Desenvolva um algoritmo que receba 50 numeros reais, calcula e mostra: A SOMA DOS NUMEROS DIGITADOS: A MEDIA DOS NUMEROS DIGITADOS: O MAIOR NUMERO DIGITADO: O MENOR NUMERO DIGITADO: O DOBRO DOS NUMEROS DIGITADOS: O CUBO DOS NUMEROS DIGITADOS: A PORCENTAGEM DOS NUMEROS IMPARES DIGITADOS.
bom olhem oq eu fiz
algoritmo “semnome”
var
N: vetor [1…5] de real
Soma, MD: real
Dob_N, Cubo_N: inteiro
inicio
Soma <- 0
para I de 1 ate 50 passo 1 faca
escreval (“De 50 numeros reais, informe o”,I,"numero)
leia (N[I])
Soma <- Soma+N[I]
fimpara
MD <- Soma/50
Dob_N <- I2
Cubo_N <- I3
escreval (“A soma total dos numeros digitados é”, Soma)
escreval (“A media dos numeros digitados é”, MD)
escreval (“O dobro dos numeros digitados é”,Dob_N)
escreval (“O cubo dos numeros digitados é”,Cubo_N)
fimalgoritmo
de todas as “coisas” q ele pede oq eu não fiz e não consigo fazer são: O MAIOR NUMERO DIGITADO: O MENOR NUMERO DIGITADO e A PORCENTAGEM DOS NUMEROS IMPARES.
Alguem pode me dar uma ajuda de como fazer esses ?
hauhauhaha n é para escola não é vamos se dizer assim “estudo de ferias na raça” bom vo pensar mais um poco aqui, mas para calcular porcentagem tem alguma formula ou coisa assim ?
hahahaha eu sei o que é um estudo nas férias na raça!
Vamos lá:
O MAIOR NUMERO DIGITADO
variavel maiorNumero = 0;
//a é seu vetor de numeros
repida enquanto tiver elementos em a {
se maiorNumero < a[i];
maiorNumero = a[i]
}
Basicamento o que vc esta fazendo é percorrer os elemento e sempre ir acumulado o maior valor. no final deste loop a variavel maiorNumero sera o maior elemento. Vc deve fazer o processo inverso para pegar o menor numero.
A PORCENTAGEM DOS NUMEROS IMPARES
repida enquanto tiver elementos em a {
//numero impar, numero que vc divide por 2 e o resto não da zero.
se a[i] %2 != 0
contador++;
}
porcentagem = (100*contador)/a.tamanho
Neste algoritomo vc conta quanto numeros impares existem no elemento e depois calcula a porcentagem.
[quote=lucascs]porcentagem = 100 * nº de elementos do evento / total de elementos
no caso o evento é o número ser ímpar…[/quote]
Amigo é assim então
Bom fiz um contador aqui de números ímpares (Variável Impares), ele começa em 0 e se o numero da Matriz for impar (diferente de 0) ele adiciona mais 1 ao Impar, no final do programa eu calculei a porcentagem assim.
porcentagem <- 100*Impares (QTD de numers impares)/50 (Total de elementos)