Bom pessoal, uma coisa que fica clara é que, não há uma definição final sobre a modalidade da empresa adequada para quem quer trabalhar como PJ no ramo de TI (Programador, Desenvolvedor, Analista e afins). Vejam, a mais de 2 anos que sempre ouço coisa do tipo:
[quote= thgdias]
já ouvi muita gente dizendo que abriu com o super simples e depois a consultoria obrigou a trocar, outros ainda tem até hoje
aqui aonde trabalho mesmo eles não aceitam se for simples ou super simples, tem relação ai com eles comprarem a propriedade intelectual e empresa com (super) simples não dá pra fazer isso. [/quote]Simples, Super Simples? Ouvi dizer? Não aceitam? Propriedade intelectual?
[quote= Rafael Nunes]
95% das consultorias que conheço em SP não aceitam empresa enquadrada como super simples, só mesmo lucro presumido. [/quote]Lucro presumido? Super Simples? 95%?
[quote= thingol]
As consultorias de São Paulo normalmente requerem que você tenha uma Ltda. estabelecida em São Paulo mesmo (eu tinha uma Ltda. ME em Poá e tive de mudar quase que do dia para a noite); não pode ser uma enquadrada no Super-Simples.[/quote]Ltda em SP? ME? Não Super-Simples?
[quote= Edufa]
Desenvolvimento, se não me engano para ser Super Simples, vc não pode realizar trabalho no cliente, justamente para evitar vc trabalhar como se fosse CLT … se vc for desenvolver em casa, por contra própria, ou se a empresa aceitar isso - pq não deixa de ser ilegal - parece que pode sim ser super simples.[/quote]Super Simples? Parece? No cliente é ilegal?
[quote= thgdias]
Uma coisa que recordei que o contador da empresa me explicou… se eu emitisse nota de prestação de serviços em informática, eles não teriam direito à propriedade intelectual… aonde poderia eventualmente caber algum processo e tal… a minha empresa nem e LTDA nem ME, e S/S
se eu fosse analista de suporte por exemplo, não teria problema algum e se vc for de SP, como disse o thingol, tem o esquema de abrir a empresa em poá e em alguns outros lugares (poá é mais comum) mas dependendo do contador rola muita taxa e tal, fora a dor de cabeça se precisar resolver alguma bucha por lá, sei lá… muita gente faz isso… mas muita empresa tb nao aceita a nota de fora de SP, tb tem a ver com ressarcimento parcial de impostos e tal… [/quote]Lltda? ME? S/S? Esquema? Fora de SP? Dentro de SP?
Em fim, como vocês podem ver, muitas dúvidas pairam no ar. O que acontece é que, muitos outros post como esse será aberto, além dos que já foram abertos, para sanar a mesma dúvida de sempre. Eu não tenho propriedade para esclarecer de uma vez por todas, a modalidade adequada de empresa para quem está no ramo de TI. De modo que, tenho também dúvidas e, os contadores, falam coisas diferentes, aliás, os principais semeadores de dúvidas.
Será que algum contador ou alguém que DOMINA o assunto poderia esclarecer qual deve ser a modalidade de empresa e seus enquadramentos para uma pessoa atuar legalmente em TI, de forma que não traga problemas nem para o contratante e nem para a contratada e nem para o governo?
Links externos - esclarecedores - também é bem vindo.