Prevayler... posso ligar ao um banco?

Olá GUJ :thumbup: !

Andei pesquisando sobre conexão com bancos Objetos Relacionais. ex: Mysql,Firebird,PostgreSQL(os meus preferidos são os dois últimos :smiley: ), e também como fazer as gravações, com tais de frameworks(realmente não conheço o significado e sim o sentindo) como Hibernate e Prevayler

Mas as dúvidas é o seguinte:
O prevayler pode fazer persistência em banco de dados, e como persistir?
Qual seria uma solução viável para o banco persistir com hibernate ou prevayler?

Uma pergunta off
Utilizando a IDE do netbeans, existe algum plugin para fazer a mesma tarefa de ligação com o banco como nos produtos da Borland(vide Delphi, JBuilder) ?

Até… respostas são bem vindas! :lol:

PS: Estou entre Hibernate e Prevayler, mas com dúvida de prevayler, não liga a algum banco.

O Prevayler eh bem, beeeeeeem diferente de um banco de dados, o suficiente pra nao valer nem a pena pensar em ligar uma aplicacao feita nele com um banco de dados. Se voce esta vindo do Delphi e quer algo mais “natural”, o Hibernate eh a melhor opcao.

Sobre o NetBeans, a resposta eh nao. :slight_smile:

Como o CV disse, as duas coisas são diferentes.
Vou tentar dar uma resumida aqui.
O Hibernate é uma camada de persistencia ao banco de dados, ou seja, ele será uma camada entre sua aplicação e o banco de dados relacional (Firebird , MySQL, etc). Ele é como uma “gambiarra” para você trabalhar com objetos e persistí-los em um banco relacional. Ele tem outras inúmeras vantagens, de uma lida na sua documentação que você irá saber mais.
O prevayler é uma ferramenta para persistir dados em memória. Você não vai ter um banco de dados por traz da sua aplicação, apenas o prevayler irá gravar e recuperar os dados. Existem vantagens e desvantagens, de uma lida nele e tire suas próprias conclusões, além de dar uma pesquisada no próprio fórum.

espero ter ajudado

[quote] O prevayler pode fazer persistência em banco de dados, e como persistir?
Qual seria uma solução viável para o banco persistir com hibernate ou prevayler?[/quote]
Tá pra sair um driver JDBC que faz isso, apesar de meio estranha a idéia, pra quem quer migrar, e tem medo de refactoring…

Como o cv disse, pra NetBeans não conheco, pra Eclipse tá cheio.

Cara, não tem nem como uma dúvida de ‘comparação’ entre eles… A diferença é absurda…

(;

Caro cv, uma dúvida sobre as práticas da sun… ela impõe esta IDE como padrão :roll: que no entanto pelo que percebo, não existe muita participação no projeto da IDE, por que a comunidade java não segue este padrão?

[quote=ManchesteR]
Ele é como uma “gambiarra” para você trabalhar com objetos e persistí-los em um banco relacional. …
O prevayler é uma ferramenta para persistir dados em memória. Você não vai ter um banco de dados por traz da sua aplicação, apenas o prevayler irá gravar e recuperar os dados.
espero ter ajudado[/quote]

Era o que realmente esperava… :?

[quote=Lucas Teixeira][quote] O prevayler pode fazer persistência em banco de dados, e como persistir?
Qual seria uma solução viável para o banco persistir com hibernate ou prevayler?[/quote]
Tá pra sair um driver JDBC que faz isso, apesar de meio estranha a idéia, pra quem quer migrar, e tem medo de refactoring…

Como o cv disse, pra NetBeans não conheco, pra Eclipse tá cheio.

Cara, não tem nem como uma dúvida de ‘comparação’ entre eles… A diferença é absurda…

(;[/quote]

Fiquei confuso sobre o que disse…
Gostaria que me desse “meia”(não muito extensa) formas teóricas e práticas, sobre o que retrata

Valeu… galera :thumbup:

[quote=farribeiro]Fiquei confuso sobre o que disse…
Gostaria que me desse “meia”(não muito extensa) formas teóricas e práticas, sobre o que retrata[/quote]

Sobre o que? A idéia de se conectar em um sistema prevayler através de um driver JDBC? Acho uma idéia estranha (não no sentido de estranha, e sim no sentido de sem sentido (nossa) ). Mas mesmo assim se você quiser fazer isso, você pode usar este tal “driver JDBC” para o prevayler.

