Poscomp - Apostilas e Questões

EXATO!!! Teve um ano que estudei via uns livros da Federal do RS. Naquele ano foi esta instituição que “bolou” o exame… Imagina o q rolou… rsrsrs

Ano passado fiz a prova e achei difícil, é como já falaram ela aorda muitos assuntos, e isso complica bastante na hora de você estudar.

Esse ano a prova mudou a enfase maior está nos fundamentos.
O que acharam do novo modelo?

"

Acho mais interessante esse enfoque na teoria da computação…

Também pretendo fazer este ano só que está f%$a…Não consigo tempo pra estudar…Trabalho até no domingo demanhã, bicho…

cara … a prova não eh fácil não. E é bem ampla mesmo. Tópicos que caem muito: bancos de dados, estruturas de dados, complexidade de algoritmos, redes, arquiteturas e organização de computadores , sistemas operacionais e distribuídos, e engenharia de software. O que não cai: linguagens de programação específicas! Alguma coisa sobre computação gráfica cai também.

Vetores e geometria analítica, álgebra linear, funções matemáticas, limites, derivadas, lógica, conjuntos, álgebra booleana, grupos finitos, anéis…

up… up…

Realmente a prova é difícil e não podemos levar em conta só as provas passadas porque é bem extensa a lista do que pode cair e como os organizadores a cada a ano são diferentes provavelmente as “matérias” com mais questões podem ser outras.

essa prova e foda pacaramba… é prova para o chuck norris em matematica… ela aborda muito matematica…
pra não dizer 100%

[quote=luistiagos]essa prova e foda pacaramba… é prova para o chuck norris em matematica… ela aborda muito matematica…
pra não dizer 100%[/quote]

Acredite, podia ser beeem pior.

Não caem integrais múltiplas de linha por exemplo e nem matrizes de números complexos.

revoltante esta matematica toda… não entendo pq tanto embasamento… devia so embasar no q depende de matematica como IA e computação grafica… a maioria destes calculos são inuteis na vida real…

A parte de vetores e geometria analítica e álgebra linear é a base da computação gráfica.

A parte de funções, limites, domínios, grupos e etc é a base da IA.

exato…
dei uma lida nas provas anteriores…

todo o conteudo abordado é definitivamente importante (não necessariamente para a area de todos)…

mas eh a base para se fazer os calculos na “mão”…
hj em dia eh facil aplicar isso pq usamos diversos recursos prontos na programação (e etc…) que permite evitarmos os calculos diretamente…

só q imagina como isso foi “inventado”, alguem um dia teve q pensar em todos esses calculos…

Oh loco, tava vendo a prova de 2008, de 15 questões que li por cima, umas 5 eram ESPECIFICAMENTE de java, do tipo: “Em java, uma interface serve pra que?”

"

Alguem pode explicar como funciona o esquema de pontuação?

Pelo que eu entendi seu resultado e baseado na media geral, certo?

Como eles fazer esta avaliacao para inclusao no mestrado?

O resultado tem validade, ou eu posso fazer a prova e tentar ingressar no mestrado 2 ou 3 anos depois??

[quote=mchiareli]Alguem pode explicar como funciona o esquema de pontuação?

Pelo que eu entendi seu resultado e baseado na media geral, certo?

Como eles fazer esta avaliacao para inclusao no mestrado?

O resultado tem validade, ou eu posso fazer a prova e tentar ingressar no mestrado 2 ou 3 anos depois??[/quote]

A prova é dividida em três partes: matemática, fundamentos da computação e tecnologia. O peso de cada uma delas é igual para o seu resultado final, mas
algumas instuições podem ou não dar privilégio para alguma parte da prova.

Para saber se você foi bem, tem mesmo que verificar se você está acima da média. Se estiver, já é um bom começo.

Isso depende da instituição de ensino.

O resultado costuma valer por 2 anos ou menos, sendo que quanto mais recente, melhor.

Se houver mais dúvidas recomendo que visite esse tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/139578.java

Nele mais pessoas estarão atentas para te responder, além de ter bastante coisa discutida já.

Pessoal, estou corrigindo a prova de 2010 e postando em meu blog, com um resumo da teoria necessária pra cada questão e referências.

Quem quiser pode dar uma olhada: http://lgsreal.wordpress.com/