Preparação para mercado Java

Ola galera do Guj.

Gostaria de obter algumas orientações sobre o mercado Java, procurei as respostas que espero encontrar em outros tópicos mas não achei o que queria.

Bom, vou começar contando um pouco sobre minha carreira em desenvolvimento, para explicar melhor minhas duvidas. Vou tentar ser o mais breve possível.

Comecei em desenvolvimento em 2008 atuando com Cobol, fiquei 1 ano trabalhando com essa m…digo linguagem, até partir para .Net.

Comecei utilizando o Framework 3.5 com C#. No entanto, em praticamente todos os lugares que passei, fui “obrigado” a trabalhar com Frameworks e tecnologias precedentes, como 2.0 e até VB6, pois ainda existe e vai continuar existindo por um bom tempo empresas tem sistemas em tecnologias mais velha, porem estáveis. Para vocês terem ideia, atualmente estou ampliando um sistema que em ASP 3 e VB6 utilizando componentes do COM+, pois é mais barato e seguro do que migrar de plataforma.

Estou iniciando em java agora, recentemente fiz um curso na caelum, onde aprendi JSP e Spring MVC. Quero me preparar para entrar no mercado, mas não faço questão de começar com o que é mais atual em termos de tecnologia, mas sim no que ainda é muito usado. Por exemplo, se alguém me perguntar por onde começar em .Net, eu vou sugeri começar com WebForms ao invés de MVC, pois entendo que é WebForm é muito mais utilizável no mercado do que ASP.NET MVC, então a pessoa que está iniciando terá muito mais campo para trabalhar e poder entender as diferenças entre as duas tecnologias mais para frente, e saber quando usar uma ou outra.

No Java, vejo que existe uma infinidade de frameworks e recursos no mercado para fazer a mesma coisa, isso está dificultando muito minha decisão, pois não consigo definir um caminho para estudar. Portanto, gostaria de pedir aos nobres colegas javeiros, que me ajudem a ter um norte.

Além do que você já estudou no curso, estude os frameworks mais usados atualmente, como Struts e JSF, além de obrigatoriamente Hibernate ou JPA. O Struts2 é similar ao ASP.NET MVC (baseado em action) e o JSF2 similar ao ASP.NET WebForms (baseado em componentes), sendo que muito melhor que o ASP.NET WebForms. Já Hibernate, se você já usou NHibernate no .NET se sentirá em casa com ele.

Escolha uma vaga que se encaixe nesses requisitos ou namore uma empresa que queira entrar e estude tudo que ela utilizar, de preferência uma empresa em que terá amigos mais experientes que vão te ajudar a ganhar experiência. O resto você sendo safo aprende na marra ganhando experiência se baseando no que a equipe já fez. Mas se for uma vaga em que você já vai entrar sendo responsável por iniciar algum projeto sozinho a história é outra. Só um conselho, fuja de fábricas de softwares, pois ai sim terá que estudar a infinidade de frameworks.

Eu sou de .NET também e antes ficava com isso na cabeça ao tentar estudar Java, ficava adiando por ver milhares de frameworks, como se fosse um a cada nova edição de revista e não sabia por onde começar também. Então quando surgiu uma oportunidade de um projeto Java, eu fiz curso exatamente das tecnologias envolvidas no projeto, foi o investimento em curso mais proveitoso que já fiz, as principais tecnologias envolvidas no projeto que aprendi no curso foram Struts2 com JSTL, Spring(IoC) e Hibernate, o resto era detalhe que na hora aprendia rápido.

cara… você pegou legado em .net, vai pegar muito legado com .net também…

a poucos meses mudei de serviço, fui para uma empresa onde encontrei sistema feito com ejb 2.1, struts 1 e… quando vi na ide o nível de compilação dos fontes .java eu fiquei besta… compila para 1.3… eu não sei exatamente mas deve ter uns 10 anos… anteriormente eu já tinha trabalhado com java 1.4 também, o que felizmente ou não, acontece bem mais do que java 1.3 (aliás nem esperaria encontrar isso ainda hoje em dia).

mas enfim… se você quer entrar para o mercado java, eu recomendo algum curso em uma escola reconhecida, a certificação também ajuda bastante… isso considerando também sua experiencia anterior em desenvolvimento… acho que você terá mais chances do que quem nunca desenvolveu.

