Posso retirar os espacos de um codigo?

Fala galera… blz? bom, to com uma duvida q nao sai da minha cabeca… desculpe se ja foi respondido alguma vez ou se for algum repost… alias, nao e a minha intencao ressuscitar nenhum topico no forum… entao vamos direto a minha duvida:

public class HelloWorldConsole
{
public static void main(String args[])
{
System.out.println(“Hello, World!!!”);
}
}

Eu posso retirar os espacos?

Se alguem puder me responder a esta pergunta ficaria agradecido.
Abracos a todos do forum e desculpem qualquer coisa ae.

cara…qdo postar codigo use as tags do forum , ajuda quem quer te ajudar !!

vamos la… este seu codigo poderia ficar assim

public class HelloWorldConsole{public static void main(String args[]){System.out.println("Hello, World!!!");}}

compilaria e seria executado na boa !!!
Agora imagina dar manutenção ou desenvolver olhando isso !!!

espero ter ajudado !!

Entao cara…essa separação ou identação que vc ve é exatamente para a maior facilidade na manutenção e entendimento do código, não so por outros que possam estar trabalhando com vc, mas tb para que vc mesmo nao fique perdido ao ter que reler ou re-implementar um código.

O seu código fica realmente mto dificil de ser lido… mas pq vc quer retirar esses espaços?

hahaha olha o nick dele
ahahaha

é pq nao tentar e ver se da erro antes de postar?

Mas vou ajudar:
Nao retire nao, pois fica muito dificil ler o seu codigo dps…

Use e abuse dos espaco enqto vc esta aprendendo. identacao é tudo no aprendizado.
Dps aprenda sobre patern e aprenda usar alguns plugins de formatacao ou usa a formatacao automatica da sua ide.

[]'s

Vlw galera pela ajuda, mas olhem neste link: http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj
No primeiro codigo q ele mostra… ele mostra com espacos…

public class HelloWorldConsole
{
public static void main(String args[])
{
System.out.println(“Hello, World!!!”);
}
}
este codigo e sem, tem algum problema se eu retirar os espacos?

Opa!

Não, não vai ter nenhum problema, nem de sintaxe nem de performance, mas como já foi citado, não ajuda em nada em manutenção de código. Quando é gerado o .class, a otimização cuida de eliminar cuidados desnecessários (espaços, quebras de linhas, comentários).

Até!

vc NUNCA vai encontrar em lugar nenhum, literatura nenhuma, algum código feito sem identação e espaço, isso faz parte das boas pratica de programação além de fazer parte do bom senso do todos. :smiley:

mas so uma pergunta vc quer digitar tudo como? sem espaço e para dar manutenção nem vc consegue quando mais outros programadores. so a perda de tempo.

Cada vez mais me convenço que

Java.equals (Cobol) 

é “true”.

Há um monte de padrões e regras que não são exigidas pelo compilador, mas sim pelos lugares onde você trabalha, ou pelos seus clientes.
Aprenda a conviver com as regras, mesmo que você não goste delas.

thingol "Aprenda a conviver com as regras, mesmo que você não goste delas. "
falou tudo ai!!

Opa amigo, tudo bom… hehehe… quando comecei a programar eu tambem tive essa mesma duvida que você, depois fui compreender pra ke serviam esses “espaços”… isso se chama identação, e foi criada para que o desenvolvedor tenha um campo visual mais limpo e mais estruturado… um codigo agrupado e de dificil interpretação.

Os espaços em brancos naum influenciam nada no seu codigo, soa apenas referencias visuais. Em algumas linguagem, axo que no C, antigamente naum sei atualmente os espaços infuenciavam no tamanho do Executalvel … hehehe ! Mais isso ja é algo ultrapassado.

Espero ter ajudado maniho…
Abraços ai :slight_smile: :smiley:

Agora entendi, mto obrigado pela compreensao.
Desculpem qualquer coisa ae.
Abracos a todos.

Prezado amigo, no geral é como os amigos responderam para você, poder, você pode, mas não deve!!! justamente pelos motivos já ditos, ok?

Rodrigo

ah nao ser que esteja participando de um concurso, por exemplo, de 512 bytes… heheheh…

me lembro do meu segundo programa em fortran 77

• professor, que erro é esse?
  • ah, o codigo fonte do seu programa certamente passou da coluna 72, vc precisa colocar um simbolo ali e continuar na linha abaixo e lalala…
  • ah ta…

Eu dos meus programas em COBOL.

Ah… grandes tempos aqueles de IDENTIFICATION DIVISION, WORKING-STORAGE SECTION, PERFORM…

Ou seja,

Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind.

Da mesma forma:

“Dovete adunque sapere come sono dua generazione di combattere: l’uno con le leggi, l’altro con la forza: quel primo è proprio dello uomo, quel secondo delle bestie: ma, perché el primo molte volte non basta, conviene ricorrere al secondo.”

[quote=thingol][quote=maquiavelbona]
“Thoughts without content are empty, intuitions without concepts are blind.”
Immanuel Kant - Kritik der reinen Vernunft
[/quote]

Ou seja,

Gedanken ohne Inhalt sind leer, Anschauungen ohne Begriffe sind blind.

Da mesma forma:

“Dovete adunque sapere come sono dua generazione di combattere: l’uno con le leggi, l’altro con la forza: quel primo è proprio dello uomo, quel secondo delle bestie: ma, perché el primo molte volte non basta, conviene ricorrere al secondo.”
[/quote]

Obrigado,

eu não sei alemão muito menos italiano. Mal sei português, finjo inglês e suponho francês.

Até!

Também não sei alemão ou italiano, mas baixei os livros indicados do Projeto Gutemberg, peguei o Babelfish e procurei o texto que se parecesse mais com o que estava em inglês. (O Babelfish me traduziu “intuitions” por Intuitionen, mas a palavra que estava no original era “Anschauungen”.)