Pra q serve?

Queria saber p/ q eu tenho q usar esses esquemas no inicio de cada programa???

[code]/**
* @param args
*/

[/code]


// TODO Auto-generated method stub

/** Creates a new instance of CalculoPrimos */

Esses coment√°rios de m√ļltiplas linhas que come√ßam com dois asteriscos s√£o coment√°rios do JavaDoc. Voc√™ deve usar esse estilo de coment√°rios antes da defini√ß√£o de classes, atributos e m√©todos caso queira gerar documenta√ß√£o para seu c√≥digo.

O comentário // TODO é um recurso do Eclipse para definir tarefas de programação. Essas tarefas podem ser vistas em algum painel do Eclipse que agora não lembro como acessa :stuck_out_tongue:

Na verdade esses s√£o coment√°rios gerados para cada tipo de instru√ß√£o que vir√° abaixo. √Č tipo uma explica√ß√£o do que poder√° ser colocado abaixo que algumas 'ide‚Äôs j√° colocam.

Legal‚Ķlegal‚ĶMais o que mais utilizamos q eu axo s√£o esses coment√°rios de m√ļltiplas linhas que come√ßam com dois asteriscos como vc falou‚Ķpelo o que eu entendi deve usar ele sempre qunado for criar uma classe, mais qual √© a finalidade dele??

Cara serve para que você registre o que este metodo faz ou classe significa, o que cada variavel significa, para que quando fores dar manutenção no codigo saiba o que está fazendo, é como um manual do teu código.

A finalidade é explicar o que a classe ou o método faz.
Nem sempre é possível adivinhar só lendo a nome da classe/método.

Existe uma ferramenta (javadoc) que também processa o código e gera uma documentação igual essa da Sun, em html, baseada nesse comentário:
http://download.oracle.com/javase/6/docs/api/java/lang/String.html

Além disso, muitos editores de código, como o eclipse ou o netbeans, colocam o que está escrito nesse tipo de comentário numa caixinha de texto quando o usuário posiciona o mouse sobre o método. Há também uma guia especial no Eclipse para esse tipo de comentário (veja imagem em anexo).


1 curtida

Só um comentário. Isso aqui:

    // TODO Auto-generated method stub  

√Č um coment√°rio que a sua IDE est√° colocando, avisando que esse m√©todo foi automaticamente gerado, e que voc√™ deve preenche-lo com algum c√≥digo.
Após preencher, você deve apagar esse comentário com o TODO.

Alguma IDEs, como o Eclipse, detectam palavras como TODO e colocam o comentário que vem depois delas numa lista, chamada Task list (itens a fazer). As IDEs marcam métodos gerados automaticamente com esses comentários para você não esquecer de preenche-los, já que esses métodos não dão erro ao serem compilados. Algumas IDEs, como o Visual Studio, lançam algum tipo de exception em métodos assim (NotImplementedException) ao invés de simplesmente deixa-los em branco.

Veja a figura de exemplo.


1 curtida

Ok…Valew a tds pela ajuda…abrass :smiley:

Queria uma ajudinha aqui sobre o exercicio da apostila caelum fj - 11 , Java e orientação a objetos !!!
Se alguem puder ajudar sobre o exercicio da p√°g 51, exercicio 5.6 !!! Estou em duvida de como eu adiciona um funcionario !!!

Bom dia Galera !

Para que servem aquelas linhas que você perguntou, ja responderam (como sempre o Vini com respostas mais do que completas !)
Agora aproveitando‚Ķ o ‚ÄúAssunto‚ÄĚ dos post¬īs serve para dar uma id√©ia geral do que se traga a pergunta‚Ķ experimente usar na proxima.

[]s

Pois é o Vini é fera mesmo einh!!! mai em relação aos post eu entendi direitinho…valew

Bom dia Galera…

Qual sua d√ļvida sobre o exercicio da Caelum ?

[]s

Int√£o, √© sobre como q eu adiciona um funcionario!!!√Č o exercicio 5.6, da pag 51 !!! Tem q adicionar um funcionario em uma possi√ß√£o do array!

Bom dia Galera…

Não encontrei esse exercicio 5.6 na pagina 51 da apostila que você mandou…

[]s

Haa , é q na minha apostila esta na pagina 51…mais nesse link q eu postei esta na pág. 53 e o Exercicio 5.5 - Arays!!!

Boa tarde Galera…

√Č este o exerc√≠cio:

  1. Volte ao nosso sistema de Funcionario e crie uma classe Empresa dentro do mesmo arquivo .java. A
    Empresa tem um nome, cnpj e uma referência a uma array de Funcionario, além de outros atributos que
    você julgar necessário.
    class Empresa {
    // outros atributos
    Funcionario[] empregados;
    String cnpj;
    }

[]s

√ȂĶda√≠ no exercicio numero 2-) est√° pedindo pra mim adicionar um funcionario!!!Esta parte q eu n√£o estou entendendo :S

Supondo que tu queira adicionar no m√°ximo 10 funcion√°rios.
Seria algo como:

Funcionario[] empregados = new Funcionario[10];// alocou 10 Funcionario func = new Funcionario(); //setters empregados[0] = func;

Para adicionar pode ser feito em um laço de repetição e etc. Ai vai da sua necessidade e lógica.
Abraços.

Bom dia Galera !

Mas o que você nao esta entendendo ?
Como definir em qual posição inserir ?

[]s