POSCOMP - pós prova

E então… o que acharam do poscomp?

Ouvi dizer (bastante) de quem fez ano passado de que em geral estava mais difícil, embora matemática estivesse mais fácil.

Quanto àquela questão do algoritmo de ordenação com 3 lacunas a serem preenchidas? Não entendi, tampouco todos com quem discuti. Parece que todas as opções faziam o algoritmo ‘perder’ dados.

Foi meu primeiro POSComp, e realmente a prova é difícil. Qual a expectativa de acertos de vocês?

Testes de múltipla escolha com 5 alternativas… humm… devo ter acertado 20% na parte de computação e tecnologia :lol: Mas em matemática acho que fui bem.

Sinceramente, após essa prova fiquei com mais vontade de fazer minha pós fora do país. Em um teste tipo GRE tenho bem mais chances de ir bem. O problema é o custo. :frowning:

[quote=Bani]Testes de múltipla escolha com 5 alternativas… humm… devo ter acertado 20% na parte de computação e tecnologia :lol: Mas em matemática acho que fui bem.

Sinceramente, após essa prova fiquei com mais vontade de fazer minha pós fora do país. Em um teste tipo GRE tenho bem mais chances de ir bem. O problema é o custo. :frowning: [/quote]

gre, gmat e toelf é o de menos… o problema é a entrevista e o dinheiro ehheheh

Sim, entrevista sem um super background de pesquisa acadêmica e publicações em revistas científicas (o que é raro para um aluno de graduação no Brasil) não impressiona muito o entrevistador para os cursos de pós lá fora.
Mas pelo menos a parte financeira, apesar dos valores altíssimos, sempre rola no mínimo um empréstimo para pagar a tuition.
O que eu achei estranho é que estava vendo por exemplo a Carnegie-Mellon. Valor dos cursos de pós: quase 32 mil dólares por ano. Mas a FAQ da parte de PhD dizia:

[quote]What about Financial Aid?
Ph.D. students receive full tuition and a monthly living expense stipend.[/quote]
:?: :?: :?:
Será que esse “recieve” é de presente mesmo ou será que tem que pagar depois? hehehe

Outra dúvida que eu tenho é sobre o histórico escolar, e isso vale pras universidades daqui também. Até que ponto tirar nota alta é importante? Aqui no meu curso é normal não ir tão bem assim. Por exemplo, em uma disciplina meu 5,7 foi a segunda maior nota da sala. Aqui na USP as pessoas vêem que eu passei de primeira com o Humes e me dão parabéns, mas uma pessoa de fora que olhe o 5,7 em Programação Linear vai me chamar de ignorante…

Mestrado é facil de entrar, basta ter um gpa bom na faculdade (entre 3.5 e 4) , ter carta de recomendacao da tua faculdade, e o dinheiro… é bom ter uma boa resposta academica para “pq vc quer mestrado?”… se falar dinheiro ou apenas aprender, se o orientador for chato voce tá fora, mas no caso de estrangeiro sempre é mais facil.

As faculdades aqui valorizam estudantes estrangeiros, geralmente se voce tiver o dinheiro eles nunca te rejeitam, mas se voce nao for indiano, koreano, muiiiiito dificilmente eles te dao financial aid (eles nao tem parametros para avaliar)

Detalhe: pra eles. USP, e Faculdade do Triangulo Redondo, é a mesma coisa, e não quer dizer nada aqui. Basta ter boas notas e uma ementa boa, pra eles, todas as faculdades do Brasil sao ± a mesma coisa em computacao. Isso nao é impedimento não.

Voce é avaliado o tempo todo no mestrado, por isso eu acho que eles não ligam muito para quem entra, geralmente os ruins nao duram 1 estacao.

Se voce nao tiver todo o dinheiro para pagar, o problema vai ser o visto… os caras tão muito chatos com isso agora.

Aii!Quase o preço de Medicina em Cambridge, na última vez que eu vi.

Ignorante é o seu professor. :wink:
As públicas sempre tem esse problema do “professor Deus”… :roll:
Teve uma matéria quando fazia McDonalds que de uns 70 alunos, só 4 passaram.E nesse caso, eu tenho que falar: a prova era fácil, só que era longa.Ela enganava por que era permitido consulta, mas quem não gosta de ler Tanenbauns da vida, se estrepou…

É verdade.Aliás, é só pedir o prospecto da faculdade em geral(algumas tem online-Jamais use um email importante nesses cadastros!), que eles informam até a quantidade de cartas de recomendação que você precisa…

Eu fui perguntar para um amigo americano se aquele receive full tuition + stipend era o que eu tinha entendido mesmo. E ele disse que sim, que para PhD é relativamente comum ser de graça e ainda darem uma bolsa, para todos os alunos, porque é como se você estivesse trabalhando para eles ao fazer pesquisa e divulgar o nome da faculdade nos diversos papers que você publicar. Ele disse ainda que há uma expectativa de você sair desses cursos e ficar muito rico, e aí doar dinheiro pra faculdade quando estiver sobrando.
Então, no caso de PhD, dinheiro não é o problema, e sim convencer os caras de que você realmente tem potencial para bons resultados em pesquisa acadêmica.
Mestrado já é outra coisa, já que lá não é exigido nem ao menos que você faça uma dissertação de mestrado.

