Muitos já se depararam com empresas que vendem sotwares quase de graça. Eles vendem o software por preços que variam de 100,00 até 150,00 ou até menos que isso. Softwares diversos, como financeiros, vendas e até softwares completos por esse preço. O que posso dizer é que empresas assim só lucram mesmo se vender e tem que vender muito. Mas mesmo assim, isso acaba com quem vende mais caro. É claro que a maioria das vezes, quem vende barato assim, desenvolveu utilizando tecnologias inferiores como o Delphi, Visual Basic(esse eu já desenvolvi nele e é bom) e usam um mini banco de dados. É claro que eu uso PostgreSQL, porque prezo pela segurança e agilidade e isso o Postgresql é o melhor.Gostaria da opinião de vocês sobre isso, porque infelizmente empresas assim é que estão quebrando a gente que cobra mais do que isso. Informe preços, caso queiram e fatos de empresas(sem citar o nome…)que faliram por cobrar tão barato assim.
Bom marcos seu pensamento é válido também . Software que custa de 100 a 150 reais são softwares de prateleira , alguns nasceram do projeto final da faculdade , outros nasceram e foram amadurecendo ,não que seja ruins , conheco ótimas ferramentas que custam isso . Quando se trata de valores em softwares tem que tomar cuidado pois cada projeto é único e tem sua aplicação , o cara que compra num quer saber se é em java ou clipper , ele quer que funcione e funcione bem .Se a ferramente é toda remendada por dentro isso num é problema dele!!
Funcionou como deveria ele vai estar mais do que satisfeito !! Conheço ferramentas que custam uma fortuna , desenvolvimento super robusto que é uma b0$7@ !!
Ja vi projeto de 1milhao que num valia mais que 10 mil!!
Já vi projeto que custou 300 mil que com 30,40 resolveria de modo bem mais funcional!!
E já vi software de 100 reais que voce ficaria vislumbrado…rs!!
É o que eu digo e sempre deu certo pra mim !! Venda o que o cliente precisa a um preço que ele possa pagar !! Se o projeto faz coisas do outro mundo é justo que seu preço seja caro , pois duvido muito que o cara vai achar software compativel no mercado !! Agora se ele faz coisa básica de empresa (ex fluxo de caixa , estoque blablabla) é um ramo que voce tem que competir , pois o mercado está mais que saturado !!
É como voce ir na 25 de março e reclamar que o cara da barraquinha do lado vende o carregador de celular a 5 sendo que voce vende a 10 !!
Sem querer distorcer muito o assunto… Ainda hoje eu conversava com um colega de trabalho sobre esse “ramo de informática”. O quanto os produtos(leia-se aqui, nesta conversa, “os softwares”) estão baratos. É fato, o mercado tá saturado de soluções das mais variadas categorias. É fato também que todo chinelo velho encontra seu pé torto. O que serve pro dono da padaria da esquina não vai servir pro dono de uma rede de restaurantes gigante, e por aí vai. Acho que uma pegada interessante está em vender serviços. O seu software pode servir como um cartão de visitas, é um meio de fisgar o cliente. Criar uma relação de confiança, estar pronto pra atender quando o cara precisar dar um up naquilo que você já plantou lá no negócio dele… é o que penso.
É a mesma idéia que tenho também Ademilton. Eu procuro fornecer os serviços de suporte, porque na verdade, o software é de quem desenvolveu e portanto o certo seria por exemplo um termo de adesão como se fosse um alguel ou serviço da manutenção dele. De acordo com a lei, a prestaçã de serviços do software do programador é permitido, já que o cliente compra a licença, a não ser que ele pague o preço pelo código-fonte e aé o programa e dele. Meu professor que já trabalhou no Prodepa me falou isso e foi quando percebi que era verdade. O Sistema Operacional que usamos não é nosso. Pagamos uma licença para usarmos, mas não podermos comercializá-lo.
Oi,
Tem gratis,para baixar na net,muita gente desconhece,com fonte e tudo…
E são bons…
Cara você não ganha grana pra vender o software e sim para dar manutenção.
