E aí caras, tudo certo?
Eu estava navegando pelo GUJ, tal como faço todos os dias, mesmo não tendo conhecimento para ajudar em 95% das dúvidas que vejo, e em um determinado tópico vi uma resposta do @FearX com um hiperlink para uma tal de “Taverna”, e eu como sou curioso entrei nessa tal de taverna e fui dar uma olhada por lá também.
Logo de início notei que é um fórum muito semelhante ao GUJ, onde as pessoas postam dúvidas e recebem assistência, conversam sobre programação, etc.
O que me motivou a criar esse tópico é um outro tópico de lá que li de um jovem programador de 19 anos, o qual expressava as suas preocupações e inseguranças quanto a si mesmo, mas claro, tudo isso relacionado ao mercado, já que ninguém é obrigado a dar uma de psicólogo, e na realidade, nem a dar uma “de nada”, tendo em vista que todos temos a opção de ignorar determinados tópicos que não nos interessam.
No dito tópico ele pedia por conselhos do pessoal que trabalha na área e que já passou por todas essas etapas iniciais que quem está começando passa, e é justamente isso que tenho como intuito neste tópico.
Apesar de mais novo, partilho das mesmas inseguranças e medos que afligem o rapaz, exemplos:
“Ando me sentindo muito mal, muito estagnado. A verdade é que vejo a galera falando sobre TANTA coisa avançada e com facilidade e eu me sinto um lixo. Sinto que nada que eu faço é útil ou então de valor” […]
“Eu tenho muita ansiedade, na verdade. Quero aprender bastante, ao mesmo tempo que morro de medo de não saber nada. Acho que no fundo eu me sinto uma fraude, e isso me desanima tanto…” […]
“Me sinto meio perdido num mar gigantesco de conhecimento, onde eu tento aprender uma coisa e não consigo (aí me desespero e fica ainda mais difícil aprender).” […]
E diante das respostas que vi lá tive minha mente aberta de uma maneira excepcional, e ao mesmo tempo, comecei a ter mais dúvidas.
De maneira resumida a minha “história” com programação, computadores, tecnologia, etc., é: Desde novo eu sempre gostei de computadores, fui ficando mais velho e o gosto foi aumentando, obtive por isso a certeza de que queria trabalhar com algo relacionado à computadores/informática durante a minha existência. Um dia descobri que existia a tal da “programação”, e eu como sempre tive preferência por software me apaixonei, ainda mais tendo um primo que na época estava no início da faculdade de Sistemas de Informação, sendo um aspirante a programador (hoje estagiário na área), desta maneira decidi começar a estudar, na época eu estava em um curso preparatório para o mercado de trabalho, através deste arrumei meu primeiro emprego (também acarreta em uma outra história, porém, não irei discorre-la agora) e nesta época tive contato com HTML/CSS, e tentei estudar ao mesmo tempo diversas linguagens de programação através de videos: Não aprendi porra nenhuma de fato, dando assim uma pausa nos estudos. Lá pela metade do ano passado eu decidi começar a estudar programação de fato, decidi o fazer a partir de Java, então fiz um curso pelo youtube, resolvi exercícios, vi vídeos, procurei fóruns, etc. No meio disso tudo li (e leio) livros sobre informática, todos retirados da biblioteca do curso técnico de informática que faço, e assim fui indo, sendo que hoje eu estou fazendo um curso de Java OO na Udemy, e pretendo em breve começar a aprender C#.
Meu ponto é: Hoje, de uma maneira totalmente inesperada acabei caindo em um tópico que está me fazendo refletir se eu estou no caminho certo, vejam, eu estarei neste curso técnico até o mês 07 de 2020, e neste ano de 2019 finalizarei o ensino médio, sendo que pretendo no ano que vem ingressar no mercado de trabalho na área, como estagiário, júnior, ou o que quer que seja, e agora me pego pensando se eu de fato estou me preparando corretamente. E se eu estar estudando Java sem antes ter estudado fundamentos ser um erro fatal de minha pessoa? Mesmo que hoje eu me veja aprendendo de verdade a programação, apesar de minhas paranoias e inseguranças, mas ainda assim, existe muita coisa para aprender, e eu quero de fato ser um profissional completo e acima da média, pois querendo ou não, é de minha natureza buscar sempre a excelência, e isso não é necessariamente a excelência em comparação aos outros, e sim, a minha auto excelência, o máximo que a minha natureza me permite chegar.
Há muito tempo tenho em mente que a faculdade de Sistemas de Informação seja o meu destino, devido à atenção nas partes de gestão, administração, negócios, etc., porém, agora me pego pensando se Ciências da Computação não seria uma opção melhor, por conta do foco em fundamentos da computação em si, mesmo eu sendo alguém que quer ser um desenvolvedor e empresário, e tudo isso alinhado a minha dúvida imensa de: “Estou estudando de maneira equivocada?”
O fato é que eu tenho uma vontade constante de melhorar e me desenvolver, e me preocupo muito com o futuro, por isso, quero aproveitar ao máximo cada segundo do meu presente para ser o melhor que eu puder, e quanto a tudo que escrevi:
O que vocês acham? Eu estou no caminho certo?
Sistemas de Informação ou Ciência da Computação?
Parar de estudar Java ou começar a estudar lógica e temas da computação em paralelo de maneira mais aprofundada?
Essas dúvidas e inseguranças são só uma fase e eu devo continuar normalmente?
Eu estou de fato com a cabeça explodindo ahahahuah
Por fim, se ao menos uma pessoa puder compartilhar um conselho já seria de imensa ajuda, peço sinceramente perdão por este texto imenso, e infelizmente, este é só a ponta do iceberg, já que eu poderia escrever um livro só com as minhas dúvidas e inseguranças quanto ao aprendizado, bom, diante de tudo isso, despeço-me.
Até mais.