Primeiro emprego em programação

Boa tarde, pessoal.

Estou com uma série de dúvidas relativas a um primeiro emprego como programador. Gostaria de dicas de quem já está trabalhando na área.

Sou de SP, estou desempregado, porque abandonei meu emprego como funcionário público para tentar Sistemas de Informação na UFV (em MG). Eis que não consegui emprego lá e, em seis meses, tive que voltar (o que é uma pena, pois minhas notas estavam ótimas). Decidi, então, investir o tempo livre em me dedicar para tentar um primeiro emprego como programador. Entretanto, estou perdido.
Já fiz técnico (não tirei o diploma, porque tive que começar a trabalhar para ajudar em casa) em TI, portanto, tenho um conhecimento razoável em programação. Mas não sei o que necessito para trabalhar na área.

Estou lendo o “Java, how to program” para me aperfeiçoar. Ao término, pretendo investir em desenvolvimento mobile e tirar algumas certificações gratuitas disponíveis. Mas estou indo pelo caminho correto?

Meu caso é diferente e parecido, Não tenho um Currículo forte o suficiente pra conseguir entrar como Desenvolvedor em uma empresa, por isso foco em estágios. Mesmo assim é difícil encontrar uma empresa que queira você como um futuro colaborador, a maioria procura um desenvolvedor por preço razoável. agora que terminei a faculdade as portas para o estágio que já não eram tão grandes diminuíram, estou estudando online, uma dica que te dou é.
Mostre seu código, use os repositórios online a seu favor, Assim quando uma empresa realmente se interessar por você ela pode comprovar sua habilidade com a linguagem .
Boa sorte pra nós dois, se precisar de um amigo pros estudos estamos ai.

tenho um projeto para participar, sendo que não tenho como te pagar pelo serviço, tem interesse?

Depende. Não estou interessado apenas em dinheiro. Quanto mais eu aprender, melhor. Se eu puder aprender com esse projeto, tenho sim. Inclusive, tenho projetos próprios, também.

Poxa, cara, é realmente uma pena e complicado. Você é de São Paulo?

Eu aceito um companheiro de estudos sim. Passa seu contato e nós conversamos.