Pós Graduação

Olá pessoal,
estou em dúvida em qual pós graduação fazer.

Na verdade a dúvida são entre três cursos de pós graduação. Um é em gerenciamento de projetos, a outra é em administração em banco de dados e por último uma em desenvolvimento de Jogos Digitais. A dúvida na verdade é pensando tanto no currículo quanto no futuro. No currículo acho que pesaria mais o gerenciamento de projetos e até mesmo para o futuroseria interessante, no entanto eu preferia fazer uma pós em desenvolvimento de jogos porque gosto bastante de programar ainda mais jogos que deve ser bem desafiador. Por último administração de Banco de Dados acho que seria bem importante para uma carreira mais técnica (programador java com knowledge em bd acho q seria bem interessante tecnicamente).

O que vcs optariam ou optaram nos cursos que vcs fizeram?

Att,
Regis

Eu fiz a pós graduação em jogos digitais, e trabalho na área até hoje. Sou professor de duas disciplinas pós da PUC/PR, e do curso superior em Tecnologia em Jogos.

Vou dar uma opinião sincera: a área ainda é vista com um pouco de pré-conceito, por isso não valoriza tanto o currículo quanto deveria. Boa parte dos contratadores as vezes são ignorantes ao ponto de olhar para uma pós dessas com demérito.

As vantagens, ao meu ver são as seguintes:

• Você provavelmente não teve a maior parte das matérias dessa pós na sua graduação e, portanto, vai aprender muita coisa nova;
  • Jogos são realmente desafiadores. São sistemas de tempo real, envolvem IA, redes, scripting, computação gráfica e ainda a parte de produção artística e visual;
  • Os conteúdos são interessantes.
  • Abre oportunidades nas indústrias de simulação, publicidade, educacionais e audio-visuais.

Não posso falar muito das outras áreas. Eu não me arrependo de ter feito a pós-graduação, e a maior parte dos meus colegas e alunos são bastante satisfeitos com o curso.

Oi Vini,
já estava com bastante de vontade de fazer essa pós-graduação exatamente pq sei que vou aprender muita coisa nova, como você disse, coisas que não tive na graduação ou tive mas bem por cima. Além disso, estou procurando coisas desafiadoras para estudar/praticar/aprender. O que me preocupa é o que você falou onde contratadores olham com demérito esse tipo de Pós no currículo, mas acredito que o mais importante agora seja o aprendizado e a vontade de fazer, coisa que eu não teria nas outras duas.

Que bacana seu comentário, melhor impossível. Dá pra ver que realmente existem oportunidades e uma gama de coisas para aprender. Acho que acabei me decidindo mesmo.

Estou curioso para saber a linguagem utilizada no desenvolvimento dos jogos, acho que você deve saber pq vou fazer na PUC tb, mas do RS. Pena que você não é do RS senão provavelmente me daria uma disciplina na PUC =/

Vlw Vini.

Att,
Regis

Tem que ser o q vc gosta, comecei um MBA em Gerenciamento de Projetos, o começo foi mto legal, mas quando chego o PMI fico um saco, prazo, custo, qualidade.

500000 bilhoes de processos monotos e sem graça.

Isso pq eu gosto mais de estrategia, marketing, fui fazer Gerenciamento de Projetos pq eu achei que seria bom pra carreira, mas, foi uma decepção pra mim.

Tem que ver o que vc gosta e o que vai te deixar feliz de seguir até o final.

Eu to voltando esse ano, to escolhendo outro curso pra continuar, vai ser em administração, estratégia ou mesmo marketing.

Siga o seu coração e que a força esteja com vc

Na indústria AAA a linguagem é, disparado, o C++. É a única suportada em todos os consoles, sejam eles pequenos ou grandes.
Para celulares e tabblets, o JavaME dominava o mercado, mas foi substituído pelo Objective-C (iPhone/iPad) e pelo Android (que é java também).
Para internet em sites, o Flash ainda reina absoluto. Alguns prevêem a extinção dele com o HTML5 ou com o WebGL.
Para desenvolvimento Indie, está se tornando muito popular o uso de Engines, como a Unity3D (javascript, C# ou boo) e a JMonkeyEngine (java e groovy) que fazem praticamente tudo para você.

