Pos em Engenharia de Software, porém

Pessoal daqui a um ano estou me formando em Sistemas de Informação. E minha experiencia na área se resume a trabalhos/estagios em SUPORTE.
Nunca consegui uma oportunidade pra trabalhar como desenvolvedor que é o que eu REALMENTE gosto. Se caso isso continue vcs recomendam que eu faca uma pos em engenharia de software (que e o que eu pretendo ser, ENGENHEIRO), mesmo sem experiencia na àrea?

acho que você deveria ficar avançado no ingles 1 ou 2 anos depois da faculdade

neste meio tempo tentar tirar certificação, fazer um curso de java e conseguir uma oportunidade na área.

após esses níveis você pensa melhor se vale a pena mesmo, eu penso em fazer para ser professor universitário. por que não vejo valorização do mercado de trabalho por esse curso.

Sem experiência na área acho que não vale a pena ingressar em uma pós, concordo com o douglaskd. Faça cursos de especialização.

Pessoal, vamos tentar ter a mente mais aberta e não achar que compensação de um curso, especialização, pós-graduação e afins é sinônimo de “compensação financeira”, ou seja, salário e/ou bônus maiores. Lembrem-se que essas etapas são fundamentais para lhe garantir um melhor posicionamento no mercado de trabalho, um diferencial em seu CV entre outros.

Há muitas empresas que para você ter um cargo de engenheiro de software você precisa comprovadamente de um mestrado, doutorado e efetivamente experiência profissional, o que também é fundamental. Salário alto será consequência de todo o seu esforço, dedicação, experiência e etc e isso não vem com um “papel”, vem com o tempo (e muito suor).

faeldix, penso que o douglaskd citou fatores importantes, como tirar certificação Java (o que te “obriga” a estudar), cursos de desenvolvimento, buscar uma vaga efetiva e/ou estágio na área de desenvolvimento e algo tão importante quanto tudo isso, inglês. O inglês é um diferencial sim, por incrível que possa parecer. Muitos na nossa área não dominam essa língua, sendo que sabemos da importância dela.

Depois que tiver uns dois anos de experiência com desenvolvimento profissional, acredito que seja o caso de buscar uma pós-graduação na área entre outros.
Certo ? Boa sorte em suas escolhas.

Abraços.

Na minha opinião é muito esforço para pouca remuneração. Programador (engenheiro de software e outros da área) ganha no máximo 5 mil se for muito bom. E para ser muito bom tem de ralar demais. E ainda vai ter de enfrentar superiores petulantes que humilhadores de seus inferiores.

[quote=nel]Pessoal, vamos tentar ter a mente mais aberta e não achar que compensação de um curso, especialização, pós-graduação e afins é sinônimo de “compensação financeira”, ou seja, salário e/ou bônus maiores. Lembrem-se que essas etapas são fundamentais para lhe garantir um melhor posicionamento no mercado de trabalho, um diferencial em seu CV entre outros.

Há muitas empresas que para você ter um cargo de engenheiro de software você precisa comprovadamente de um mestrado, doutorado e efetivamente experiência profissional, o que também é fundamental. Salário alto será consequência de todo o seu esforço, dedicação, experiência e etc e isso não vem com um “papel”, vem com o tempo (e muito suor).

faeldix, penso que o douglaskd citou fatores importantes, como tirar certificação Java (o que te “obriga” a estudar), cursos de desenvolvimento, buscar uma vaga efetiva e/ou estágio na área de desenvolvimento e algo tão importante quanto tudo isso, inglês. O inglês é um diferencial sim, por incrível que possa parecer. Muitos na nossa área não dominam essa língua, sendo que sabemos da importância dela.

Depois que tiver uns dois anos de experiência com desenvolvimento profissional, acredito que seja o caso de buscar uma pós-graduação na área entre outros.
Certo ? Boa sorte em suas escolhas.

Abraços.[/quote]

"
não achar que compensação de um curso, especialização, pós-graduação e afins é sinônimo de “compensação financeira”
"

Pra que tanto esforço se não há a devida compensação financeira! Poupe-nos…

Até camelô ganha mais que programador, pesquise pelo “David the camelô”…

[quote=mistico][quote=nel]Pessoal, vamos tentar ter a mente mais aberta e não achar que compensação de um curso, especialização, pós-graduação e afins é sinônimo de “compensação financeira”, ou seja, salário e/ou bônus maiores. Lembrem-se que essas etapas são fundamentais para lhe garantir um melhor posicionamento no mercado de trabalho, um diferencial em seu CV entre outros.

Há muitas empresas que para você ter um cargo de engenheiro de software você precisa comprovadamente de um mestrado, doutorado e efetivamente experiência profissional, o que também é fundamental. Salário alto será consequência de todo o seu esforço, dedicação, experiência e etc e isso não vem com um “papel”, vem com o tempo (e muito suor).

faeldix, penso que o douglaskd citou fatores importantes, como tirar certificação Java (o que te “obriga” a estudar), cursos de desenvolvimento, buscar uma vaga efetiva e/ou estágio na área de desenvolvimento e algo tão importante quanto tudo isso, inglês. O inglês é um diferencial sim, por incrível que possa parecer. Muitos na nossa área não dominam essa língua, sendo que sabemos da importância dela.