Mas quanto a nota de faculdade, eu só mantenho minha média um pouco mais alta fazendo muita optativa em jornalismo ao invés de matemática :roll: hehehe (obs.: minha área de pesquisa é categorização de textos e recuperação de informação em geral, então algumas disciplinas do jornalismo até fazem algum sentido).

Essa coisa de nota é complicada e muito relativa… tirar um 5 em uma matéria pode ser 3x pior do que tirar 9 em outra.

Em mestrados fora eu não sei muita coisa, apenas cheguei a visitar Berkeley e me informar na secretaria de lá. Parece que eles até incentivam esse auxílio, vc mora na moradia e trabalha no campus mesmo, além de estudar.

O problema é o que um professor de San Francisco me falou: que o pessoal vai preferir dar essa bolsa para um americano burro do que um estrangeiro inteligente. Mesmo entre eles tem concorrência e num critério de desempate, se for alguém de Los Angeles disputando a vaga por outro da Philadelphia, o primeiro ganha; por ser de uma região mais próxima de Berkeley.

Se teu GPA for menor que 3, voce nao faz mestrado nos eua, em lugar nenhum… é lei em todos os estados… voce precisa voltar na faculdade e pagar as matérias que voce foi mal. Uma nota baixa não importa muito, mas 3.5+ gpa no final do curso é essencial.

Mas não estava aqui falando de scholarships para alunos inteligentes ou com dificuldades financeiras. Estou falando que todos os alunos dos cursos de PhD de certas universidades americanas ficam isentos da “mensalidade” de certos cursos de pós.

:cry: Mas 3.5 de 4 é quase 9 de 10… nunca vi uma média dessas no meu curso… Com muitas disciplinas de jornalismo eu mantenho minha média entre 7.5 e 8, o que é suficiente para o 3, mas de qualquer forma a maioria dos mestrados nos EUA não valem nada no Brasil. Sem dissertação eles não são reconhecidos pelo MEC.

Não sabia disso… mas se não tiver dissertação (a maioria acho que nao tem) como a pessoa faz pra ser reconhecida no brasil?

Oi Bani,

A média do POSCOMP é muito baixa:

  • 2004: 25 questões
  • 2005: 21 questões

Se você acertou 90% da prova de matemática e 20% nas outras você fez uns 28 pontos. Provavelmente acima da média.

O ICMC-USP São Carlos só exige a nota da prova de matemática para os alunos com formação em matemática. Só resta saber se o ICMC tem pesquisadores na sua área de interesse. As inscrições vão até 30 de setembro.

http://www.icmc.usp.br/~posgrad/index.php?id=39

Alguém possui alguma expectativa de nota em relação à prova?

Vanessa,

Conheço uma pessoa que fez graduação em Matemática no IME, prestou o POSCOMP e hoje tá terminando o seu mestrado em computação.

Se o orientador já te conhecer como aluna deve ajudar bastante, já que você é bem aplicada nos estudos.

Legal rigolin, eu acho muito interessante aí em São Carlos o Núcleo de Linguística Computacional. Pra fazer meu TCC estou pengando um monte de material da biblioteca daí.
Só não tento mestrado aí porque

  1. vou estar trabalhando aqui em São Paulo ano que vem
  2. segundo o FênixWeb me pareceu que aqui em São Paulo tem mais matérias divertidas no mestrado (de lógica e tal)

Olá

Só para dar uma força para a Bani:

[quote=Sebastiano Vigna resumé]
I received my Laurea in Mathematics from the University of Milano in 1991, and my Ph.D. in Computer Science from the University of Milano in 1996 with a thesis on distributive computability, a generalized theory of iteration and computation based on distributive categories.

Presently I am an associate professor at the Computer Science Department of the University of Milano, and a member of the LAW[/quote]

Bani, dê uma olhada no MG4J (free full-text indexing system for large document collections written in Java) e veja se tem algo que a ajude no seu interesse por recuperação de informações.

[]s
Luca

O resultado já saiu. Eu consegui 38 pontos. Como vocês foram?