Eu estou estudando p/ certificação e em um simulado vi uma questão que perguntava sobre o código abaixo:
class Pai {
Pai() {
System.out.println("Pai");
}
Pai(int valor) {
System.out.println("Pai int: " + valor);
}
}
class Filho extends Pai {
Filho() {
System.out.println("Filho");
}
Filho(int valor) {
super(valor);
this();
}
}
public class Teste {
public static void main(String[] args) {
Pai p = new Pai();
Filho primeiro = new Filho();
}
}
bom na classe filho o segundo construtor contem o this() e o super(), lembro que os dois devem vir primeiro no construtor e confirmei isso compilando o código, minha duvida é sobre o this() no construtor, não me lembro de usa-lo dessa forma em um contrutor, mas achei mesmo estranho não haver um precedencia entre eles…
em que caso devo usar this() desta forma no construtor???
posso usar o this() para chamar outro construtor caso eu faça a sobrecarga de construtores e passar os parametros
ex. this (param1, param2)
mas continuo com duvida de não existem um precedencia em this() e super()
ambos sempre devem vir na primeira linha, agora se quando não coloco o this() a JVM insere uma na hora da compilação e se eu precisar usar herança a JVM não vai fazer isso “automagicamente”???
qual a diferencia se eu fizer isso???
ele primeiro tenta chamar o construtor vazio da superclasse…
o ultimo da pilha a ser executado é o da classe que voce instanciou.
exemplo:
class A extends B{
A(){
super(“algo”);
// faz mais coisas
}
A(int x){
// faz mais coisas
}
}
class B{
B(String s){
…
}
}
isso vai dar erro! pois veja que na classe A eu declaro um construtor que recebe um int, porem, implicitamente a jvm sempre vai procurar por um construtor vazio na superclasse… como B nao tem um, ele da erro de compilacao… porem, se chamasse explicitamente o construtor de B que recebe uma String, ele nao daria erro…
A(int x){
super(“agora nao vai dar erro”);
// faz mais coisas
}
public class Pai(){
…
Pai(String nome, String rg){
…
}
Pai(String nome){
this(nome, "");
...