Na verdade até agora o pouco que aprendi foi praticamente tudo sozinho mesmo, no momento to terminando um curso de programação da universidade de toronto e fazendo o Computer Science da harvardx, todos online, além de ir lendo bem devagar o Use a Cabeça: PHP e Mysql.
O problema é que chega uma hora que falta um contato com gente da área, ver como outras pessoas pensam e trabalham, e aprender sozinho também é um processo mais lento, eu to aqui faz 2 horas tentando resolver porque um formulario simples que fiz em php não está sendo adicionado no meu banco de dados coisa que poderia resolver em 5 minutos com ajuda de algum professor heheh.
Sem falar que inevitavelmente a certificação no curriculo ajuda muito
Acredito que não se deva fazer nenhuma pós graduação onde o foco seja uma tecnologia em específica, nesse caso, JAVA. Se quiser mexer com isso, faz um curso técnico.
se o foco é ser programador e BOM programador, tem que exercitar o cérebro e aprender cálculo, algoritmos e estrutura de dados pra valer. Na graduação ensina isso, mas é bom ter livros para referência e prática. Com esse foco, arrumar um emprego é questão de tempo e sorte (assim como fazendo pós).
fazer MBA em <qualquer coisa aqui (ESW, Java, etc)>, eu acho que é muito bla bla bla e chega no mesmo lugar do que fazer um curso, por exemplo.
sou a favor de um mestrado voltado em algum tema bem interessante, longe da sopa de letrinha enterprise, que se aprende no dia-dia.