve responder a várias perguntas também.

Minha mãe recebeu uma proposta de emprego lá, eu como tinha curiosidade de saber como era morar fora, a apoiei e fomos.

Já estando lá, fui informado que até 23 anos pode ser considerado dependente, após isso, ou trabalha ou estuda, se não é tratado como turista comum, podendo ficar 3 meses e renovando esse visto por mais 3 meses ao custo de 150 euros (na época). Portanto, é possível ficar até 6 meses como turista, cumprindo as regras de ter uma quantidade mínima de euros por dia, seguro internacional etc.

Eu como era maior de 23, acabei optando por estudar. Lá a coisa funciona mais ou menos assim para quem é maior de 23, você faz um exame tipo ENEM se eu não estou enganado, para menores eu não lembro como é. Se eu lembro bem da história, eu acabei entrando como transferência, baseado no histórico que eu tinha de uma faculdade que eu comecei aqui.

O curso chamava Informática de Gestão, é uma mistura de Economia, Direito e Programação, durava 3 anos e custava cerca de 300 euros por mês. No final dos 3 anos, você pode estender por mais 2 e sair com mestrado. O que eu achei bacana é que você pode cursar uma matéria por semestre se quiser, por 100 euros por mês.

O contato que eu tive com TI foi esse, um semestre de C# na faculdade, porém eu posso dizer que tirando um ou dois na classe, o pessoal era estudioso e dedicado. Não sei avaliar qual é a qualidade do profissional de TI português, mas creio que deve ser no mínimo normal, ruim não deve ser.

Como eu estudava, eu pude fazer um visto de estudante que é válido por 1 ano. No próximo ano você renova com os mesmos documentos, só que atualizados, renovando para mais 1, depois acho que é de 2 em 2 anos. Se não estou enganado, com 7 anos de moradia você iniciar o processo pode obter a cidadania portuguesa, juntamente com o passaporte europeu. Os documentos exigidos são basicamente matrícula, histórico da faculdade e comprovação de que você tem dinheiro para se manter ou um dependente.

Eu sei que você quer ir para trabalhar e talvez minhas dicas não sejam muito úteis, mas é um caminho para se morar lá.

Espero ter respondido todas as perguntas.

Abraço

2 curtidas

Moro em Lisboa há cerca de 3 anos.

No meu caso, já vim a trabalho: recebi indicação de vaga para uma empresa Holandesa (com escritório em Lisboa), fiz o processo seletivo remoto, fui aprovado, me mandaram o contrato por correio e entrei em Portugal com o visto de trabalho.

O que vou opinar aqui é baseado em minha experiência e convívio com outras pessoas que passaram pelo mesmo processo. Não é uma verdade absoluta!

Método ortodoxo

É bom espreitar algumas vagas de trabalho em Portugal, ficar de olho em sites de empregos, como o Landing Jobs, SAPO Emprego e não menos importante, Linkedin.

Protip: Atualize o Linkedin, troque a cidade para Lisboa (ou outra de sua preferência), e na descrição coloque de forma destacada que mora no Brasil e está up para mudar para Portugal. Atualize sua experiência, detalhe bem e seja sucinto. Recrutadores europeus geralmente dizem que nós brasileiros escrevemos bons currículos, portanto, capriche. E TUDO em inglês, obviamente. Tudo isso aumenta exponencialmente a chance de ser contactado por recruiters na Europa.

Após ser aprovado em algum processo seletivo, é provável que a empresa te envie o contrato de trabalho. Com isto, você vai no consulado Português de sua cidade, pede o visto e embarca pra Portugal. Chegando lá, você dá entrada no cartão de residência, que é renovado no primeiro ano, depois no terceiro ano, e ao fim no sexto ano. Depois da terceira renovação (6 anos completos), já pode dar entrada na cidadania Portuguesa.

Método não-ortodoxo

Comprar passagem de ida-e-volta pra Portugal, onde pode ficar como turista até 4 meses (sua carteira de habilitação brasileira também é válida nesse período). Nesse tempo, é sair à procura de jobs, mas esse método é mais difícil, porque dificilmente uma empresa vai querer se responsabilizar em contratar alguém que não está “legal”.
Isso não é regra, mas caso alguma empresa acabe te contratando, vai tentar jogar teu salário bem lá pra baixo, pois o “desesperado” na história é você. Vi esse cenário acontecer duas vezes nesse tempo em que estou em Lisboa, portanto, tome cuidado!