Venda o software por sei la 400 reais…
Cobre implantação do sistema…
Cobre treinamento de como usar o sistema…
Cobre um valor mensal onde o cliente tem direito a pedir alterações conforme o necessário…
Se ele não quiser fazer essa “assinatura”, cobre valores absurdos como “500” reais a hora de programação no mínimo … para qualquer alteração besta tipo mudar rótulos, cores e formulários.
Eu ja trabalhei em empresa assim.
90% dos cliente fazem a assinatura pois sempre querem alterações… seja por que a lei muda, seja por necessidade de negocio.
Fora o suporte sempre entra funcionário novo que liga para empresa pedindo suporte.
Esses softwares baratos são geralmente bem limitados e toscos.
Inove e de qualidade ao cliente que ele vai pagar… de 600 - 1500 reais por e mês para uma empresa é lixo, é o dinheiro gasto com apenas um funcionário… se ele achar que seu software é importante por exemplo… gerar notas fiscais, integração com cartão de credito, nota fiscal eletrônica, gerar arquivos para contabilidade, imprimir etiquetas em uma impressora diferenciada por exemplo zebra.
Ele vai pagar pode ter certeza.
Sem contar que eles ganham dinheiro no volume de vendas.
vc pode vender um software por $100.000 e ficar super feliz
eles podem vender o ‘mesmo’ por $1000 mas vendas 200 copias
ou o mesmo por $500, 500 cópias
e assim por diante, com certeza eles estão tendo um lucro maior ao baratear o custo final. E uma estratégia, se o programa está redondinho com baixa manutenção e atendem bem um nicho, é uma situação perfeita
Se você quer cobrar caro,
crie algo inovador!
Um sistema que nunca ngm pensou antes!
Senão,
vc vai ter q concorrer com esses softwares…
mas uma otima ideiai, é isso tb
vender o software mais barato e cobrar manutenção.
ou então faz um sistema on-line.
e cobra a hospedagem, essas coisas.
tem varias maneiras, de “cobrar” o preço justo pelo seu software.
Onde trabalho eles vendem o sistema, e cobram manutenção, atualização todas essas coisas.
e tem outra coisa também a ser considerado…
o tipo de cliente que vc quer.
8)
Só estou aguardando o mês de março, que estou pra fechar algo grande com várias instituições e só vou cobrar as atualizações e manutenção mensais e eles gostaram porque o programa vai ficar como eles quiserem. Vai sempre evoluindo da maneira deles. Esse é o diferencial maior dos outros e também é multiplataforma, JAVA. O outro que eu tinha era só em Windows e estou migrando e na verdade alterei muita coisa e está mais completo do que todos os programas do ramo que já vi, e o meu eu já dissse pra eles que não tem limite de dados como os outros programas mais baratos do mercado. Antes tinha feito em VB e até tentei rodar no LINUX com o Mono, mas sem sucesso. Passei de vez pra JAVA, já que me formei nisso também e me especializei somente em JAVA Desktop.
Fala Marcos… O mercado é isso aí mesmo cara… Correr atrás e arrebentar no mercado. Só vou te dar um conselho que me preocupa bastante quando vejo, pois já fui assim.
Cuidado com essas declarações de amor (vide sua imagem) à tecnologias, seja um profissional versátil, sua declaração de que o Postgre é o mais seguro, já me ligou o alerta, depois reparei na sua imagem.
Larga disso… não despreze outras tecnologias, conviva com elas, saiba quando não usá-las, mas também aprenda onde elas podem ser úteis, afinal um dia, sua tecnologia do coração pode morrer, e aquela que você tanto criticou, continuar firme e forte, e aí ???
Saiba que sua tecnologia preferida não é a melhor solução para todos os problemas…
Abs, parabéns pela iniciativa e boa jornada…
Esse tópico é para comentarem não sobre mim, mas sobre o mercado atual e os preços de softwares. Só criei por isso mesmo. Sobre as tecnologias, já usei Access, tenho 2 em MySQL, tenho um em SQLite e estão funcionando normalmente. Só estou com PostgreSQL mesmo, porque mesmo se tiver 10.000 registros nele, ele carrega isso muito rápido e no MySQL, quando tinha mais de 2.000 registros, já ficava pesado, como deparei em um cliente. Só tinha desenvolvido antes, um programinha de controle de frequências. Gosto dos outros bancos de dados sim. Os primeiros softwares foram desenvolvidos em VB.NET com Crystal Reports e ficou muito bom. Só mudei pra JAVA porque achei bem mais leve e o primeiro software que desenvolvi em JAVA pra um cliente, ele gostou muito porque viu que as atualizações que fiz eram muito pequenas e ele gostou porque podia usar até no pendrive e usei o banco de dados SQLite, que é usado também pelo Mozilla Firefox e Google Android,etc.