Exatamente, isso é independente de .NET ou Java, e deve acontecer mais até em Java. Mas é importante na entrevista saber se você vai cair em furada. Já cai em furada no passado, depois passei a entrar no que fosse compatível com o que eu mais quero, onde legado só se estiver em conversão para nova tecnologia, tendo que mexer só em caso de erro, já coisas novas só na nova tecnologia.

Obrigado pelas informações colegas, já anotei aqui.

Pelo visto minha dificuldade parece ser mais comum do que eu imaginava. :wink:

leno

meu esquema de trabalho é parecido com o seu, só que ao invés de asp 3 é ASP.NET webforms, e ao invés de VB6 é Delphi.

Delphi COM+ e o ASP.NET acessando os Coms.

se eu pelo menos pudesse trabalhar com MVC ja estaria feliz.

sinto dificuldade com realocação no mercado justamente por isso, há empresas que usam WPF, WCF, Nhibernate, Linq, coisas que só consigo aprender se for na marra, final de domingão, ou fazendo pequenos testes nos momentos vagos. que não acho proveitoso.

e ai, começo a olhar pro java, você pega apostilas que só vão até cruds básicos, querys básicas, o que me falta talves é pegar um projeto comercial de verdade ja implantado, sem ter que ficar configurando ambiente e ver como funciona, debugando, e ai conforme for encontrando dificuldades, ai sim você começa a estudar a documentação e foruns.

estou passando meu msn por MP

Isso é um dilema que todos passam, eu mesmo me debati no começo e não sabia se queria ir para web ou sistema convencional (desktop). Na época que começei as pesquisas e estudos, muitas pessoas que me ouviam falando em java já me perguntavam: “aaa legal java é seguro, mas para web né?”
O meu foco foi sempre sistema convencional, eu queria desenvolver de qualquer forma. Aqui no oeste catarinense o mercado java não é tão abrangente, aqui o que domina é delphi, eu diria que 90% dos sistemas são delphi, eu sou uma cebola na salada de frutas, o que me fez perder muita orportunidade de emprego, se eu tivesse focado no delphi, concerteza eu estaria trabalhando em alguma empresa (muitas fui indicado pelos meu professores da faculdade), mas eu gosto do java, estudei, e por falta de mercado desenvolvi meu próprio sistema, hoije ele roda em 1 empresa muito bem, já recebi proposta pra expandir para outro mercado, e estou fazendo o projeto, que vai render muita grana. Enfim, se tu quer começar com java, primeiro analise o mercado local, se existe empresas que empregam java, se sim, o que eu recomendo você estudar é Hibernate (Framework), Swing (interfaces e formulários), MVC (modelo, visão e controle), itereação de classes, assim como modelo de classes, casos de uso (se fores fazer projeto), expansão e etc… Creio que a maior necessidade do mercado hoje é um profissional analista e não um programador focado em técnicas…

[quote=JuniorMaia]Isso é um dilema que todos passam, eu mesmo me debati no começo e não sabia se queria ir para web ou sistema convencional (desktop). Na época que começei as pesquisas e estudos, muitas pessoas que me ouviam falando em java já me perguntavam: “aaa legal java é seguro, mas para web né?”
O meu foco foi sempre sistema convencional, eu queria desenvolver de qualquer forma. Aqui no oeste catarinense o mercado java não é tão abrangente, aqui o que domina é delphi, eu diria que 90% dos sistemas são delphi, eu sou uma cebola na salada de frutas, o que me fez perder muita orportunidade de emprego, se eu tivesse focado no delphi, concerteza eu estaria trabalhando em alguma empresa (muitas fui indicado pelos meu professores da faculdade), mas eu gosto do java, estudei, e por falta de mercado desenvolvi meu próprio sistema, hoije ele roda em 1 empresa muito bem, já recebi proposta pra expandir para outro mercado, e estou fazendo o projeto, que vai render muita grana. Enfim, se tu quer começar com java, primeiro analise o mercado local, se existe empresas que empregam java, se sim, o que eu recomendo você estudar é Hibernate (Framework), Swing (interfaces e formulários), MVC (modelo, visão e controle), itereação de classes, assim como modelo de classes, casos de uso (se fores fazer projeto), expansão e etc… Creio que a maior necessidade do mercado hoje é um profissional analista e não um programador focado em técnicas…[/quote]

eu creio que seja bem mais rápido e fácil encontrar um programador Delphi do que um programador Java, um programador Delphi por sistemas serem mais simples acaba tendo um perfil de Analista de Sistemas/Analista de Negócios.