Após ser contratado, duas decisões precisam ser pensadas:

1. Você combina com a empresa em voltar pro Brasil com o contrato em mãos e trabalha remoto de lá até sair o visto. Embarca pra Portugal novamente e daí inicia todo aquele processo de residência de forma “legal” como no método ortodoxo. Ou;

2. Fica em Portugal, e depois de 6 meses de salário (com contribuições à segurança social, ou INSS português), dá entrada na residência. Mas neste caso em particular, é muito arriscado, pois quando for dar entrada na residência, o governo Português saberá que você está de forma ilegal, pois teu visto de turista te dava direito de ficar apenas 4 meses. Eles irão te cobrar uma multa (pesada, creio que na faixa de 800 euros) pelos meses em que você está ilegal: do 4º mês até o mês em que estiver dando entrada na residência. Outra coisa, mesmo antes de completar 6 meses de salário, existe o risco, mesmo que remoto, de baterem na porta de sua casa e te deportarem pro Brasil, não podendo então nunca mais entrar em território Português.

Pense bem tua decisão. Eu iria de método ortodoxo, é muito mais safe e pagam melhor.

Salários

Nas consultorias e corporate, geralmente pagam na faixa de €1300 ao mês. Algumas podem oferecer mais, de acordo com a experiência, mas sendo sênior é capaz de encontrar por €1800 e já vi até por €2000 (casos raros). Alguns oferecem abaixo de mil euros, já vi developer dizer que ganhava €700 em consultorias 3 letrinhas. Na maior parte dos casos, vão te dar bonificação depois de “tempos” de casa.

Já startups Portuguesas querem pagar na faixa de €1800 também para senior.
De novo, existem exceções, mas esta é a média.

IMHO e experiência, empresas estrangeiras com escritório em Portugal pagam melhor, pois acabam por pagar acima da média Portuguesa e um pouco abaixo da média do país de origem. Tipo, “unir o útil ao agradável”.

1 curtida

Leandro, muito obrigado pela resposta…

Tentarei primeiramente o método ortodoxo, vamos ver no que vai dar…

Abraço…

Com quanto tempo de experiência no Brasil você conseguiu se mudar?

4 anos.
Mas acho que isso não é mandatório. Nada impede um cara com menos tempo experiência ter skills pra trabalhar no estrangeiro.

Mas esta é uma particularidade de Portugal ou uma realidade em outros lugares da Europa?

Esse tema já foi muito discutido aqui no GUJ e o que mais se percebe lendo as experiências de outros que conseguiram sair do Brasil é que quanto mais experiência melhor porque há uma demanda maior por profissionais de nível sênior do que júnior ou pleno. Também dizem que certificações podem ajudar bastante.

Aproveitando, na sua opinião, quais são as skills mais requisitadas para desenvolvedores no mercado europeu? Posso estar errado mas tenho a impressão que, de modo geral, as oportunidades tendem a exigir mais conhecimento técnico do que no Brasil.

Mas esta é uma particularidade de Portugal ou uma realidade em outros lugares da Europa?

É uma realidade de qualquer país da Europa.

quanto mais experiência melhor porque há uma demanda maior por profissionais de nível sênior do que júnior ou pleno.

Isso é um pouco verdade sim, pois em qualquer país já existe profissionais de nível junior e pleno. É preciso mostrar porque vale a pena contratar você e não um cara do país de origem. Contudo, no velho continente existe uma oferta de vagas de emprego relativamente alta, por conta da população que vai envelhecendo.

Aproveitando, na sua opinião, quais são as skills mais requisitadas para desenvolvedores no mercado europeu?

Não sei dizer com precisão, pelo que vejo é um pouco parecido com alguns processos no Brasil, mas vou dar exemplos de etapas e skills que pediram em algumas entrevistas que participei em empresas de Portugal e outros países.

