Minha faculdade cedeu o espaco e estamos montando um grupo de estudo Java.
Eu ainda nao sei como serao as reunioes!!Preciso muito de uma ideia!!A primeira reuniao eh na sexta feira!!
Tou meio desesperado!!
Eu pensei em ser um tipo de aula,eu tou um pouco mais avancado;comecaria!!Depois os outros poderiam faze-lo…
Mas eu nao tenho talento para professor =D
Valeu…
Da uma pesquisada sobre coding Dojo, pode ser interessante.
www.caelum.com.br
No site tem excelentes apostilas para downloads do básico ao avançado, fj11 é um bom roteiro para começar
Oi,
Já que vai ser a primeira reunião,acho que vc poderia propor uma discusão sobre “as reuniões” …
Saber a opinião de todos e chegar a um conceito comum…
Olá
Não sabendo qual o público alvo e quais pré-requisitos para se matricular do curso só consigo pensar nas seguintes dicas:
[list]Se qualquer aluno puder fazer o curso seria bom dar uma boa base de OO (melhor aprender OO que uma lingugem espefícica - Minha opinião - o que não impossibilita o ensino de java no grupo);[/list]
[list]Se você se acha que não tem jeito para ser professor tente ensaiar com amigos e/ou familiares e até mesmo filmar pelo menos uns 5 min por dia para ver oque pode melhorar;[/list]
[list]Não se envergonhe se não souber alguma resposta, na próxima reunião você pesquisa e responde a dúvida:[/list]
Que eu me pense só isso :lol:. Mas de qualquer forma boa sorte e bons estudos.
Flw
Coisas que aprendí sobre como ser um bom professor:
-> Toda decisão deve ser tomada pela turma, desde como começar e terminar cada aula até se o ar condicionado vai ficar ligado ou desligado;
-> Se você explicar algo uma vez e o aluno não entendeu, você deve explicar novamente de outra maneira. Caso, mesmo assim, não seja entendido, você deve fazer analogias com o mundo dele. Se, mesmo assim, ele não entender, você desenha;
-> Sempre prepare suas aulas (ppt é louvável), e se prepare para as dúvidas que eventualmente seus alunos terão. (ex.: quando for falar de classes abstratas, por exemplo, alguém sempre pergunta “mas pra que serve essa classe se eu não posso instanciá-la?”).
-> Vá com o máximo de calma possível. Lembre-se de que o conteúdo que você está passando para o aluno é novo para ele e, portanto, ele precisa pensar no assunto com bastante calma.
Esses são os pontos de que me lembro… já tem algum tempo que eu não dou nenhum curso, então, as coisas não estão tão frescas assim na minha mente, mas você pode ir desenvolvendo seu próprio “manual” pra isso.
Quanto aos tópicos, se é um grupo de estudo, os alunos poderiam sugerir os temas nos quais gostariam de se aprofundar e, caso seja um grupo de iniciantes (mas bem iniciantes), levar um livro como um “Java, como Programar” seria bem interessante, assim, eles podem olhar o livro e decidir sobre qual capítulo gostariam de se aprofundar. Assim, uns vão ajudando aos outros
[]´s
Coding dojo se encaixa perfeitamente!!
Muito obrigado galera!!!
Eu aprendi Java com um grupo desse tipo, que durou dois anos. Veja como funcionávamos:
- O grupo era composto por 15 pessoas
- Nos reuníamos TODOS os sábados. Só cancelávamos as reuniões em casos muito especiais, como Natal, Páscoa, Carnaval…
- A cada trimestre, montávamos um plano de ação que definia CLARAMENTE o nosso cronograma, atividades, responsabilidades… E o seguíamos à risca.
- A cada reunião, uma pessoa fazia uma revisão de 10 min da reunião anterior, duas pessoas apresentavam o conteúdo e duas traziam exercícios (um coding dojo primitivo… rs)
- No começo, seguimos o livro do Deitel, Java, como Programar
- Membros que faltavam sem justificativa levavam advertência. Com 3 faltas seguidas ou 5 faltas intercaladas o membro poderia ser expulso. Ninguém foi expulso do grupo por faltas.
- Caso algum membro não pudesse, ṕor algum motivo, cumprir com sua parte, sempre tínhamos alguém do grupo pronto a substituí-lo, mesmo que fosse na hora. Claro que o material da apresentação ainda continuava sendo responsabilidade do membro, visto que ele sabia com antecedência o que deveria ser feito.
Era isso. Funcionamos por 2 anos, além do Deitel e de diversos outros tópicos, nós também estudamos todo o livro da SCJP da kathy Sierra.
Foi um dos períodos mais legais que já passei.
Claro que, depois do grupo, quase sempre rolava uma cachaçada… rssrrsrs Bom pra absorver o conhecimento… rssrrsrs