Depois que tiver uns dois anos de experiência com desenvolvimento profissional, acredito que seja o caso de buscar uma pós-graduação na área entre outros.
Certo ? Boa sorte em suas escolhas.

Abraços.[/quote]

"
não achar que compensação de um curso, especialização, pós-graduação e afins é sinônimo de “compensação financeira”
"

Pra que tanto esforço se não há a devida compensação financeira! Poupe-nos…

Até camelô ganha mais que programador, pesquise pelo “David the camelô”…

[/quote]

“Com R$ 12,00 que pediu emprestado a um amigo, comprou doces para vender no sinal e logo descobriu sua vocação de vendedor.”

quando eu paro no transito e vem alguem vender alguma coisa, penso duas coisas: “vou AJUDAR esse cara” ou “ta ta ta, toma aqui que o sinal vai abrir”, (alguns não abrem o vidro com medo de serem assaltados) isso pra mim é a mesma coisa dos vendedores de balinha no onibus que os que vi até hoje burlam e não pagam passagem.

e dizem: “eu podia estar matando, roubando, mas estou aqui trabalhando”, ai alguns ajudam, eu diria que é similar a pedir dinheiro. com a subjetividade de vender algo."

isso é marketing agressivo, nada mais do que pedir ajuda e alguem te ajudar, várias vezes ja paguei pela “bala” e não quiz recebe-la para ajudar a pessoa.

David the Camelot… esse eu não conhecia.

faeldix, eu acho que você está um pouco desorientado em relação ao mercado e afins. Primeiro que eu defendo arduamente que graduação é lindo, ter uma faculdade, um mestrado, ser fod@o em uma área específica, mas sinceramente, isso não é a garantia que será um profissional bom, com um bom salário e tudo mais.
As pessoas (os que contratam) querem gente que sabe fazer, que já fizeram ou que tenham conhecimento sobre o problema/projeto que estão enfrentando. Experiência é um diferencial e tanto, até para gente que não possui um canudo.

Outra que eu percebi é que você disse que REALMENTE gosta da área de desenvolvimento. Tudo bem. Mas quer ser engenheiro de sistemas.

Pra muita gente pode ser a mesma coisa, mas Analista de Sistemas != Engenheiro de Sistemas.
Até poderia até colocar Tecnólogo de Processamento de Dados == Analista de sistemas, mas == Engenheiro = false.

Minha opinião: busque informação sobre os cursos que você quer fazer, converse com gente da área que é Engenheiro e que é Analista, e procure discernir sobre os dois. Isso pode te ajudar a esclarecer melhor sobre seu objetivo.

De qualquer forma, faça inglês. É um diferencial e tanto, até porque programador acha que sabe falar inglês e nunca faz curso.

Agora, sobre esse David The Camelot:

O que eu achei é que ele é muito agressivo, deixar de comprar remédio pra esposa grávida e ir vender bala na rua, ao meu ver, é uma irresponsabilidade incrível. Mas como deu certo, isso fica por trás dos panos e deixa ele com cara de herói.

A filosofia desse cara não é nada mais do que as empresas/lojas deveriam ser. Ora bolas, atender bem o cliente e facilitar a venda* não é um diferencial, e sim o correto que muita gente deveria fazer.
Isso só me faz pensar que ou o cara é bom mesmo como dizem, ou ele estava envolto em um lugar tão lixo, que fez o básico e se destacou.

Agora, “descobrir a vocação de vendedor” desta forma? Isso foi a situação que lhe impôs, e não algo que ele almejava. Não tinha opção, ou ele fazia bem a coisa ou a esposa morria.
De qualquer forma, não tiro o mérito dele, de enxergar isso.

  • Lembro sempre do “Sem Parar”: Paga-se por algo que facilita você pagar as outras coisas.

[quote=jaboot]Agora, sobre esse David The Camelot:

O que eu achei é que ele é muito agressivo, deixar de comprar remédio pra esposa grávida e ir vender bala na rua, ao meu ver, é uma irresponsabilidade incrível. Mas como deu certo, isso fica por trás dos panos e deixa ele com cara de herói.

A filosofia desse cara não é nada mais do que as empresas/lojas deveriam ser. Ora bolas, atender bem o cliente e facilitar a venda* não é um diferencial, e sim o correto que muita gente deveria fazer.
Isso só me faz pensar que ou o cara é bom mesmo como dizem, ou ele estava envolto em um lugar tão lixo, que fez o básico e se destacou.

Agora, “descobrir a vocação de vendedor” desta forma? Isso foi a situação que lhe impôs, e não algo que ele almejava. Não tinha opção, ou ele fazia bem a coisa ou a esposa morria.
De qualquer forma, não tiro o mérito dele, de enxergar isso.

  • Lembro sempre do “Sem Parar”: Paga-se por algo que facilita você pagar as outras coisas.[/quote]

não sei te dizer se eu pago alguma coisa para ter o recurso de debito automático, hehe, mas a idéia é a mesma, pior que funciona meu R$ vai embora no dia certinho…

Na verdade o salário de TI começa em 3k e pode chegar a 14k+, depende da sua especialização e da empresa.