você dificilmente consegue converter um programador Delphi em programador Java, “ele dirá que a linguagem não importa e sim a lógica de negócio do sistema, que o java é muito complexo para coisas simples, que a complexidade atrapalha a lógica de negócios”

e dificilmente consegue converter um programador Java em programador Delphi, "ele dirá que a linguagem é antiga, que delphi não serve pra web, que os sistemas não são O.O, e que há repetição em código.

e ai começará uma briga eterna, e ambos irão concordar que é melhor usar .NET rsrsrs, ai começarão a discutir sobre webforms e MVC, o “delphero” concordará com webforms e o “javeiro” concordará com MVC.

e o Dono da Consultoria irá pensar: “ja temos o sistema implantado, ja estou recebendo mensalmente, eu não me importo com a linguagem que vocês irão programar, enquanto houver mercado, eu estarei recebendo…, se o cliente quizer o sistema em Clipper e for pagar bem, vocês irão programar em clipper!!”

e quem é que tem razão? todos ? nenhum ?..acho que cada um esta defendendo o seu…e isso é algo difícil de mudar…

esse é o problema que todos enfrentamos…Perspectivas

[quote=douglaskd][quote=JuniorMaia]Isso é um dilema que todos passam, eu mesmo me debati no começo e não sabia se queria ir para web ou sistema convencional (desktop). Na época que começei as pesquisas e estudos, muitas pessoas que me ouviam falando em java já me perguntavam: “aaa legal java é seguro, mas para web né?”
O meu foco foi sempre sistema convencional, eu queria desenvolver de qualquer forma. Aqui no oeste catarinense o mercado java não é tão abrangente, aqui o que domina é delphi, eu diria que 90% dos sistemas são delphi, eu sou uma cebola na salada de frutas, o que me fez perder muita orportunidade de emprego, se eu tivesse focado no delphi, concerteza eu estaria trabalhando em alguma empresa (muitas fui indicado pelos meu professores da faculdade), mas eu gosto do java, estudei, e por falta de mercado desenvolvi meu próprio sistema, hoije ele roda em 1 empresa muito bem, já recebi proposta pra expandir para outro mercado, e estou fazendo o projeto, que vai render muita grana. Enfim, se tu quer começar com java, primeiro analise o mercado local, se existe empresas que empregam java, se sim, o que eu recomendo você estudar é Hibernate (Framework), Swing (interfaces e formulários), MVC (modelo, visão e controle), itereação de classes, assim como modelo de classes, casos de uso (se fores fazer projeto), expansão e etc… Creio que a maior necessidade do mercado hoje é um profissional analista e não um programador focado em técnicas…[/quote]

eu creio que seja bem mais rápido e fácil encontrar um programador Delphi do que um programador Java, um programador Delphi por sistemas serem mais simples acaba tendo um perfil de Analista de Sistemas/Analista de Negócios.

você dificilmente consegue converter um programador Delphi em programador Java, “ele dirá que a linguagem não importa e sim a lógica de negócio do sistema, que o java é muito complexo para coisas simples, que a complexidade atrapalha a lógica de negócios”

e dificilmente consegue converter um programador Java em programador Delphi, "ele dirá que a linguagem é antiga, que delphi não serve pra web, que os sistemas não são O.O, e que há repetição em código.

e ai começará uma briga eterna, e ambos iram concordar que é melhor usar .NET rsrsrs, ai começaram a discutir sobre webforms e MVC, o delphero concordará com webforms e o javeiro concordará com MVC.

e o Dono da Consultoria irá pensar: “ja temos o sistema implantado, ja estou recebendo mensalmente, eu não me importo com a linguagem que vocês iram programar, enquanto houver mercado, eu estarei recebendo…, se o cliente quizer o sistema em Clipper e for pagar bem, vocês iram programar em clipper!!”

e quem é que tem razão? todos ? nenhum ?..acho que cada um esta defendendo o seu…e isso é algo difícil de mudar…

esse é o problema que todos enfrentamos…Perspectivas[/quote]

Esse é um aspecto que considero bem “chato” nesse ramo que estamos atuando…

Tem muita empresa por aí que paga o funcionário pra ficar boiando enquanto não tem nada pra fazer em sua respectiva linguagem. Conheço muitos casos assim.

