Preço de programa para cadastro

Olá,
Me contrataram para fazer um programa para cadastro e pesquisa, nada mais. Ele cadastra os alunos, faz pesquisa, gera relatórios e imprime. Começando hoje eu devo termina-lo em, no máximo, 1 mês (visto que, como já tenho um emprego, trabalharei nesse programa durante a madrugada). Terei que fazer 3 tipos de cadastro, como se fosse para preencher 3 folhas diferentes. Bem, cobrei R$ 800,00 pelo trabalho. Será que foi pouco? Será que foi muito? Não sou bom com valores. Só hoje a noite saberei se eles toparão ou não. O que vocês acham? Se eles “chorarem”, eu abaixo o preço?

Obrigado. :smiley:

eu acho q esta pouco… mas vc deve estipular um valor hora para seu trabalho… e calcular as horas trabalhadas para ver se compensa.

abraços!

[quote=dtxk]eu acho q esta pouco… mas vc deve estipular um valor hora para seu trabalho… e calcular as horas trabalhadas para ver se compensa.

abraços![/quote]

Eu pensei em fazer o cálculo: minha hora x tempo gasto, mas não sei ao certo quando tempo levarei. Minha esperança é que seja em 1 mês. Vou ver se consigo termina-lo o mais rápido possível. Acho que o maior trabalho mesmo será criar o banco de dados, visto que a parte de cadastro é simples (porém chata e trabalhosa :? ).

Obrigado.

No meu caso cobraria no minimo 3 mil

Sabe qual é o problema com isso tudo? Fazer freela pequeno, você se casa com o cliente. Você não está sendo responsável só pelo cadastro, você está sendo responsável pelo sistema inteiro, infra, e acredite em mim: no dia que o mouse deles der pau, vão ligar pra você achando que a culpa é sua.

Outra coisa, tenta fazer um contrato baseado em mockups, não faça um contrato só especificando os itens a serem ofertados, pq isso se subdivide demais. São quantas tabelas? Quantos relacionamentos? Que tecnologias você vai usar? Pra emitir os relatórios, vai fazer como? E outra, não existe bem uma questão de “ah, é só um cadastro”. Todo cadastro tem seu uso, e é aí que mora a complexidade da coisa.

Em clientes pequenos, eu costumava cobrar de acordo com o número de horas (sendo que é importante você valorizar a sua hora, e diminuir o número de horas gastas, ex: é mais esperto falar que vai gastar 10h que custam 40 reais cada, do que falar que vai gastar 20h de 20 reais cada, entende?), já em clientes maiores, a contagem é por PF mesmo.

[]'s

Realmente achei pouco, mais se vc ja falou um valor pra eles fica complicado de aumentar.

se for so esse crud simples com alguns relatorios, acho q em um mes da e sobra.
agora se tiver q fazer documentação e etc talvez demore mais.

Diz o valor sem nem mesmo conhecer os requisitos? Interessante…

[quote=AUser]Sabe qual é o problema com isso tudo? Fazer freela pequeno, você se casa com o cliente. Você não está sendo responsável só pelo cadastro, você está sendo responsável pelo sistema inteiro, infra, e acredite em mim: no dia que o mouse deles der pau, vão ligar pra você achando que a culpa é sua.

Outra coisa, tenta fazer um contrato baseado em mockups, não faça um contrato só especificando os itens a serem ofertados, pq isso se subdivide demais. São quantas tabelas? Quantos relacionamentos? Que tecnologias você vai usar? Pra emitir os relatórios, vai fazer como? E outra, não existe bem uma questão de “ah, é só um cadastro”. Todo cadastro tem seu uso, e é aí que mora a complexidade da coisa.

Em clientes pequenos, eu costumava cobrar de acordo com o número de horas (sendo que é importante você valorizar a sua hora, e diminuir o número de horas gastas, ex: é mais esperto falar que vai gastar 10h que custam 40 reais cada, do que falar que vai gastar 20h de 20 reais cada, entende?), já em clientes maiores, a contagem é por PF mesmo.

[]'s[/quote]

O que me dá medo, na verdade, é caso eles estraguem o banco de dados. Eu não vou implementar nenhum rotina de backup. Vou ensina-los, no máximo, a fazr pelo IBExpert. O meu medo mesmo é isso que você disse, de jogarem a culpa no programador.

Obrigado.

[quote=diogogtr]Realmente achei pouco, mais se vc ja falou um valor pra eles fica complicado de aumentar.

se for so esse crud simples com alguns relatorios, acho q em um mes da e sobra.
agora se tiver q fazer documentação e etc talvez demore mais.[/quote]

Não, não farei documentação nem nada. Será só o cadastro e os relatórios mesmo (a parte de impressão nem conta, visto que será feita à partir do relatório).

Obrigado.

Eu também achei barato, acho que pra ficar mais justo teria que começar na faixa dos 2 mil em diante.

O nosso amigo falou o requisito

TENDEU CARA?

se for só o cadastro de aluno e pesquisar o aluno por RA, SERIE ETC… imaginei isto…

com base nisso fiz o preço…saco?

[quote=Andre Rosa][quote=AUser]Sabe qual é o problema com isso tudo? Fazer freela pequeno, você se casa com o cliente. Você não está sendo responsável só pelo cadastro, você está sendo responsável pelo sistema inteiro, infra, e acredite em mim: no dia que o mouse deles der pau, vão ligar pra você achando que a culpa é sua.

[]'s[/quote]

O que me dá medo, na verdade, é caso eles estraguem o banco de dados. Eu não vou implementar nenhum rotina de backup. Vou ensina-los, no máximo, a fazr pelo IBExpert. O meu medo mesmo é isso que você disse, de jogarem a culpa no programador.