Cara eu acho que vc deveria focar em uma linguagem (pode ser Java), criar alguns projetos (como estudo mesmo) e demonstrar em seu currículo e nas entrevistas que você conhece a plataforma. Depois que entrar no mercado vale a pena uma pós para se diferenciar dos demais. Tem muita vaga de java aberta, se você realmente sabe programar e conhece alguns frameworks tenho certeza que vai achar algo mais cedo ou mais tarde.

Uma dica, as empresas passaram a valorizar pessoas com conta no github, pois assim eles podem avaliar seu código e seus projetos.

Ganho 6.5k e acho que estou ganhando pouco, sendo desenvolvedor.

Depende muito da pessoa, se você tem pegada pra ser empreendedor abre uma consultoria e por ai vai. Eu mesmo fiz a escolha de ficar trabalhando na empresa que estou no lugar de pegar um trabalho que daria para contratar mais gente e abrir minha própria consultoria.

Agora, se você for ruim… vale mais apena fazer aqueles cursos boquetas de gerência de TI e fingir saber de alguma coisa pra ganhar dindin.

Olá Galera… Aproveitando e pegando ‘carona’ nesse tópico, gostaria de saber se alguém pode indicar uma pós a distância nessa área…
Na região de SP a Campinas…
Valeu a atenção!

SEm querer desestimular voce mas o tal engenheiro de software na prática é o cara que fica lidando com processo de desenvolvimento de software e de controle de versão, o que chamamos de gerência de configuração.
só tem vaga em empresa grande, o mercado é apertado pois hoje em dia há tendencia da galera de TI querer sair da programação pra ficar fazendo estes serviços aí…
eu ainda penso que é papo furado, o titulo de engenheiro só devia se aplicar pra gente que desenvolve hardware o resto não passa de documentador.
Engenharia é um termo pesado em qualquer ciencia que na informática é relegado a coisas de bem menor qualificação…
Engenheiro mesmo é o que faz o design de processador o resto pra mim é marketeiro.

Na verdade o salário de TI começa em 3k e pode chegar a 14k+, depende da sua especialização e da empresa.

Cara eu acho que vc deveria focar em uma linguagem (pode ser Java), criar alguns projetos (como estudo mesmo) e demonstrar em seu currículo e nas entrevistas que você conhece a plataforma. Depois que entrar no mercado vale a pena uma pós para se diferenciar dos demais. Tem muita vaga de java aberta, se você realmente sabe programar e conhece alguns frameworks tenho certeza que vai achar algo mais cedo ou mais tarde.

Uma dica, as empresas passaram a valorizar pessoas com conta no github, pois assim eles podem avaliar seu código e seus projetos.[/quote]
Aqui em Curitiba pra ganhar 3k tem de ser no minimo senior e formado, pra ganhar pelo menos 5k CLT tem de ser gerente.
O salario varia muito de região pra região do país.

Se você quer ser Engenheiro, sugiro cursar uma faculdade de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica ou Química durante 5 ou 6 anos.

Pq não tem nada de engenharia em TI, o pessoal adora esse termo, engenharia de software é uma disciplina e não uma profissão.

[quote=Daniel_MV]Se você quer ser Engenheiro, sugiro cursar uma faculdade de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica ou Química durante 5 ou 6 anos.

Pq não tem nada de engenharia em TI, o pessoal adora esse termo, engenharia de software é uma disciplina e não uma profissão.
[/quote]

Concordo.
Alem disso, as boas praticas e métodos da “egenharia de software” infelizmente são muito pouco utilizadas na prática.

[quote]Se você quer ser Engenheiro, sugiro cursar uma faculdade de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica ou Química durante 5 ou 6 anos.

Pq não tem nada de engenharia em TI, o pessoal adora esse termo, engenharia de software é uma disciplina e não uma profissão. [/quote]

Concordo, o pessoal gosta de chamar de engenharia para parecer mais glamouroso, principalmente nos estados unidos, mas não tem nada a ver com engenharia.

O termo correto na minha visão seria METODOLOGIA OU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.
Engenharia é um termo bem além que envolveria algo muito abaixo do que fazemos na prática.
Os amigos aí já desvenderam isso…

Depende do que vocês definem como engenharia. Se vc for lá atrás e ver a história da Engenharia de Software, vai ver que o pessoal de desenvolvimento de software descobriu que software precisava de engenharia e Engenharia é apenas uma técnica para chegar ao produto final com qualidade, que vai desde o levantamento, elaboração, desenvolvimento, controle de qualidade e manutenção.

[off-topic]

[quote=douglaskd]e dizem: “eu podia estar matando, roubando, mas estou aqui trabalhando”, ai alguns ajudam, eu diria que é similar a pedir dinheiro. com a subjetividade de vender algo."[/quote]Na verdade é uma ameaça encoberta. Se você não comprar, vou parar de tentar vender e vou roubar… vou matar… :evil:
[/off-topic]