Ola pessoal
tenho minhas aplicacoes em produção, pretendo aprimorar a eficiencia na hora de salvar os dados,
preciso de algumas dicas da galera.
agradeco a todos
valeu
Ola pessoal
tenho minhas aplicacoes em produção, pretendo aprimorar a eficiencia na hora de salvar os dados,
preciso de algumas dicas da galera.
agradeco a todos
valeu
COMMIT - Responsável por efetivar a transação corrente, pois quando se trabalha com um banco de dados em que vários usuários vão utilizá-lo ao mesmo tempo, tem que se efetivar a operação, pois sem o COMMIT a alteração não será visualizada para as outras “sessões”, salvo se a sessão em que fez a alteração for fechada, o que por sua vez, traria muitos prejuízos, pois outros usuários iriam trabalhar com um banco de dados desatualizado e podendo até causar redundância de dados.
Exemplo: se estivessemos utilizando o mesmo banco de dados, você realizasse a inserção de 4 usuários e não desse commit, eu acessasse esse mesmo banco, não conseguiria ver esses usuários por você inserido, até que você desse um commit, não precisa dizer o tamanho da desgraça que isso pode acarretar né?
Aí talvez você esteja se perguntando, nunca usei isso e pq da certo? Muitos SGBD, utilizam o auto-commit, ou seja, a cada comando DML(insert, update, delete) que você faça ele faz um commit.
Lembrando que antes de qualquer comando DDL(Create, Drop… ) um commit é realizado automaticamente.
ROLLBACK - Desfaz a última alteração.
Quando desenvolvemos um sistema, tentamos fazer todos os tratamentos de erros possíveis, mas não podemos esquecer da astúcia do usuário, ele sempre consegue arranjar um jeito de fazer m… no sistema e descobri um bug que você nem imaginava ser possível, por isso existe os tratamentos de erros e se tratando de um banco de dados essa preocupação tem que triplicar. Como mencionei anteriormente essas duas cláusulas são muito interessantes, ainda mais utilizando Stored Procedure, Quando se faz uma operação no BD (INSERT, UPDATE, DELETE), este por sua vez retorna se a operação foi ou não bem sucedida. A partir daqui podemos imaginar como podem nos ser úteis as cláusulas.
Fonte: (Com adaptações)
http://coisasdeweb.blogspot.com/2007/06/commit-e-rollback-no-sql.html
Ola hodrigohamalho !!!
Sua explicação ta muito legal, veleuuuuu
Se voce puder me ajudar em mais algumas duvidas … !!! com pool de conexao do tomcat.
tipo: fluxograma de execucao com varias paginas jsp e javabeans.
exemplo: um script1.jsp que,
inicia processamento
faz conexao1 com o banco …
processa algo 1…
fecha
faz conexao2 com o banco …
processa algo 2…
fecha
faz conexao3 com o banco …
processa algo 3 …
fecha
faz conexao4 com o banco …
processa algo 4 …
fecha
finaliza processamento
Muito bom.
Acho que a duvida esta respondida!
Mas tambem verifique algo sobre Select for update ( Postgres usa, não sei o restante dos Bancos ).
É uma ferramenta interessante para se manter a integridade dos dados!