[quote=AUser][quote=Andre Rosa][quote=AUser]Sabe qual é o problema com isso tudo? Fazer freela pequeno, você se casa com o cliente. Você não está sendo responsável só pelo cadastro, você está sendo responsável pelo sistema inteiro, infra, e acredite em mim: no dia que o mouse deles der pau, vão ligar pra você achando que a culpa é sua.
Outra coisa, tenta fazer um contrato baseado em mockups, não faça um contrato só especificando os itens a serem ofertados, pq isso se subdivide demais. São quantas tabelas? Quantos relacionamentos? Que tecnologias você vai usar? Pra emitir os relatórios, vai fazer como? E outra, não existe bem uma questão de “ah, é só um cadastro”. Todo cadastro tem seu uso, e é aí que mora a complexidade da coisa.
Em clientes pequenos, eu costumava cobrar de acordo com o número de horas (sendo que é importante você valorizar a sua hora, e diminuir o número de horas gastas, ex: é mais esperto falar que vai gastar 10h que custam 40 reais cada, do que falar que vai gastar 20h de 20 reais cada, entende?), já em clientes maiores, a contagem é por PF mesmo.
[]'s[/quote]
O que me dá medo, na verdade, é caso eles estraguem o banco de dados. Eu não vou implementar nenhum rotina de backup. Vou ensina-los, no máximo, a fazr pelo IBExpert. O meu medo mesmo é isso que você disse, de jogarem a culpa no programador.
[/quote]
Você nao vai dar acesso ao BD para eles. Eu digo o seguinte: se a aplicação um dia cair porqu~e alguém mexeu, você vai ser o culpado, e vai ter que se deslocar até lá pra isso, etc. São apenas 3 tabelas e relatórios? Eu não sei não viu, nem um cadastrozinho de usuários?
Resumindo: tenta fazer o contrato baseado em mockups, e essa parte de análise faz junto com o cliente na hora. Fora isso, tenta usar algumas coisas pra te ajudarem e deixarem o desenvolvimento mais rápido. Exemplo: appFuse, Spring, Hibernate, qualquer coisa que te ajude na manutenção e deixe a aplicação fácil de mexer depois. Toda aplicação é mutável, e essa é a lei que define o porquê a manutenção/modificação tem que ser fácil e rápida. Sem contar que se você conseguir usar esse tipo de ferramenta, vai conseguir desenvolver mais rápido, com menos bugs, e vai gastar menos tempo.
[]'s[/quote]
Como era algo pequeno, eu não estava nem pensando em fazer contrato. Eu não sou bom com finanças, dificilmente faço algo como free-lancer. Vou procurar me informar a respeito.