Preciso de conselho/ajuda

E aí galera, preciso de uma ajuda de vcs…

É o seguinte, faz pouco tempo que estou estudando Java, e estou fazendo meu TCC com ela. Ainda não desenvolvi nenhum sistema comercial, portanto não tenho experiência… acontece que estou fazendo o TCC sozinho (e sou o único a fazer em Java também), e o que vemos na facul não é o suficiente…tô aprendendo muito aqui :wink:

Pois bem, vou tentar explicar como estou pensando em fazer o sistema, e se alguém puder me dar umas dicas do que está errado, do que está certo, alguma outra maneira de desenvolver caso não esteja bom, fico agradecido…para não me prolongar muito vou tentar resumir, e se alguém precisar de mais detalhes eu comento…

Bem, estou pensando em fazer o sistema para que rode em desktop, com interfaces feitas em swing e banco de dados firebird…
Na minha documentação UML previ classes específicas para as interfaces, e classes para tratar as regras de negócio e métodos específicos para acesso a banco de dados.
Por exemplo: tenho uma classe FormCliente, que é o formulário para gerenciamento de clientes e uma classe Cliente, que possui métodos para acessar a tabela de clientes para inclusão, exclusão, etc… além de outros métodos.
Preciso também desenvolver uma parte web, usando jsp, servlets…que acesse a base de dados para gerar relatórios.
Estou pensando em deixar tudo em uma única máquina, rodando o TomCat com a parte web, e o aplicativo Desktop feito no swing, todos compartilhando a base de dados.
Sei que posso fazer isso melhor se usar os recursos do J2EE, mas não vou ter tempo de aprender para fazer o projeto, e preciso saber qual a melhor forma de se fazer isso usando J2SE.

Sei que essa é uma dúvida de iniciante, mas como aqui se trata de assuntos voltados a padrões, achei melhor postar aqui.

Galera, qualquer ajuda é bem-vinda… críticas, sugestões… agradeço quem puder ajudar…

[]'s :smiley:

Olá,