Possuir empresa em super simples é uma boa?

Boa tarde senhores (e meio punhado de senhoritas),

Vocês que são experts no mercado, me digam, compensa mudar a empresa (para os pobres coitados que trabalham como pj, eu no caso) para super simples? Eu ouvi falar que a atividade “programação” não é permitida nesta modalidade, mas mesmo assim tenho conhecidos que mudaram p/ super simples, apenas agora escrevem diferente na nota fiscal. Ainda são poucas as empresas que aceitam trabalhar com super simples, além disto elas costumam repassar toda a responsabilidade caso ocorra problemas ao programador (via contrato). Assim levando-se em conta que podem surgir problemas, que ainda são poucas empresas que aceitam e que existe um custo/prazo para alteração, vocês acreditam que compensa? Pq por mais que eu tente pensar em todos esses poréns, só consigo me concentrar em pagar menos impostos e portanto “ganhar um aumento”. :smiley:

Isso com certeza é coisa pra um contador te dizer. Ao menos eu não entendo muito disso não :cry:

Então, os que contatei disseram que podem passar para o super simples. Não pareceram muito preocupados. Pior que eu também não entendo, mas dói demais no bolso, todo mês pagar aquele monte de imposto. Dizem que passando para super simples cai quase pela metade os impostos, isto daria quase 3mil a mais todo mês*.

:lol: não levem o valor a sério

Cara, se não é permitido, não sei…
já ouvi muita gente dizendo que abriu com o super simples e depois a consultoria obrigou a trocar, outros ainda tem até hoje
aqui aonde trabalho mesmo eles não aceitam se for simples ou super simples, tem relação ai com eles comprarem a propriedade intelectual e empresa com (super) simples não dá pra fazer isso.

o negócio é que quando rolou essa história toda de (super) simples eu li em algum lugar um especialista dizendo que o custo x beneficio era ainda menor, e explicou os motivos, de repente se você der uma procurada na net acha alguma coisa explicando melhor…

em alguns municipior (sei que nao sao em todos) tem como baixar o valor do iss, depende do ramo cadastrado la na prefeitura. mas ai mais uma vez depende da prefeitura, eu pago 2%, tinha cara aqui q antes pagava 5%… mas de qq maneira, tem empresa que pede que a descrição seja processamento de dados por exemplo aonde sai por 5% (porcentagens de são paulo)

para sanar completamente suas dúvidas, procure seu contador, mas espero ter ajudado de alguma maneira!

95% das consultorias que conheço em SP não aceitam empresa enquadrada como super simples, só mesmo lucro presumido.

Caramba, envolve muitas questões mesmo. Eu fico com receio em mudar e dar zica, tendo que voltar atrás.
Outra coisa é perder um projeto interessante por a empresa não aceitar o super simples.
Mas estou fortemente inclinado a tentar, negócio é conversar mesmo com o contador.

As consultorias de São Paulo normalmente requerem que você tenha uma Ltda. estabelecida em São Paulo mesmo (eu tinha uma Ltda. ME em Poá e tive de mudar quase que do dia para a noite); não pode ser uma enquadrada no Super-Simples.

Desenvolvimento, se não me engano para ser Super Simples, vc não pode realizar trabalho no cliente, justamente para evitar vc trabalhar como se fosse CLT … se vc for desenvolver em casa, por contra própria, ou se a empresa aceitar isso - pq não deixa de ser ilegal - parece que pode sim ser super simples

É outra coisa que nunca entendi é essa de terceirizar o terceiro (uma empresa contratar uma outra para esta contratar uma pessoa como pj para colocar na primeira empresa).
Mas vcs já ouviram algum caso onde tenha dado algum problema passar para super simples?

Uma coisa que recordei que o contador da empresa me explicou… se eu emitisse nota de prestação de serviços em informática, eles não teriam direito à propriedade intelectual… aonde poderia eventualmente caber algum processo e tal… a minha empresa nem e LTDA nem ME, e S/S
se eu fosse analista de suporte por exemplo, não teria problema algum

e se vc for de SP, como disse o thingol, tem o esquema de abrir a empresa em poá e em alguns outros lugares (poá é mais comum) mas dependendo do contador rola muita taxa e tal, fora a dor de cabeça se precisar resolver alguma bucha por lá, sei lá… muita gente faz isso… mas muita empresa tb nao aceita a nota de fora de SP, tb tem a ver com ressarcimento parcial de impostos e tal…

quanto ao esquema ai de terceirizar os terceiros, isso é a mesma coisa, sai mais barato pra empresa ter alguem como PJ do que como CLT, aliás, muito mais barato, já do outro lado (o nosso) pegamos mais dinheiro nas mãos, não temos descontos e mesmo os valores que pagamos em impostos são muito inferiores as taxas que pagaríamos se fossemos CLT, daí guardar algum (como se fosse FGTS) ou não, cabe a cada um! mas no geral, esse esquema de tercerizar o terceiro nada mais é do que uma maneira de “driblar” a CLT. trabalhei um bom tempo para um escritório de advocacia e um adv. me disse que isso já não vale de mais nada, qualquer juiz entende que há vinculo empregaticio e tudo mais.

se a consultoria aceitar que você é técnico de manutenção de impressoras ou algo assim… rs…

aqui tem outro tópico falando sobre isso…

http://www.guj.com.br/posts/list/62338.java

Bom pessoal, uma coisa que fica clara é que, não há uma definição final sobre a modalidade da empresa adequada para quem quer trabalhar como PJ no ramo de TI (Programador, Desenvolvedor, Analista e afins). Vejam, a mais de 2 anos que sempre ouço coisa do tipo:

[quote= thgdias]
já ouvi muita gente dizendo que abriu com o super simples e depois a consultoria obrigou a trocar, outros ainda tem até hoje
aqui aonde trabalho mesmo eles não aceitam se for simples ou super simples, tem relação ai com eles comprarem a propriedade intelectual e empresa com (super) simples não dá pra fazer isso. [/quote]Simples, Super Simples? Ouvi dizer? Não aceitam? Propriedade intelectual?

