Postgres validação bancária

Olá pessoal!
estou fazendo um sistema que gera boletos, e o banco para o qual meus boletos serão gerados é o sicred.
Quero q ao cliente pagar, apareca no meu sistema q ele já pagou. Falei isso para o gerente do sicred e ele disse q terei q enviar meu codigo para eles homologarem e acessarem meu sistema. Aí eu pergunto: Como eles poderão acessar meu banco (postgres), e validar na minha tabela q o cliente pagou?
Vou fazer o sistema em java desktop…
Não sei como, oq liberar para eles, o que ter no meu codigo para q eles tenham acesso no banco instalado na maquina local…
Alguem tem ideia ou tem uma ideia melhor?
Agradeço a sugestão de todos!

Alguem aí tem noção? algum DBA ?

Olá nathanRayden,

Não posso afirmar como funcionaria pois nunca presenciei tal situação, mas vendo software’s ERP você emite os boletos a seus clientes, gera uma arquivo remessa e encaminha ao banco, ai, todos os dias o banco emite um arquivo retorno (se houver retorno todos os dias) contendo as informações de quem pagou, você carrega os dados no seu sistema e baixa os boletos gerados.

Outra forma que vejo, seria através de web-services, mas ai teria que ver se o banco dispõe desta facilidade.

Abraços.

_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL

Acessarem o seu sistema???

Talvez eles tenham uma forma de enviar o retorno através de web services???
Seria interessante… mas confesso que nunca vi…

Mas para isso você deveria criar um webservice para eles acessarem…

mas vê melhor esse história… o padrão é remessa e retorno como foi falado.

Abs

Obrigado Fabiano Abreu e jmmenezes pelas respostas!
Bom, o sistema irá gerar os boletos e cada um vai ter uma identificação. O banco vai receber esses boletos e validar o pagamento por essa Id, tudo bem. mas eles me mandariam por email por exemplo as ids dos boletos q foram pagas? Isso geraria serviço pra mim todo dia para validar manualmente as pendencias? achoq foi isso q entendi…
E como seria a criação de uma web service no meu sistema desktop?
Vou pesquisar aqui no google, mas se vcs tiverem uma experiencia, agradeço o compartilhamento de infromações…
Obrigado!

Geralmente funciona assim:

Existem padrões de arquivos de remessa e retorno… geralmente para cobrança é CNAB 240 e CNAB 400 (google para ver o que são exatamente), mas no final são arquivos texto que contém as informações para registro de boletos e o retorno as informações se foram registrados/pagos/etc.
Existem diversas formas de trocar estes arquivos com o banco, dependendo de cada banco… e é possível automatizar esta tarefa… seja por um botão no sistema ou seja inputando o txt, ou seja através de um robô… enfim existem diversas formas!!!

Talvez no seu caso a melhor seja ter um botão no sistema (que é desktop) que gere este arquivo TXT de acordo com o layout do arquivo CNAB usado pelo banco, e você manualmente transmita este arquivo através de alguma ferramenta que o banco disponibilize.
Nesta mesma ferramenta faria o download dos retornos e teria um lugar para processar no seu sistema, colocando o caminho do arquivo.
Leitura de arquivo texto é algo muito simples em qualquer tecnologia.

E acredite… mto ERP funciona desta forma… com entrada e saida dos arquivos de forma totalmente manual…

óbvio da para automatizar tudo… mas é mto mais complexo, embora sejam questões totalmente técnicas… Processar este tipo de arquivo é meio que “padrão”.

Vc disponibilizar o Webservice pro banco seria uma forma automática do banco lhe mandar este arquivo, mas confesso que nunca vi nem sei se existe.

Abs

Complementando (se é que é possível) a dica do colega jmmenezes, todo funcionário de setores financeiros estão acostumados a fazer isto todos os dias.

_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL

Obrigado jmmenezes pela explicação, agora vou entender melhor e estudar esses padroes. só vai complicar o tal do webservice, não manjo disso não. Agora gerar o txt no padrão e enviar de alguma forma isso é possivel sim :slight_smile:
Obrigado Fabiano, assim fico mais tranquilo, eu vou ter trabalho e ele tb…

Abraços!