Se você fizesse a pós em Curitiba, iria ter duas disciplinas comigo, não uma só.
Dou aula de Matemática e Física para Jogos e também de Inteligência Artificial.

Mas o pessoal do RS também é muito forte, fique tranquilo.

Sem contar que pode envolver bastante matemática (Álgebra, Cálculo e Física).

Vini,

Essa pós em jogos digitais, você fez mexe mais com programação, JAVA, C++, etc?

Ou seria mais a parte gráfica e visual?

Sou formado em tecnólogo de sistemas para internet e estou pesquisando bastante essa parte de web, e a gráfica assim como Marketing digital que são coisas que eu trabalho atualmente, mais com publicidade digital em um veiculo de comunicação. Eu queria tentar juntar tudo isso em um curso ou uma pós só, mas acho que é um pouco difícil.

Gosto de mexer com html, css photoshop, premiere e queria aprender mais sobre outros softwares e a parte de 3D também.

Abraços.

[quote=marcustec]Vini,

Essa pós em jogos digitais, você fez mexe mais com programação, JAVA, C++, etc?

Ou seria mais a parte gráfica e visual?

Sou formado em tecnólogo de sistemas para internet e estou pesquisando bastante essa parte de web, e a gráfica assim como Marketing digital que são coisas que eu trabalho atualmente, mais com publicidade digital em um veiculo de comunicação. Eu queria tentar juntar tudo isso em um curso ou uma pós só, mas acho que é um pouco difícil.

Gosto de mexer com html, css photoshop, premiere e queria aprender mais sobre outros softwares e a parte de 3D também.

Abraços. [/quote]

Eu mexo com programação C++. No caso, sou professor de computação gráfica, mas não a que ensina a usar o Blender, mas sim, a que ensina a programar um Blender. :wink:

Certo vini,

No meu caso seguindo meu perfil, o que você indica? Eu estou vendo algumas escolas de computação gráfica como a alphachannel (não sei se é conhecida e nem se é boa) e outros cursos livres no SENAC por exemplo, mas ainda não vou fazer, só estou pesquisando, pois estou indo pro exterior melhorar um pouco meu inglês e depois quando voltar e começar a trabalhar novamente pretendo investir em algum desses cursos ou mesmo pós graduação ligada a essa área. Você acha que é dificil?

Indica alguma escola nessa área?

Obrigado.

Abraços.

[quote=marcustec]Certo vini,

No meu caso seguindo meu perfil, o que você indica? Eu estou vendo algumas escolas de computação gráfica como a alphachannel (não sei se é conhecida e nem se é boa) e outros cursos livres no SENAC por exemplo, mas ainda não vou fazer, só estou pesquisando, pois estou indo pro exterior melhorar um pouco meu inglês e depois quando voltar e começar a trabalhar novamente pretendo investir em algum desses cursos ou mesmo pós graduação ligada a essa área. Você acha que é dificil?

Indica alguma escola nessa área?

Obrigado.

Abraços.[/quote]

Se você quer saber da parte de arte em 3D, está perguntando para a pessoa errada. Conheço pessoas que fizeram o curso da Saga e gostaram, mas não sou a pessoa mais indicada a dizer.

Como artista, sou um ótimo programador.

Mas o fato é que assim como a linguagem de programação é só um instrumento, as ferramentas 3D também são. Para se dar bem com modelagem, você terá que estudar outras coisas: anatomia, perspectiva, etc.

Entendi Vini, blza.

Você conhece alguém que possa me indicar e me falar mais sobre isso?

De qualquer forma eu estou pesquisando para ver se encontro em fóruns e etc.

Obrigado.

Abraços.

Bem, como já foi mencionado, deve se pensar bem antes de iniciar uma pós, pra não quebrar a cara depois…
Cursei Análise e Desenv. de Sistemas e não vi muita parte administrativa, então pretendo cursar MBA Gerencia de Projetos, achei a grade interessante, e já perguntei a uns ex-colegas sobre esse MBA e me recomendaram…
Então dedicar-se o máximo, é o recomendado.

Sobre pós em Jogos Digitais, ouvi falar dessa aqui http://www.ibta.edu.br/Cursos/Pos-Graduacao/jogos-digitais