• Teste técnico em forma de algoritmos e estrutura de dados, que em média tem timer de 90 minutos.
  • Desenvolver um pequeno projeto, onde te passam um markdown com os requisitos. Nesse caso o tempo é livre, questão de dias pra desenvolver, compartilhar no github e fazer deploy em algum servidor de teste.
  • Com relação a Java, já vi umas provinhas pra testar conhecimento em Threads, Servlets, algumas estruturas, as típicas perguntas do StringBuffer/Builder, etc.
  • Entrevista em inglês. Mesmo trabalhando em Portugal, quase todos precisam falar inglês. Não é incomum teu colega de trabalho que senta do teu lado ser de outro país.
1 curtida

Obrigado pela resposta!

Ao que parece a seleção é mais criteriosa sim, pelo menos falando pela minha experiência. Nunca fiz um processo seletivo com tantas etapas. Mas é melhor assim, pelo menos a satisfação deve ser imensa ao saber que foi aprovado num processo seletivo com um bom nível.

Quanto aos salários poucas, horas atrás perguntei no chat do StackOverflow se € 1800 é um bom salário para um desenvolvedor. Alguns europeus me responderam (um holandês e outro belga) dizendo basicamente que € 1800 bruto é ruim para um desenvolvedor mas líquido é bom, pelo menos acima da média da população no local em que vive (ele não vive na capital). Considerando o custo de vida em Portugal, você acha € 1800, € 1000 ou até mesmo € 700 é o bastante para que uma pessoa solteira consiga viver (considerando aluguel, comida, roupas, lazer, etc) ?

Em Lisboa você paga no aluguel em uma região central de €500 a €850 dependendo da quantidade de quartos, garagem pro carro, vista pro Rio Tejo, etc. Em lugares mais afastados do centro cai pra €350 em média, conseguindo até valores como €250 se procurar bem. Abaixo disso acho pouco provável, só se for quarto compartilhado ou apê caindo aos pedaços.

Um almoço no restaurante sai em média €10 com bebida, mas existem regiões em que o prato sai até mais barato. Só que ficar comendo fora todo dia pode pesar, no final do mês você vê que gastou €400 só comendo fora. Caso prefira fazer comida em casa, vai gastar com mercado em média €250 mensais.
A questão de ser solteiro, claro que depende do que e quanto você come, mas geralmente um solteiro come menos em casa e mais na rua, portanto pode colocar €400 fácil no orçamento mensal com mercado. Com roupas creio que se gasta pouco, dá pra ir em lojas como Primark com €200-€300 e comprar roupas pra anos.

Sendo assim, respondendo tua questão, um solteiro (ou não) viver com €700 é quase impossível, pois tem que levar em conta custo de transporte (€35/mês), contas de consumo (€80), celular + internet (€50), academia (€20) e por aí vai, sendo que €300 já ficou no mercado e €350 no aluguel morando longe do centro. Existem pessoas que sobrevivem com esse salário, mas acho que fazem milagre.

Um solteiro com €1000 tem uma folga maior mas a vida será meio apertada, levando em conta todos os gastos que coloquei acima. Será difícil viver mais perto do centro, pois pra não pesar tanto o orçamento teria que morar um pouco mais afastado, mas por outro lado aumentaria o gasto com transporte.

Com €1800 o solteiro já tem uma folga e dá pra morar mais perto do centro, pagando cerca de €600.
Já pra quem tem filhos, €1800 dá pra viver mas será um pouco apertado, pois o gasto com mercado aumenta um pouco, tem também gasto com plano de saúde pra família (€30 pra cada pessoa), remédios, consultas, mensalidade escolar (€100 em média), reserva pra viagem entre outros pequenos gastos .

Uma diferença de €100 no salário faz uma diferença tremenda.
O custo em Porto é um pouco menor que Lisboa, mas acho que não vai fugir muito disso. Lisboa é uma das capitais mais baratas da Europa, portanto quando for analisar essa faixa salarial pra morar em outras cidades, como Bruxelas ou Berlin, pode aumentar esses gastos em 20%, pois lá as coisas são mais caras que em Portugal.

1 curtida

Caramba, 1800 é pouco.
A não ser que você seja novo (não só “de cabeça”, digo novo na idade mesmo, rs), esteja em início de carreira, vá pela experiência, aventura, etc
Mas se já está em outro momento, jamais aconselharia ir neste patamar de salário.
Outra situação é estar desempregado aqui. Aí de repente vale estar empregado lá, sempre de olho na recolocação aqui.
Mas encarar essa faixa salarial é fogo, se você já tem uns anos de estrada e em termos pessoais está batalhando seu patrimônio, família.