Algumas empresas até arriscam te mandar embora se descobrem que você estuda por conta própria novas tecnologias e linguagens.

É incrível ver como ainda existem empresas que cultuam o pensamento 1945 de trabalhar, justamente numa área que é tão dinâmica e proporciona tantas mudanças em tão pouco tempo…

Douglas, concordo contigo cara, isso é o mesmo que discutir religião, mas não concordo que se o cara quiser que o funcionário desenvolva em clipper, ele tenha que o fazer, por isso que escolhi java, para poder escolher mercado, mas no meu caso, eu me dei mal, como eu disse aqui no oeste catarinense o delphi “come solto”, mas creio que um dia isso mude, por isso vou estar preparado. O android chegou e quebrou um pouco do gelo que tinha o java aqui nessa região, por ter uma ligação forte e não ser preso a plataforma o pessoal abriu a mente, mas ERP’s de 12 anos com ultima atualização em delphi 7 não vão migrar tão cedo, os caras tem medo de mudar pro delphi 10, imagina pra outra plataforma hehe

Moro em SC também, Blumenau, e posso te garantir que aqui a situação não é diferente…

Tá começando a mudar com a chegada de algumas empresas de fora(empresas grandes) e empresas que estão crescendo e notando que é necessário sempre manter atualizados os seus sistemas…

Tem muita empresa daqui que ainda vende “sistema de caixinha” desenvolvidos em Delphi 7, onde eles nem conseguem mais profissionais com conhecimentos nessa linguagem e posteriormente não prestam manutenções nos sistemas que vendem…

Antes de entrar pra programação já sofri muito com esse tipo de sistema sem manutenção, onde nem o pessoal do suporte sabia dar suporte ao produto…

:lol:

Aqui onde estou estagiando no momento tem um departamento suficientemente grande de linguagens “novas”(C# e Java), mas que ainda precisa expandir bastante.

:wink:

eu acho que o Sul não avançou! kkkkk

Cara, eu já discordo de você…

O Sul é o único lugar do Brasil - fora o Sudeste e parte do Centro-Oeste - que está evoluindo a passos largos na área de TI.

Só alguns exemplos bem generalizados daqui do Sul: Senior Sistemas, HBSis, Wheb Sistemas(que foi comprada pela Philips há pouco tempo). São empresas que estão crescendo vertiginosamente, com ótima empregabilidade e que valorizam seus funcionários.

Tenho conhecidos em cada uma destas empresas que não tem do que reclamar. E a Senior mesmo está investindo pesado em Java, estão convertendo vários sistemas em Delphi para Java sem medo.

Não sei quanto a outras regiões do país, mas aqui no Sul as empresas de TI valorizam muito os estudos de seus colaboradores. Tem empresa aqui que começa pagando 50% da faculdade no primeiro semestre, e se o colaborador vai bem nos estudos e no trabalho, lá pelo terceiro semestre de faculdade a empresa já tá pagando integral.

Aqui onde estou estagiando por exemplo, a gente tem subsídio pra idiomas, cursos técnicos, certificações(pra isso geralmente o subsídio é integral), faculdade e mais uma infinidade. O mercado pra cá está aquecidíssimo, e acredito que temos aqui poucas empresas desse Brasil que têm interesse em ver o colaborador crescer…

Aqui na região de Blumenau temos mais de 300 empresas no ramo de sistemas, mas logicamente que as boas dá pra contar nos dedos. Isso se deve um pouco ao fato de que o polo tecnológico daqui facilita muito a criação de novas empresas, e ajuda no investimento inicial(leia-se investimento não só o dinheiro) mas se atêm pouquíssimo ou nada à qualidade dos serviços. Aí já sabe né, sistema de frente de caixa e sistema pra mercadinho é o que mais tem pra cá, chega a dar um nojo ver tanta propaganda de empresa fundo de quintal oferecendo sistemas para o comércio…

#fato

aqui em Maringá também, 90% deve ser Delphi =)