[/quote]

Você nao vai dar acesso ao BD para eles. Eu digo o seguinte: se a aplicação um dia cair porqu~e alguém mexeu, você vai ser o culpado, e vai ter que se deslocar até lá pra isso, etc. São apenas 3 tabelas e relatórios? Eu não sei não viu, nem um cadastrozinho de usuários?

Resumindo: tenta fazer o contrato baseado em mockups, e essa parte de análise faz junto com o cliente na hora. Fora isso, tenta usar algumas coisas pra te ajudarem e deixarem o desenvolvimento mais rápido. Exemplo: appFuse, Spring, Hibernate, qualquer coisa que te ajude na manutenção e deixe a aplicação fácil de mexer depois. Toda aplicação é mutável, e essa é a lei que define o porquê a manutenção/modificação tem que ser fácil e rápida. Sem contar que se você conseguir usar esse tipo de ferramenta, vai conseguir desenvolver mais rápido, com menos bugs, e vai gastar menos tempo.

[]'s

infelizmente eles sempre desvalorizam o nosso trabalho, e tem um que faz no valor que querem…

[quote=erickfm8][QUOTE]
[/QUOTE]

TENDEU CARA?

se for só o cadastro de aluno e pesquisar o aluno por RA, SERIE ETC… imaginei isto…

com base nisso fiz o preço…saco?[/quote]

Sim, e fica a dica: é por isso que 90% de quem faz software pra pequena empresa se ferra, fica no “imaginei isso”. Ao invés de sentar com o cliente e desenhar tudo. Não há base pra cobrar, de todo jeito. Eu por exemplo, há algum tempo atrás fiz um sistema que administrava um estoque, e nada mais. Esse é o requisito? Não. Ele não deu detalhe algum sobre a implementação, quantos campos, como devem ser as telas, nada.

Por experiência própria, independente de quanto você cobre, faça isso baseado em contrato.
Como o camarada disse, o cliente sempre achará que o problema é teu, seja por falha no programa ou por um problema com o cabo de rede.
Quanto ao preço, me parece pouco mesmo, porém, você precisa avaliar o seguinte, para desenvolver este pequeno crud, sugiro que faça uma análise, deixe “portas” abertas para futuras implementações e, caso venham a ocorrer, você cobra um preço justo (ou maior) pelas manutenções (se for esperto, coloca no contrato que a manutenção ou upgrade deve ser prioritariamente feito por ti, etc, etc).

Eu pelo menos nunca vi um desses “sobrinhos” e coisas do gênero que fazem um trabalho que prestam. O blog do DiVasca retrata bem isso: http://divasca.blogspot.com (o kicolobo que recomendou). Trate como profissional quem te trata como, se não, não trate.

[quote=erickfm8][QUOTE]
[/QUOTE]

TENDEU CARA?

com base nisso fiz o preço…saco?[/quote]

Vou fazer algo bem simplório. Vou fazer a pesquisa apenas por nome mesmo.

[quote=AUser][quote=Andre Rosa][quote=AUser]Sabe qual é o problema com isso tudo? Fazer freela pequeno, você se casa com o cliente. Você não está sendo responsável só pelo cadastro, você está sendo responsável pelo sistema inteiro, infra, e acredite em mim: no dia que o mouse deles der pau, vão ligar pra você achando que a culpa é sua.

[]'s[/quote]

[/quote]

Você nao vai dar acesso ao BD para eles. Eu digo o seguinte: se a aplicação um dia cair porqu~e alguém mexeu, você vai ser o culpado, e vai ter que se deslocar até lá pra isso, etc. São apenas 3 tabelas e relatórios? Eu não sei não viu, nem um cadastrozinho de usuários?

Resumindo: tenta fazer o contrato baseado em mockups, e essa parte de análise faz junto com o cliente na hora. Fora isso, tenta usar algumas coisas pra te ajudarem e deixarem o desenvolvimento mais rápido. Exemplo: appFuse, Spring, Hibernate, qualquer coisa que te ajude na manutenção e deixe a aplicação fácil de mexer depois. Toda aplicação é mutável, e essa é a lei que define o porquê a manutenção/modificação tem que ser fácil e rápida. Sem contar que se você conseguir usar esse tipo de ferramenta, vai conseguir desenvolver mais rápido, com menos bugs, e vai gastar menos tempo.

[]'s[/quote]

Como era algo pequeno, eu não estava nem pensando em fazer contrato. Eu não sou bom com finanças, dificilmente faço algo como free-lancer. Vou procurar me informar a respeito.

[quote=drsmachado]Por experiência própria, independente de quanto você cobre, faça isso baseado em contrato.
Como o camarada disse, o cliente sempre achará que o problema é teu, seja por falha no programa ou por um problema com o cabo de rede.
Quanto ao preço, me parece pouco mesmo, porém, você precisa avaliar o seguinte, para desenvolver este pequeno crud, sugiro que faça uma análise, deixe “portas” abertas para futuras implementações e, caso venham a ocorrer, você cobra um preço justo (ou maior) pelas manutenções (se for esperto, coloca no contrato que a manutenção ou upgrade deve ser prioritariamente feito por ti, etc, etc).[/quote]

Opa, gostei da sugestão. Muito obrigado.
:smiley:

Se eu não der acesso ao banco de dados a eles, para que eles possam fazer backup através do IBExpert, eu terei de criar uma rotina para backup (seja em Java ou através de um bat). Devo vender esse complemento separadamente?

Obrigado!