Preciso de uma ajudinha aqui

Olá galera é o seguinte olhem só este problema…

Desenvolva um algoritmo que receba 50 numeros reais, calcula e mostra: A SOMA DOS NUMEROS DIGITADOS: A MEDIA DOS NUMEROS DIGITADOS: O MAIOR NUMERO DIGITADO: O MENOR NUMERO DIGITADO: O DOBRO DOS NUMEROS DIGITADOS: O CUBO DOS NUMEROS DIGITADOS: A PORCENTAGEM DOS NUMEROS IMPARES DIGITADOS.

bom olhem oq eu fiz

algoritmo “semnome”
var
N: vetor [1…5] de real
Soma, MD: real
Dob_N, Cubo_N: inteiro
inicio
Soma <- 0
para I de 1 ate 50 passo 1 faca
escreval (“De 50 numeros reais, informe o”,I,"numero)
leia (N[I])
Soma <- Soma+N[I]
fimpara
MD <- Soma/50
Dob_N <- I2
Cubo_N <- I
3
escreval (“A soma total dos numeros digitados é”, Soma)
escreval (“A media dos numeros digitados é”, MD)
escreval (“O dobro dos numeros digitados é”,Dob_N)
escreval (“O cubo dos numeros digitados é”,Cubo_N)
fimalgoritmo

de todas as “coisas” q ele pede oq eu não fiz e não consigo fazer são: O MAIOR NUMERO DIGITADO: O MENOR NUMERO DIGITADO e A PORCENTAGEM DOS NUMEROS IMPARES.

Alguem pode me dar uma ajuda de como fazer esses ?

ó o cara usando o guj pra colar na escola =P

as três coisas são bem fáceis…
é soh pensar um pouquinho…

tente pensar em variaveis que contam coisas… e variáveis que guardem o maior/menor até o momento…

hauhauhaha n é para escola não é vamos se dizer assim “estudo de ferias na raça” :slight_smile: bom vo pensar mais um poco aqui, mas para calcular porcentagem tem alguma formula ou coisa assim ?

hahahaha eu sei o que é um estudo nas férias na raça!
Vamos lá:

O MAIOR NUMERO DIGITADO

variavel maiorNumero = 0;
//a é seu vetor de numeros
repida enquanto tiver elementos em a {

      se maiorNumero &lt a[i];
            maiorNumero = a[i]

}

Basicamento o que vc esta fazendo é percorrer os elemento e sempre ir acumulado o maior valor. no final deste loop a variavel maiorNumero sera o maior elemento. Vc deve fazer o processo inverso para pegar o menor numero.

A PORCENTAGEM DOS NUMEROS IMPARES

repida enquanto tiver elementos em a {
      //numero impar, numero que vc divide por 2 e o resto não da zero.
      se  a[i] %2 != 0
            contador++;
}

porcentagem = (100*contador)/a.tamanho

Neste algoritomo vc conta quanto numeros impares existem no elemento e depois calcula a porcentagem.

A parte do maior e menor entendi não entendi essa da porcentagem q tem q dividir eu sei mais commo calculo a porcentagem ?

porcentagem = 100 * nº de elementos do evento / total de elementos

no caso o evento é o número ser ímpar…

[quote=lucascs]porcentagem = 100 * nº de elementos do evento / total de elementos

no caso o evento é o número ser ímpar…[/quote]

Amigo é assim então

Bom fiz um contador aqui de números ímpares (Variável Impares), ele começa em 0 e se o numero da Matriz for impar (diferente de 0) ele adiciona mais 1 ao Impar, no final do programa eu calculei a porcentagem assim.

porcentagem <- 100*Impares (QTD de numers impares)/50 (Total de elementos)

é isso mesmo ?

1 curtida

Sim…

Isso é a tal regra de três … http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_de_três

Acho que alguém fugiu da escola …eheheh :slight_smile:

[quote=Kenobi]Isso é a tal regra de três … http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_de_três

Acho que alguém fugiu da escola …eheheh :slight_smile: [/quote]

Fugi nada, a ainda estou nela é pq esqueço mesmo :slight_smile: