[quote=Andre Rosa]Se eu não der acesso ao banco de dados a eles, para que eles possam fazer backup através do IBExpert, eu terei de criar uma rotina para backup (seja em Java ou através de um bat). Devo vender esse complemento separadamente?
Obrigado![/quote]
Aumenta o preço e diz que ele não vai ter que se preocupar nem com backup, que vai ser tudo feito automaticamente. Resumindo: transforma uma solução pra um problema em uma vantagem que você está oferecendo, tá vendo a “sutil” diferença?
[quote=AUser][quote=Andre Rosa]Se eu não der acesso ao banco de dados a eles, para que eles possam fazer backup através do IBExpert, eu terei de criar uma rotina para backup (seja em Java ou através de um bat). Devo vender esse complemento separadamente?
Obrigado![/quote]
Aumenta o preço e diz que ele não vai ter que se preocupar nem com backup, que vai ser tudo feito automaticamente. Resumindo: transforma uma solução pra um problema em uma vantagem que você está oferecendo, tá vendo a “sutil” diferença?
[]'s[/quote]
Beleza. Farei isso.
Obrigado, e desculpe por ser tão ingênuo, é que não sou bom com valores, mesmo.
[quote=Andre Rosa][quote=AUser][quote=Andre Rosa]Se eu não der acesso ao banco de dados a eles, para que eles possam fazer backup através do IBExpert, eu terei de criar uma rotina para backup (seja em Java ou através de um bat). Devo vender esse complemento separadamente?
Obrigado![/quote]
[]'s[/quote]
Beleza. Farei isso.
Obrigado, e desculpe por ser tão ingênuo, é que não sou bom com valores, mesmo.[/quote]
Tranquilo, mas fica a dica: aprenda a ser bom com valores e com tudo isso, e como lidar com clientes tb. Não é difícil, é só treino. E é preciso fazer isso pra viver mesmo…
isso foi me passado por um professor: “naum existe sisteminha, pq do mais básico q seja tem as validações e por ai vai…” creio q um contrato tb vem a calhar pra deixar claro aquilo q foi combinado e entregue pra naum vir dps dizendo que falta isso akilo e nunca mais vc terá sussego.
Não esquenta Andre, se você não é bom, eu sou péssimo. Realmente essa é uma arte que preciso aprender, acho que porque na verdade eu sou bem afobado pra esses assuntos…
Luxu, eu concordo em partes com a sua opnião e a acho correta em 95% das vezes…
Mas eu mesmo já fiz um Sisteminha, que me custou 1 dia e meio de trabalho e custo R$ 500,00. Cobrei R$ 600,00 e esqueci da choiradeira, era pra ter cobrado R$ 700,00
Até hoje é usado e agora um rapaz lá do local que acompanha o Progresso… Uma vez só, desde 2009, ele me ligou pra tirar uma dúvida e nunca mais, e pelo que sei, apesar de ocorrer 2 vezes por ano o evento para o qual eu fiz o Sistema, eles o utilizam até hoje… Não sei se esse semestre usarão…
Enfim, foi um Sisteminha mesmo e está lá funcionando. Não houveram mudanças de requisitos e substituiu muito bem a pilha de fichas cadastrais e planilhas do Excel que usavam pra controlar os membros…
Porém repito, em 95% dos casos, realmente os Sisteminhas são Bestas Feras prontas paera darem a cara… Verdadeiros “Lobos em pele de Cordeiro”… heueheuehue
NÃO EXISTE SISTEMINHA, quando vc chega par o cliente e fala sisteminha vc está desevalorizando o seu proprio trabalho, o que existe é sistemas maiores ou menores
cara… isso é bastante complicado, você está sugerindo um prazo de entrega e um preço sem saber quantas horas vai precisar e quando vai trabalhar essas horas?
se o preço está fixo, quanto mais horas precisar, menos vai ganhar por hora, mais vai ter trabalho, stress e sono… de madrugada você pode não ser tão produtivo quanto durante o dia.
dica, faça o contrato especificando em detalhes o que será feito, quando será entregue e quais são as responsabilidades de cada um (uma dica interessante seria estipular um prazo após a entrega ou qualquer re-entrega para eles relatarem qualquer erro no software e qualquer coisa que não está conforme, sendo que qualquer coisa diferente disso deve ser acordada em outro contrato). O contrato serve para proteger os dois lados, lembre-se disso.
Pessoal,
Acho que irão fechar. Para tentar desfazer a besteira que fiz, vou ir sugerindo adicionais e complementos para o sistema (muita coisa já tenho pronto). A representante, que negociará, está no Canadá. Assim que ela vir vou conversar com ela.
PS: Será que é doença de programador? Tenho um amigo que é um ótimo programador, trabalha ha mais de 15 anos na área, ele também tem problemas com valores.
depende muito da complexidade da coisa… tem cadastro que vc faz em 15 min e tem cadastro que vc faz em 1 semana… mas se o cliente não sabe exatamente o que quer seria interessante vc disponibilizar algo bem simples de inicio para não sair muito caro e não ocupar muito tempo e depois ir oferecendo plus e ir aumentando a complexidade a cada versão diferente e é claro cobrar por cada release lançada…
mas acho que a melhor métrica é vc ver quanto tempo demoraria para fazer cada requisito e jogar um valor hora… assim vc já estima tempo e valor… seria interessante se vc conseguisse fazer isto em etapas tipo negociar não o sistema todo mais em partes… ve as partes mais importantes para seu cliente e entrega e cobra primeiro… pois é muito dificil estimar um sistema inteiro sem antes botar a mão na massa…
[quote=Andre Rosa]Pessoal,
Acho que irão fechar. Para tentar desfazer a besteira que fiz, vou ir sugerindo adicionais e complementos para o sistema (muita coisa já tenho pronto). A representante, que negociará, está no Canadá. Assim que ela vir vou conversar com ela.
PS: Será que é doença de programador? Tenho um amigo que é um ótimo programador, trabalha ha mais de 15 anos na área, ele também tem problemas com valores.
Obrigado a todos.[/quote]
Opa,
Essa questão de não saber mensurar valores é comum, mas é uma doença que debilita e maltrata muito e eu já tive esse problema. Quando tinha uns 15/16 anos, fui vender um software de administração comercial pra uma loja que era bem legalzinho (ok, era Delphi e o bd era Paradox), o problema? Cobrei R$500,00 e com vergonha. E o camarada? O cara lucrava uns 20k por mês. Eu me senti explorado e humilhado.
Com o tempo fui trabalhando isso, fui vendo que desenvolver software é agregar valor, e que aquela conversa mole de “ainda vamos fazer várias coisas juntos” é só pra poder abaixar o valor do produto, ou então conseguir desconto. Isso não existe no mundo real. Não deve haver vergonha em cobrar caro, ou em cobrar o justo. Bota o valor lá, se o cara puder, paga, se não, não paga. Esse pensamento de “pegar o que vier” só traz uma coisa: migalhas.
[quote=AUser][quote=Andre Rosa]Pessoal,
Obrigado a todos.[/quote]
Opa,
Essa questão de não saber mensurar valores é comum, mas é uma doença que debilita e maltrata muito e eu já tive esse problema. Quando tinha uns 15/16 anos, fui vender um software de administração comercial pra uma loja que era bem legalzinho (ok, era Delphi e o bd era Paradox), o problema? Cobrei R$500,00 e com vergonha. E o camarada? O cara lucrava uns 20k por mês. Eu me senti explorado e humilhado.
Com o tempo fui trabalhando isso, fui vendo que desenvolver software é agregar valor, e que aquela conversa mole de “ainda vamos fazer várias coisas juntos” é só pra poder abaixar o valor do produto, ou então conseguir desconto. Isso não existe no mundo real. Não deve haver vergonha em cobrar caro, ou em cobrar o justo. Bota o valor lá, se o cara puder, paga, se não, não paga. Esse pensamento de “pegar o que vier” só traz uma coisa: migalhas.
[]'s!
[/quote]
É verdade! Isso é uma grande autofagia, tubarão come tubarão.