Ola galera do Guj.
Gostaria de obter algumas orientações sobre o mercado Java, procurei as respostas que espero encontrar em outros tópicos mas não achei o que queria.
Bom, vou começar contando um pouco sobre minha carreira em desenvolvimento, para explicar melhor minhas duvidas. Vou tentar ser o mais breve possível.
Comecei em desenvolvimento em 2008 atuando com Cobol, fiquei 1 ano trabalhando com essa m…digo linguagem, até partir para .Net.
Comecei utilizando o Framework 3.5 com C#. No entanto, em praticamente todos os lugares que passei, fui “obrigado” a trabalhar com Frameworks e tecnologias precedentes, como 2.0 e até VB6, pois ainda existe e vai continuar existindo por um bom tempo empresas tem sistemas em tecnologias mais velha, porem estáveis. Para vocês terem ideia, atualmente estou ampliando um sistema que em ASP 3 e VB6 utilizando componentes do COM+, pois é mais barato e seguro do que migrar de plataforma.
Estou iniciando em java agora, recentemente fiz um curso na caelum, onde aprendi JSP e Spring MVC. Quero me preparar para entrar no mercado, mas não faço questão de começar com o que é mais atual em termos de tecnologia, mas sim no que ainda é muito usado. Por exemplo, se alguém me perguntar por onde começar em .Net, eu vou sugeri começar com WebForms ao invés de MVC, pois entendo que é WebForm é muito mais utilizável no mercado do que ASP.NET MVC, então a pessoa que está iniciando terá muito mais campo para trabalhar e poder entender as diferenças entre as duas tecnologias mais para frente, e saber quando usar uma ou outra.
No Java, vejo que existe uma infinidade de frameworks e recursos no mercado para fazer a mesma coisa, isso está dificultando muito minha decisão, pois não consigo definir um caminho para estudar. Portanto, gostaria de pedir aos nobres colegas javeiros, que me ajudem a ter um norte.