Para quem vai começar a estagiar programando na plataforma J2EE, o que seria fundamental aprender para não fazer feio na oportunidade?
Possuo um conhecimento bem razoável sobre a J2EE (JSP, Servlet e algumas APIs e alguns patterns) mas confesso que a maioria desses conceitos só consigo desenvolver utilizando material de apoio. Isto é normal para quem está começando? Como as empresas vêem este tipo de estagiário?
Quais classes e que conceitos de JAVA vocês aconselhariam um aprofundamento imediato. Ex: GregorianCalendar, File etc…
1 º Saber utilizar o Google.
2 º Se caso a empresa onde você trabalhe seja proibida utilização de
Internet, então a 1ª Opção seria saber ler a própria API Java. (Claro
que a API é a mais importante tendo ou não Internet)
3 º Listas de discussões e Forum Java
Do Java SE, eu acho que voce deve conhecer bem o pacote java.lang (wrappers, threads etc), java.util (coleções, manipulacao de datas/numeros), java.io (streams, arquivos), java.sql (banco de dados com jdbc) e java.net (sockets).
Claro que o SE tem muito mais coisa, mas isso é o que eu acho que um bom estagiario deve conhecer ou pelo menos se virar no Google se precisar dessas coisas.
Agora para mim o mais importante mesmo se eu fosse contratar um estagiario (alguem que ainda vai aprender trabalhando), eram conhecimentos muito bons de Orientação a Objetos. Não só conhecer os conceitos mas ter um bom senso OO para ter uma noção para modelar sistemas (embora isso em geral fique na mão de alguem mais experiente).