a melhor ferramenta/metodologia/padrão/tecnologia, é a que no final do projeto dá mais lucro
[quote=Diabo Loiro]Cara você não ganha grana pra vender o software e sim para dar manutenção.
Cobre um valor mensal onde o cliente tem direito a pedir alterações conforme o necessário…
Se ele não quiser fazer essa “assinatura”, cobre valores absurdos como “500” reais a hora de programação no mínimo … para qualquer alteração besta tipo mudar rótulos, cores e formulários.
90% dos cliente fazem a assinatura pois sempre querem alterações… seja por que a lei muda, seja por necessidade de negocio.
Fora o suporte sempre entra funcionário novo que liga para empresa pedindo suporte.
Inove e de qualidade ao cliente que ele vai pagar… de 600 - 1500 reais por e mês para uma empresa é lixo, é o dinheiro gasto com apenas um funcionário… se ele achar que seu software é importante por exemplo… gerar notas fiscais, integração com cartão de credito, nota fiscal eletrônica, gerar arquivos para contabilidade, imprimir etiquetas em uma impressora diferenciada por exemplo zebra.
[/quote]
Eh assim mesmo!!! Meu segundo trampo com desenvolvimento foi assim (trocentos anos atras), a empresa era somente eu e o dono que tb era desenvolvedor, ele tinha um software que vendia pra empresas, nao muito caro, desenvolvido em VB 3.0 e SQL ou Oracle. Os clientes pagavam manutencao, suporte e personalizacao de telas, relatorios e coisas do tipo.
Fora isso, a empresa comecou a produzir um controle de estoque desses que vendem nos supermercados da vida. Lembro que o lancamento ia ser numa fenasoft (ainda existe isso???), era uma feira de informatica que tinha em SP pra que nao sabe. Lembro que eu fiquei trabalhando 3 dias direto pra terminar umas coisas antes da feira sem voltar pra casa, almocando, jantando e ate tomando banho na empresa hahahah, foda.
Nao precisa nem dizer que eu fiquei apenas alguns meses la e pulei fora!
//Daniel
Estava vendo no Youtube um vídeo que um cara fala como vender caro sem baixar o preço. Era algo que eu já tinha em mente, mas vindo de alguém que entende, eu percebi que era isso mesmo. Ele diz que não precisamos baixar o preço do produto, precisamos apenas oferecer mais e mostrar os diferenciais do produto. Olhe o vídeo abaixo:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GnFN8boLF2s[/youtube]
[quote=Diabo Loiro]Cara você não ganha grana pra vender o software e sim para dar manutenção.
[/quote]
Não acha que 1500/mes, 2000/mes, é muito pouco para todo esse suporte?
Oi marcosarantesj ,
Vende seu produto pelo preço que vc acha que ele vale.Tem muita gente e empresa que vende o software sim, e cobram o suporte também ou não…
Vou dar um exemplo,tem cabeleireiro que cobra 5 reais o corte e outro que cobra 100,00,cada um na sua…
E viva a Concorrência!
[quote=marcosarantesj]Estava vendo no Youtube um vídeo que um cara fala como vender caro sem baixar o preço. Era algo que eu já tinha em mente, mas vindo de alguém que entende, eu percebi que era isso mesmo. Ele diz que não precisamos baixar o preço do produto, precisamos apenas oferecer mais e mostrar os diferenciais do produto. Olhe o vídeo abaixo:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GnFN8boLF2s[/youtube][/quote]
Bem, depende…
Se vc pegar um iphone da vida, nao oferece nem metade do que os outros telefones concorrentes oferecem, eh bem mais caro que os concorrentes e todo mundo sabe que eh um telefone de m*, mas mesmo assim eh um sucesso de vendas.