Galera é o seguinte, esse ano eu me formo, mas meu curso apesar de ser da area de tecnologia não é na área de programação, apenas a uns 6 meses comecei a estudar para tentar quem sabe um dia virar um programador.
Enfim, ano que vem surgiu uma oportunidade de fazer uma pós graduação em desenvolvimento web com Java ,sera que vale a pena? ou eu não vou conseguir acompanhar?
Eu nunca fiz uma pós na vida, oque é esperado do aluno antes de entrar? Já trabalhar na área? já ter um bom conhecimento do assunto?
Mas será que sem nunca ter trabalhado ou programado profissionalmente valeria a pena?
A grade é essa:
Módulo A:
Engenharia de Software
Análise Orientada a Objetos
Interface Humano-Computador
Módulo B:
Programação para Web em Java I
Programação para Web em Java II
Projeto de Banco de Dados para Web
Módulo C:
Programação para Web em PHP
Programação para Web utilizando XML
Tópicos em Desenvolvimento de Software
Módulo Metodologia:
Metodologia da Pesquisa Científica (web aula)
Monografia
Sim, vale a pena sim, tanto pra mais um aprendizado, qto a curriculo tb.
Mas recomendaria algo mais abrangente, uma pos em engenharia de software, nao em desenvolvimento WEB com JAVA.
Eu fiz uma com esse mesmo nome, desenvolvimento web com java, e me arrependi
Nao em questao de conhecimentos, pois qdo entrei aprendi MUITA coisa em java e acredito que isso me ajudou mto pra adquirir meu primeiro emprego com java sem experiencia profissional antes.
Mas há outras formas de adquirir esses conhecimentos tecnicos, que é simplesmente estudando por conta propria e desenvolvendo proprios projetos, nao precisa fazer uma pos ta especifica assim.
Diferente de uma em Engenharia de Software, pois aprende mais conceitos e como são aplicados, é mais abrangente.
O que nào acho mto mto agregador é fazer 2 pós desse estilo tecnico, agora q terminei minha pos, vou focar somente nas certificações, e mais tarde, talvez um MBA em Gerenciamento de Projetos…
[quote=igor_ks]Estranho a grade, apesar do nome ser especifico pra Java, abordar PHP
No meu teve modulos de
OO
Java SE
Frameworks (EJB, Spring, Hibernate)
Um pouco de JME (fizemos um jogo divertido)
32 horas de desenvolvimento android[/quote]Pois é, o meu eu só vi Java também. ^^
[quote=Diabo Loiro]inutil, voce so vai gastar dinheiro atoa… não vai aprender nada “de verdade” vai ser tudo por cima…
compensa mais voce pagar um curso descente… e especifico… do que colocar pos graduação no curriculum vai aprender muito mais.[/quote]Engraçado que eu conheço diversas pessoas (que estudaram comigo) que não trabalhavam com Java ou até mesmo nem com desenvolvimento. Com o curso aprenderam e conseguiram empregos em Java.
Mas é aquela, eles foram esforçados e após indicou o caminho. [=
Pode ter pós que apenas o façam gastar dinheiro, mas acho radical de mais afirmar que toda a pós vai causar o que você disse.
Bom eu pretendo no começo do ano que vem fazer a academia de java na globalcode também.
O problema é que já teno 27 anos, e não posso ficar esperando acabar um pra começar o outro
Eu fiz academia java e gostei, o problema é que falta algo mais completo, lá vc aprende a usar java mas não a desenvolver uma aplicação.
No ultimo modulo tive aula de java web uma previa de outro curso deles Academia Web acho q esse ultimo modulo devia ser para usarmos tudo que foi visto no curso, porem quiseram engatilhar para o outro.
O curso também te direciona para a Certificação, mas faltou exercícios sobre.
Eu estou pensando em fazer pós também, mas precisamente essa:
[quote=fabiobp2000]Eu fiz academia java e gostei, o problema é que falta algo mais completo, lá vc aprende a usar java mas não a desenvolver uma aplicação.
No ultimo modulo tive aula de java web uma previa de outro curso deles Academia Web acho q esse ultimo modulo devia ser para usarmos tudo que foi visto no curso, porem quiseram engatilhar para o outro.
O curso também te direciona para a Certificação, mas faltou exercícios sobre.
Eu estou pensando em fazer pós também, mas precisamente essa:
Não achei nada na minha região melhor, então vou fazer essa a distancia mesmo. O que vcs acham?[/quote]
Essa ai tem polo aqui na minha cidade também, vou olhar depois, problema é que é EAD, queria uma presencial mesmo.
