Bem, eu vi algumas discussões sobre Prevayler aqui e não entendi muito bem. Pelo que entendi, ele persiste os objetos em memória, ao contrário do BD que armazena os dados.
Porém, e se eu tiver uma base de dados muito grande, por exemplo a que tenho hoje, de 5Gb, como será feita a persistência, armazenamento?
Eita … leia o tópico Então você gostaria de usar Prevayler? tem tudo que você precisa saber sobre o Prevayler.
Se você tem 5G de dados então terá que ter 5G de memória pra usar o Prevayler.
Lembrando que um banco de dados aloca o espaço dos datafiles e não necessariamente dos dados, com prevayler a memória será usada efetivamente pelos dados.
Bem, acho que em casos de grande quantidades de dados nem é a melhor opção.
Mas vou ver se testo ele qualquer dia.
E ainda em tempo, qual a diferença entre o Prevayler e o Hibernate?
Hibernate eh uma camada de mapeamento objeto-relacional, que salva seus dados em um - surpresa! - banco de dados relacional.
Prevayler eh uma implementacao do modelo de persistencia prevalente, onde nao eh necessario usar um banco de dados.
Deixa eu ver se entendi, o Hibernate então mapeia seus objetos, e os insere em um banco de dados relacional? Mas ele grava os dados em forma de objetos?Ou os objetos mapeados nele são referência a dados do BD?
[quote=“cv”]Hibernate eh uma camada de mapeamento objeto-relacional, que salva seus dados em um - surpresa! - banco de dados relacional.
Prevayler eh uma implementacao do modelo de persistencia prevalente, onde nao eh necessario usar um banco de dados.[/quote]
CV,
Qual o link do teu material no IBM Developers sobre prevalencia?
Alguem conhece mais alguma referencia sobre persistencia prevalente?
[]'s
Calma, calma… O que o hibernate faz é apenas relacionar:
- um objeto a uma tabela de um banco de dados;
- as propriedades deste objeto às colunas da determinada tabela;
[quote]Qual o link do teu material no IBM Developers sobre prevalencia?
[/quote]
http://www-106.ibm.com/developerworks/web/library/wa-objprev/index.html
Jah leu o de migrar SQL para Prevayler?
http://blogs.application-servers.com/roller/page/leecho/20030213
Sobre o que vc quer saber, mais especificamente?
Sobre o que vc quer saber, mais especificamente? :)[/quote]
Conceito…
Imagina que eu sou uma criancinha que não sabe nada deste assunto :D…não é tanto assim hehe mas ja me serve…
[]'s
Cara, todas as alteracoes do sistema sao objetos serializaveis, e as queries sao acesso direto à memoria… toda alteração passa por uma fila unica no sistema, que serializa as alteracoes antes de executa-las, pra executa-las de novo caso o sitema caia, e eh soh isso!
Atropelei, ou ajudou a entender?
[quote=“cv”]Cara, todas as alteracoes do sistema sao objetos serializaveis, e as queries sao acesso direto à memoria… toda alteração passa por uma fila unica no sistema, que serializa as alteracoes antes de executa-las, pra executa-las de novo caso o sitema caia, e eh soh isso!
Atropelei, ou ajudou a entender? :D[/quote]
Ajudou sim…mas é só isso? Simples assim?
Se é vou procurar sobre os outros conceitos…
[]'s
Que outros conceitos!? Tirando a historia de tirar um snapshot (ou seja, salvar todos os objetos de negocio do seu sistema no disco de vez em quando, pra evitar ter que re-executar muito log), nao tem mais nenhum conceito!