Preocupações de um jovem aspirante a programador

E aí caras, tudo certo?

Eu estava navegando pelo GUJ, tal como faço todos os dias, mesmo não tendo conhecimento para ajudar em 95% das dúvidas que vejo, e em um determinado tópico vi uma resposta do @FearX com um hiperlink para uma tal de “Taverna”, e eu como sou curioso entrei nessa tal de taverna e fui dar uma olhada por lá também.
Logo de início notei que é um fórum muito semelhante ao GUJ, onde as pessoas postam dúvidas e recebem assistência, conversam sobre programação, etc.

O que me motivou a criar esse tópico é um outro tópico de lá que li de um jovem programador de 19 anos, o qual expressava as suas preocupações e inseguranças quanto a si mesmo, mas claro, tudo isso relacionado ao mercado, já que ninguém é obrigado a dar uma de psicólogo, e na realidade, nem a dar uma “de nada”, tendo em vista que todos temos a opção de ignorar determinados tópicos que não nos interessam.
No dito tópico ele pedia por conselhos do pessoal que trabalha na área e que já passou por todas essas etapas iniciais que quem está começando passa, e é justamente isso que tenho como intuito neste tópico.

Apesar de mais novo, partilho das mesmas inseguranças e medos que afligem o rapaz, exemplos:

“Ando me sentindo muito mal, muito estagnado. A verdade é que vejo a galera falando sobre TANTA coisa avançada e com facilidade e eu me sinto um lixo. Sinto que nada que eu faço é útil ou então de valor” […]

“Eu tenho muita ansiedade, na verdade. Quero aprender bastante, ao mesmo tempo que morro de medo de não saber nada. Acho que no fundo eu me sinto uma fraude, e isso me desanima tanto…” […]

“Me sinto meio perdido num mar gigantesco de conhecimento, onde eu tento aprender uma coisa e não consigo (aí me desespero e fica ainda mais difícil aprender).” […]

E diante das respostas que vi lá tive minha mente aberta de uma maneira excepcional, e ao mesmo tempo, comecei a ter mais dúvidas.

De maneira resumida a minha “história” com programação, computadores, tecnologia, etc., é: Desde novo eu sempre gostei de computadores, fui ficando mais velho e o gosto foi aumentando, obtive por isso a certeza de que queria trabalhar com algo relacionado à computadores/informática durante a minha existência. Um dia descobri que existia a tal da “programação”, e eu como sempre tive preferência por software me apaixonei, ainda mais tendo um primo que na época estava no início da faculdade de Sistemas de Informação, sendo um aspirante a programador (hoje estagiário na área), desta maneira decidi começar a estudar, na época eu estava em um curso preparatório para o mercado de trabalho, através deste arrumei meu primeiro emprego (também acarreta em uma outra história, porém, não irei discorre-la agora) e nesta época tive contato com HTML/CSS, e tentei estudar ao mesmo tempo diversas linguagens de programação através de videos: Não aprendi porra nenhuma de fato, dando assim uma pausa nos estudos. Lá pela metade do ano passado eu decidi começar a estudar programação de fato, decidi o fazer a partir de Java, então fiz um curso pelo youtube, resolvi exercícios, vi vídeos, procurei fóruns, etc. No meio disso tudo li (e leio) livros sobre informática, todos retirados da biblioteca do curso técnico de informática que faço, e assim fui indo, sendo que hoje eu estou fazendo um curso de Java OO na Udemy, e pretendo em breve começar a aprender C#.

Meu ponto é: Hoje, de uma maneira totalmente inesperada acabei caindo em um tópico que está me fazendo refletir se eu estou no caminho certo, vejam, eu estarei neste curso técnico até o mês 07 de 2020, e neste ano de 2019 finalizarei o ensino médio, sendo que pretendo no ano que vem ingressar no mercado de trabalho na área, como estagiário, júnior, ou o que quer que seja, e agora me pego pensando se eu de fato estou me preparando corretamente. E se eu estar estudando Java sem antes ter estudado fundamentos ser um erro fatal de minha pessoa? Mesmo que hoje eu me veja aprendendo de verdade a programação, apesar de minhas paranoias e inseguranças, mas ainda assim, existe muita coisa para aprender, e eu quero de fato ser um profissional completo e acima da média, pois querendo ou não, é de minha natureza buscar sempre a excelência, e isso não é necessariamente a excelência em comparação aos outros, e sim, a minha auto excelência, o máximo que a minha natureza me permite chegar.

Há muito tempo tenho em mente que a faculdade de Sistemas de Informação seja o meu destino, devido à atenção nas partes de gestão, administração, negócios, etc., porém, agora me pego pensando se Ciências da Computação não seria uma opção melhor, por conta do foco em fundamentos da computação em si, mesmo eu sendo alguém que quer ser um desenvolvedor e empresário, e tudo isso alinhado a minha dúvida imensa de: “Estou estudando de maneira equivocada?”

O fato é que eu tenho uma vontade constante de melhorar e me desenvolver, e me preocupo muito com o futuro, por isso, quero aproveitar ao máximo cada segundo do meu presente para ser o melhor que eu puder, e quanto a tudo que escrevi:
O que vocês acham? Eu estou no caminho certo?
Sistemas de Informação ou Ciência da Computação?
Parar de estudar Java ou começar a estudar lógica e temas da computação em paralelo de maneira mais aprofundada?
Essas dúvidas e inseguranças são só uma fase e eu devo continuar normalmente?