[quote= Rafael Nunes]
95% das consultorias que conheço em SP não aceitam empresa enquadrada como super simples, só mesmo lucro presumido. [/quote]Lucro presumido? Super Simples? 95%?

[quote= thingol]
As consultorias de São Paulo normalmente requerem que você tenha uma Ltda. estabelecida em São Paulo mesmo (eu tinha uma Ltda. ME em Poá e tive de mudar quase que do dia para a noite); não pode ser uma enquadrada no Super-Simples.[/quote]Ltda em SP? ME? Não Super-Simples?

[quote= Edufa]
Desenvolvimento, se não me engano para ser Super Simples, vc não pode realizar trabalho no cliente, justamente para evitar vc trabalhar como se fosse CLT … se vc for desenvolver em casa, por contra própria, ou se a empresa aceitar isso - pq não deixa de ser ilegal - parece que pode sim ser super simples.[/quote]Super Simples? Parece? No cliente é ilegal?

[quote= thgdias]
Uma coisa que recordei que o contador da empresa me explicou… se eu emitisse nota de prestação de serviços em informática, eles não teriam direito à propriedade intelectual… aonde poderia eventualmente caber algum processo e tal… a minha empresa nem e LTDA nem ME, e S/S
se eu fosse analista de suporte por exemplo, não teria problema algum e se vc for de SP, como disse o thingol, tem o esquema de abrir a empresa em poá e em alguns outros lugares (poá é mais comum) mas dependendo do contador rola muita taxa e tal, fora a dor de cabeça se precisar resolver alguma bucha por lá, sei lá… muita gente faz isso… mas muita empresa tb nao aceita a nota de fora de SP, tb tem a ver com ressarcimento parcial de impostos e tal… [/quote]Lltda? ME? S/S? Esquema? Fora de SP? Dentro de SP?

Em fim, como vocês podem ver, muitas dúvidas pairam no ar. O que acontece é que, muitos outros post como esse será aberto, além dos que já foram abertos, para sanar a mesma dúvida de sempre. Eu não tenho propriedade para esclarecer de uma vez por todas, a modalidade adequada de empresa para quem está no ramo de TI. De modo que, tenho também dúvidas e, os contadores, falam coisas diferentes, aliás, os principais semeadores de dúvidas.

Será que algum contador ou alguém que DOMINA o assunto poderia esclarecer qual deve ser a modalidade de empresa e seus enquadramentos para uma pessoa atuar legalmente em TI, de forma que não traga problemas nem para o contratante e nem para a contratada e nem para o governo?

Links externos - esclarecedores - também é bem vindo.

É bem isso, muita confusão sobre o que seria realmente correto, se é que existe algo correto nisto. Eu até entendo o lado das empresas, de que um clt é realmente muito caro, mas cada um com seus problemas, certo?
Eu ainda sou novo no ramo, alguém saberia me dizer pq as pessoas não “compartilham” a mesma empresa? Pq pelo que eu vejo cada pj tem uma empresa sozinho (com um pai/mãe sócio de 1%) e ninguém sabe me dizer pq não fazem uma empresa só para vários “amigos”, se é que teria alguma vantagem… Ai eu entrei nessa, com minha própria empresa, apenas para conseguir trabalhar.

As vezes fico com a impressão que emprego bom é o de contador :stuck_out_tongue:

Na verdade o problema é que empresa Simples é mais fácil de você ganhar o processo trabalhista, já que algo bem mais próximo de contratação CLT.

Uma empresa S/A (Sociedade Anônima) sempre é feita de pelo menos duas pessoas , aí o vínculo trabalhista é um pouco mais difícil de pegar.

Minha sugestão: se você trabalha em SP, fale com o seu contador para alterar o seu contrato social para usar o código de receita 02690 que permite que você pague 2% de ISS ao invés de 5% para a nossa querida prefeitura.

Isso é um grande erro, o que determina vinculo empregatício não é o tipo de empresa mas como voce trabalha, por exemplo se voce tem horario determinado de entrada e saida, se está subordinado ha uma pessoa da empresa contratante, (ou seja tem um chefe), se trabalha mais que tres dias da semana na mesma empresa, são criterios que determinam o vinculo, ou seja a grande maioria dos PJs independentemente da empresa podem colocar a empresa contratante no pau que ganha :).
Agora o grande problema das empresas ME e achar um nome que se adeque ao tipo de serviço que voce presta, eu fiz o meu contator procurar ate nao poder mais :twisted: e ele achou um bem interessante a minha empresa ficou com o nome deste jeito:
Elaboração de programas e softwares e pode entrar no supersimples.
Mas devo avisar que mesmo assim tenho problemas na hora da negociação muitos torcem o nariz e algumas nao aceitam infelizmente.