Poscomp - Apostilas e Questões

Pessoal,

Vamos reunir aki links para materiais sobre o poscomp

Notas de aula sobre Fundamentos de Computação e Tecnologia da computação:
http://www.adsystems.com.br/

Algumas questões de Matemática respondidas:
http://eddiestone.blogspot.com/2006/07/algumas-questes-do-poscomp.html

Obs: Podem postar as questões do poscomp que vcs estão em dúvidas para tentarmos responder aki, mantendo em um só lugar material de estudo para o Poscomp.

Abraços

Rafael Oliveira

Quem aqui já fez? O que achou da prova?

ótimo tópico. Add to favoritos

O site www.centraldoensino.com(.br) vende apostilas do poscomp. Já vi gente falando bem e mal das apostilas…

Maravilha de topico

www.sbc.com.br

Pessoal me desculpem a ignorância mais para que serve esta prova ?

O POSCOMP é um exame aplicado em todas as regiões do País que testa conhecimentos na área de Computação.

Somente isso ?

Os melhores programas de pós-graduação do país na área de computação, utilizam-se desta prova para classificar os candidatos.

A USP é um exemplo. Para cursar pós-graduação (mestrado) o departamento de computação utiliza a classificação do POSCOMP. Os melhores classificados entram no programa.

[]s

Os melhores programas de pós-graduação do país na área de computação, utilizam-se desta prova para classificar os candidatos.

A USP é um exemplo. Para cursar pós-graduação (mestrado) o departamento de computação utiliza a classificação do POSCOMP. Os melhores classificados entram no programa.

[]s[/quote]

Valeu. Muito interessante !
vivendo e aprendendo…

E pelo que me disseram ( amigas que fazem/fizeram mestrado ) é meio complicado estudar especificamente pra poscomp, pois ela é muito ampla e aborda TUDO relacionado a área de computação

Então, eu fiz ano passado… NÃO é difícil, porém o conteúdo é muito extenso, e não segue um padrão de conteúdo ou de dificuldade. Sei pq acompanho o poscomp desde que entrei na faculdade.

Eu revendo minhas apostilas da central de ensino por R$100,00 (metado do preço do site).

Contato por MP (mensagem privada) por favor para não poluir o tópico.

Update: já encontrei uma pessoa interessada em comprá-las
Incrível a eficiência do GUJ, não deu nem 5 minutos :wink:

Por exemplo, ano passado quase não caiu questões de cálculo, mas caiu diversas de Geometria analítica. Outros anos contaram com muitas questões de cálculo e pouquissimas de geometria analítica… Eu particularmente não achei difícil, mas a parte relacionada à engenharia tava bem difícil…

tem alguma porcentagem em relaçao a questoes de calculo ???

Tem uma alta porcentagem de cair questões mais direcionadas pros alunos da faculdade que elabora a prova :wink:

EXATO!!! Teve um ano que estudei via uns livros da Federal do RS. Naquele ano foi esta instituição que “bolou” o exame… Imagina o q rolou… rsrsrs

Ano passado fiz a prova e achei difícil, é como já falaram ela aorda muitos assuntos, e isso complica bastante na hora de você estudar.

Esse ano a prova mudou a enfase maior está nos fundamentos.
O que acharam do novo modelo?

"

Acho mais interessante esse enfoque na teoria da computação…

Também pretendo fazer este ano só que está f%$a…Não consigo tempo pra estudar…Trabalho até no domingo demanhã, bicho…

cara … a prova não eh fácil não. E é bem ampla mesmo. Tópicos que caem muito: bancos de dados, estruturas de dados, complexidade de algoritmos, redes, arquiteturas e organização de computadores , sistemas operacionais e distribuídos, e engenharia de software. O que não cai: linguagens de programação específicas! Alguma coisa sobre computação gráfica cai também.

Vetores e geometria analítica, álgebra linear, funções matemáticas, limites, derivadas, lógica, conjuntos, álgebra booleana, grupos finitos, anéis…