Eu estou de fato com a cabeça explodindo ahahahuah

Por fim, se ao menos uma pessoa puder compartilhar um conselho já seria de imensa ajuda, peço sinceramente perdão por este texto imenso, e infelizmente, este é só a ponta do iceberg, já que eu poderia escrever um livro só com as minhas dúvidas e inseguranças quanto ao aprendizado, bom, diante de tudo isso, despeço-me.

Até mais.

2 curtidas

Oi, @K.Schaeffer.

Primeiro, gostaria de agradecer por expor seu lado nessa história. De fato, o jovem da Taverna sou eu. Se notar, é o mesmo username.

Segundo, sim. Tudo que você leu lá refletia e reflete muito da minha realidade. Do meu medo. Das minhas inseguranças e de tudo que rolou comigo. Hoje, mais cedo nesse fórum aqui, disseram que eu possuo um conhecimento muito bom e que deveria usar isso para ajudar as pessoas. É o que tento fazer, mas ainda assim, não sinto que é o suficiente. Depois de algumas consultas psicológicas, minha psicologa me informou sobre eu ter a Síndrome do Impostor. Vale a pena a pesquisa.

Eu entendo tudo o que você quis dizer. O medo de não aprender a base e partir para a programação. Reaproveitando uma resposta que tive aqui no GUJ, vou te dizer: Aprender a teoria da computação é bom e ajuda, mas não é obrigatorio nem essencial, da mesma forma em que saber mecânica de motores te faz um condutor melhor, mas você não precisa saber sobre mecânica para dirigir.

É de sua, minha e de muitos outros profissionais buscar a excelência nas coisas que faz. Todavia, isso nem sempre é possível. De verdade, essa preocupação que você tem é o que você deve canalizar para alcançar suas metas. O “não querer ficar parado”, “ter medo de estagnar” e “ter medo de falhar” é a tachinha na cadeira que não nos deixa acomodar, e isso é uma faca de dois gumes: Enquanto combustível para crescimento, gera ansiedade e não nos deixa descansar. É preciso trabalhar isso para continuar usando como combustível, mas também é preciso saber descansar e reconhecer onde você chegou.

Alguns anos atrás, você sonhava em programar. Hoje, você programa. Olhe onde você chegou, cara! Você está exatamente onde sonhava em estar alguns anos atrás.

Eu cresci à sombra de um primo que, até hoje, é o melhor desenvolvedor que conheço. Além de entender absolutamente TUDO (sério, tudo) de Amazon, ele desenvolve em JavaScript, PhP, Java, Python, C, C#, C++, Shell, Bat, entende de redes… Imagina crescer nessa sombra? Eu imagino que é isso que você pode sentir com seu primo. Todavia, eu me uni a ele e aprendi muito. MUITO. Não que ele me ensinou, pelo contrário - ele apenas incentivou eu a ir atrás de tudo.

Quanto ao curso, tudo depende. Você tem que aprender o que cada curso significa, e ai, ir atrás. Pense em Engenharia de Software (era o que eu queria)!

Espero que as preocupações de um jovem programador possa, novamente, te ajudar.

Um grande abraço,

FearX

PS: Entre na Taverna! Lá sempre tem discussões muito produtivas :slight_smile:

1 curtida

E aí cara,
Eu que agradeço por você ter respondido a este tópico, e também por ter criado aquele outro na Taverna, realmente, eu não tinha notado que era você lá, já que associo de maneira automática a sua pessoa ao seu avatar aqui do GUJ AHAHAHAH.

Eu vi o post em questão, e sinceramente, desde que comecei a acessar este fórum -não faz muito tempo- eu vejo você ajudando os outros, e inclusive, ajudando a mim, por isso eu também criei uma imagem sua de alguém já extremamente conceituado e que estivesse na área há muito tempo, esta é sem dúvida a mentalidade que extraí de suas respostas, sempre muito coerentes, talvez por isso eu também não tenha sequer notado que era você no seu tópico na Taverna, todavia, lhe digo: Você, na minha visão, é um dos indivíduos mais coerentes deste fórum, e tenho muito respeito pelo que vejo de sua pessoa.

Eu irei pesquisar sim, obrigado por compartilhar, e tendo em vista que os meus sentimentos são praticamente idênticos aos que você expressou… bom, é só ligar os pontos, mas de toda forma, irei pesquisar sim, mas claro, não irei usar isso como crença limitadora e muito menos me tecer um auto diagnóstico.

Faz muito sentido, obrigado por compartilhar, levarei isso comigo, ainda que eu, assim como o que percebi de você, tenho uma vontade imensa de entender a fundo o funcionamento das coisas, mesmo não sendo essencial.

Por vezes é realmente difícil reconhecer a sua evolução, mesmo que eu não seja ainda alguém que programe extremamente bem, resolva problemas complexos com soluções elegantes, etc., o que eu faço hoje não é nem de perto o que eu fazia há pouquíssimo tempo atrás. Obrigado pelas palavras.

Isso é de fato algo muito perigoso, e muitas pessoas sofrem, em várias áreas de atuação, com esse “fardo” de ter uma sombra imensa de alguém próximo.

Isso fez muito sentido pra mim, “Aprender o que cada curso significa”, pois, não é como se um curso excluísse outro, sempre há espaço para aprender coisas novas!
E quanto à Engenharia de Software, eu já vi alguma coisa ali e aqui, mas pesquisarei mais, porém, quando penso em Engenharia de Software eu me imagino fazendo uma pós voltada ao assunto.

Suas palavras são de grande valia cara, obrigado pela ajuda, de coração.

Pois eu irei entrar sim, obrigado por compartilhar isso também :smiley:

Mais uma vez, muito obrigado cara, e muito boa sorte pra ti, em todas as áreas de sua vida.
Abraço.

1 curtida