Você fez a academia java oracle edition ou a academia java apenas?
Diz ai oque achou, to em dúvida de fazer, já fiz a Academia do Programador na globalcode de SP e achei legal mas nada espetacular, e o preço é meio salgado
Bom eu fiz academia do java e academia do webdeveloper na globalcode e alguns outros na caelum, inclusive o de web na globalcode fui da primeira turma tipo cobaia …rs…mas valeu a pena sim …quanto a pós …penso assim, se for para buscar um trampo ou entrar na área , vale a pena , porque conta em seu curriculo que vc esta fazendo a pós …porém é importante já ter um pré conhecimento na linguagem … agora se você tá pensando em fazer a pós para entrar na área sem ter o conhecimento , vale a pena vc investir uma $$ em um curso especifico web (caelum , globalcode, k19 ) e intensificar seu aprendizado com livros e quem sabe almejar uma certificação, neste contexto vale a pena fazer os cursos … mas não existe uma receita de bolo, sou formado em SI e Pós em Engenharia de Software e a minha pós teve módulos que foi muito bom …porém teve outros que eu me perguntava o que eu tava fazendo ali…enfim …cada caso é um caso …
Cara, será que você não consegue estudar sozinho? Material tem um monte na net, inclusive nos sites das escolas (caelum, k19, etc). Além disso tem um monte de tutoriais no youtube, principalmente se você tiver um inglês bom vai encontrar vários vídeos legais. Tem até cursos inteiros lá e são bons. Acho que o mais importante é ter disciplina. Eu trabalho com java desde 2003 e nunca fiz curso de java. Comprei na época os livros core java 1 e 2, fui lendo e fazendo os exercícios. Depois disso comprei um de servlets e jsp e fiz a mesma coisa. Depois comprei o da certificação e estudei sozinho também e consegui tirar a certificação em 2003 também. Eu não tinha experiência com java mas já trabalhava com programação utilizando asp e vb5. Eu acho que no meu caso foi bom tirar a certificação antes de entrar no mercado mas quando eu fiz entrevista no local onde tive a primeira oportunidade de trabalho o arquiteto que me entrevistou disse que o que mais contou foram os códigos que eu deixava em uma página na net desde a época do início da faculdade, onde ele pode ver que eu tinha uma boa lógica de programação e tal. Acho que valeria a pena você tentar estudar sozinho, abrir uma conta no github e ir colocando o que você faz lá, mesmo que forem coisas simples. Então você pode colocar no currículo o link do repositório pra mostrar o que anda estudando e tal. Eu acho que isso vale muito a pena porque no final o que importa é o que você conseguirá produzir na prática, muito mais do que uma pós ou curso, e isso você só consegue programando, não tem outra forma.
Não que seja o caso do caro colega criador do tópico, mas hoje em dia pra muita gente título de papel no currículo vale muito mais que conhecimento de verdade.
ps: às mentes binárias de plantão: não sou contra o estudo e a obtenção (merecida) de títulos, mas do “somebody love” de gente que esconde incompetência por trás desses títulos.
Eu também não sou contra, só acho que pós deve ser pra algo mais abrangente como já disseram, como por exemplo Engenharia de Software. As ferramentas mudam muito rápido, então eu não sei até que ponto vale a pena fazer um curso, mas depende da pessoa, tem pessoa que não consegue estudar sozinho, precisa ter aquele compromisso de estar em um curso e tal, por isso que eu disse que acho que se você tiver disciplina consegue estudar sozinho. Eu já fiz isso várias vezes, montando como se fosse um calendário de um curso de verdade sobre algo que queria ou precisava aprender e seguia o mesmo o melhor que conseguia, com a mesma disciplina que teria para um curso presencial. Só que é difícil conseguir este tipo de disciplina quando você está em casa.
E existe também a possibilidade do estágio. É difícil achar, mas tem empresas onde o estágio é de verdade, ou seja, pra pessoa aprender e se desenvolver. É uma outra alternativa. Mas tem que ser estágio mesmo, não empresa que quer um pleno ou sênior que aceite salário de estagiário.
Eu estou querendo fazer alguma coisa na area de Engenharia de Sistemas depois que eu terminar a graduação de cien comp…
o meu foco é Doutorado, mesmo que meu trabalho seja na area de t.i não vou desprezar a formação, varia de pessoa pra pessoa.
Se vc quiser trabalhar na goole, acredito que so de mestrado em diante…