Bom, como eu disse, se um sistema será implementado a partir do zero, fazer isso (na minha opiniao) é matar muita coisa do prevayler… Mas se não é você quem manda na arquitetura… Já viu né (;

Pq mais gente usa o Eclipse do que o NetBeans, e mais gente (como eu) concorda que o Eclipse eh superior. Se a Sun quer impor alguma coisa, ela tem que brigar no mercado como todas as outras :wink:

Javabeans? Criados para funcionarem como componentes reutilizáveis?
Você adiciona JavaBeans no NetBeans igual adiciona componentes “delphi”.

Só lembro de um free agora. SwingSet (componentes swing “dataware” e de conexão, faz uso de JDBC):
http://swingset.sourceforge.net/

Nos padrões do Hibernate, achei JDO bem “natural” também.

Javabeans? Criados para funcionarem como componentes reutilizáveis?
Você adiciona JavaBeans no NetBeans igual adiciona componentes “delphi”.

Só lembro de um free agora. SwingSet (componentes swing “dataware” e de conexão, faz uso de JDBC):
http://swingset.sourceforge.net/

Nos padrões do Hibernate, achei JDO bem “natural” também.[/quote]

Gostaria de saber existe algum lugar que encontra mais javabeans?

Gostei desta turma sempre para encarar um java! Valeu javeiros :thumbup:

PS1: Por favor, na verdade estou começando a me empenhar neste ultimo mês sobre JAVA com ajuda de teorias e práticas de C + OO + SQL + DB + UML(sabe… estes item passaram como um relampago na faculdade!)

PS2: Conheço netbeans desde 3.6 e posso dizer que foi através dele que conheci e tomei muito conhecimento sobre java e o que realmente é que me impulsiona para a comunidade é os erros que ocorre no caminho. E deste GUJ faço de minha fonte de conhecimento… mesmo que a maioria das pessoas aqui tem mais conhecimento prático(quiz dizer que as pesssas sabe como fazer) do que teórico(como explicar). E isto não me impede do espirito de cominidade que me abriu os olhos!(que veio através do GNU/Linux)

Voce se engana sorbe a parte teorica, mesmo porque o que voce quer e pedagogia, nao teoria.

Shoes

Voce se engana sorbe a parte teorica, mesmo porque o que voce quer e pedagogia, nao teoria.

Shoes[/quote]

Muita calma nessa hora, meu amigo! :wink: mas o que isto o que tinha impressão, mas depois que me ajudaram 3 vezes e tem ainda disposição para ajudar, percebo onde está o diferencial

Para mim desde times eu não tenho preconceito, desde então que somos todos iguais. Brasileiros, concorda?Pois conheço corinthianos, que são bastante gente fina! :shock:

Tanto quanto cv, que me respondeu, sobre o netbeans que de quebra me esclareceu, por que não era o mais usado, pois vinha com jdk, mesmo respondendo agradeço pela a troca de conhecimento é isto move o GUJ e a comunidade em geral!

Como eu tinha dito:

Gostei desta turma sempre para encarar um java! Valeu javeiros :thumbup:

PS: Vou fazer meu crediário aqui!(Brinca rsrsrsrs) Este GUJ é o melhor que encontrei! :lol:

Tambem nao abusa, vai. :mrgreen:

O NetBeans nao vem necessariamente com a JDK. A Sun tem uma versao que joga o NetBeans junto (mais ou menos no mesmo modelo de distribuicao de spyware :mrgreen:), mas isso so comecou recentemente, e pra falar a verdade ninguem da a minima :slight_smile:

[quote=ManchesteR]
O Hibernate é uma camada de persistencia ao banco de dados, ou seja, ele será uma camada entre sua aplicação e o banco de dados relacional (Firebird , MySQL, etc). Ele é como uma “gambiarra” para você trabalhar com objetos e persistí-los em um banco relacional. Ele tem outras inúmeras vantagens, de uma lida na sua documentação que você irá saber mais.
O prevayler é uma ferramenta para persistir dados em memória. Você não vai ter um banco de dados por traz da sua aplicação, apenas o prevayler irá gravar e recuperar os dados. [/quote]

Cara, muito obrigado! Vc acaba de fazer um “HelloWord” Curioso feliz!
Já tinha visto algumas modelagens usando Hibernate, mas nada em relação ao Prevayler… Sabia q os dois trabalhavam com a ideia de persistencia, mas nao sabia como… :wink:

T+